Não perca a nossa BLACK FRIDAY, descontos REAIS e VITALÍCIOS de 50% OFF SAIBA MAIS!

Como lidar quando o site é invadido? Saiba tudo!

Como lidar quando o site é invadido? Saiba tudo!

19/08/2017 às 09:00Hospedagem de Sites

Ter o seu próprio negócio online não é uma tarefa fácil, você precisa entender de diversos aspectos de design, alguma coisa de TI, conseguir traçar diversas estratégias para atingir seu público e ainda por cima saber como proteger o seu site contra invasores. Com tantas tarefas para serem realizadas, em algum momento a segurança do seu site pode falhar. Isso pode acontecer por diversos motivos e, por mais que você proteja, tem que estar ciente de que essa possibilidade existe. Tudo bem, mas o que fazer quando uma situação dessas ocorre? É o que vamos explicar no texto de hoje, confira as dicas para que você consiga controlar a situação e para que o seu site seja o menos danificado possível.

Não se desespere

Ao perceber que você foi atacado, não tome nenhuma atitude que possa se arrepender depois. Muitas pessoas, por exemplo, gastam muito dinheiro de uma vez para resolver problemas simples, por medo de terem perdido seu negócio. Outras têm vontade de desistir por causa do ataque, enquanto algumas se explodem em nervos.
A verdade é que você não precisa se desesperar. O ataque já aconteceu e agora é hora de esfriar a cabeça e pensar racionalmente. Descubra como a invasão aconteceu e quais foram as suas principais perdas. Além disso, também é importante você saber se ainda está vulnerável a sofrer outros tipos de ataque da mesma forma ou se foi um caso isolado.

Veja também nosso post: Revenda ou Servidor dedicado

Como aconteceu a invasão?

Em diversos casos, donos de negócios online não sabem como a invasão aconteceu e isso pode ser perigoso. Primeiro porque, uma vez que você não sabe de onde ela veio, não sabe exatamente como se proteger e pode sofrer o mesmo ataque outra vez e, se quer se proteger, pode acabar gastando com ferramentas que não serão tão úteis para o tipo de ataque que está sendo feito.
Existem diversas maneiras pelas quais um site pode ser invadido. Eles podem, por exemplo, conseguir roubar a sua senha; através de um malware instalado dentro de seu computador; hackeando outro site que compartilha um servidor com você; entre muitas outras formas.
O mais importante é você saber que todas elas existem e identificar o mais rápido possível por qual delas o seu site foi danificado. Só assim você consegue ter uma visão ampla de como se defender de possíveis futuros ataques e de como recuperar o seu site do ataque que foi feito.

Verifique tudo o que puder

Se o seu site foi invadido e agora você não sabe o que fazer, uma boa opção é começar verificando todas as suas máquinas. Você precisa fazer uma varredura de seu computador (ou computadores) com seu software antivírus para se certificar de que eles não estão infectados com malware, spyware, trojans ou qualquer outro tipo de vírus. Certifique-se também de que seu antivírus esteja atualizado antes de usá-lo para fazer a varredura. Isso é de extrema importância e pode ser a peça fundamental para a recuperação de seu site.

Tenha um backup

A precaução é a melhor amiga de qualquer empreendedor online. Isso significa que você tem que ter consciência de que corre certos riscos e de que atitude tomar se alguma coisa der errado. Ter um backup sempre atualizado do seu site significa que você tem também uma garantia de que não vai perder muitos arquivos e dados importantes para que o seu negócio funcione. Lembre-se de, também, ter o seu backup salvo em um lugar seguro onde também não possa ser invadido no mesmo momento em que seu negócio foi, ou seja, ter seus arquivos em diferentes lugares garante que você tenha o menor dano dentro das possibilidades da situação. Então, se o seu site for invadido, agora é momento de usar tudo o que você guardou por precaução para a segurança do seu negócio online.

Deixe seu site offline

Você deve deixar o seu site, blog ou loja virtual temporariamente fora do ar enquanto ele está sendo avaliado e corrigido. Através do painel de controle de hospedagem de site, você provavelmente consegue achar a opção de deixar ele fora do ar e escolher o tempo em que ele vai ficar assim. Ou talvez seja necessário proteger com senha o diretório principal onde o seu site reside para impedir que os visitantes acessem seu site enquanto você, sua equipe ou um técnico especializado trabalha para recuperar e garantir a segurança de seu negócio online.

 Contrate um técnico

Casos desesperadores pedem medidas desesperadas. Essa frase é útil e pode cair bem aqui. Você não precisa se desesperar, como já dissemos acima. Mas, às vezes, o caso pode ser mais grave do que você imagina, como quando informações sigilosas são roubadas, como dados de compras de clientes, por exemplo. Existem alguns casos de ataque que realmente não nos oferecem alternativa a não ser contratar um técnico para tentar reparar os danos causados pelo ataque. Nesse tipo de situação, um técnico pode ser útil também para te auxiliar na proteção do seu site e te ajudar a não sofrer mais o mesmo tipo de ataque. Além disso, um profissional provavelmente irá fazer um trabalho muito bem feito e vai recuperar o seu site da forma que você desejar.
Entendeu como essas pequenas dicas podem ser úteis para te ajudar em um momento de desespero? Então, dá próxima vez, ao invés pensar “meu site foi invadido, e agora, o que fazer? ”, pense que você não precisa se desesperar e nem tomar medidas muito precipitadas. Pense no que você pode recuperar e de como você pode fazer para que os danos causados pelo ataque sejam os menores. Dessa forma você não sai perdendo financeiramente e nem precisa se desgastar ou se estressar demais. A internet infelizmente é abrigo de diversos tipos de hackers que podem nos atacar a qualquer momento. Então, seja lá qual for o seu negócio online, um site, um blog ou uma loja virtual, ele precisa estar protegido e bem protegido! Ainda assim, se o seu site for invadido e agora você não sabe o que tentar fazer, tente se acalmar e lembrar de todas as alternativas apresentadas para você aqui.

Saiba mais em Por que contratar Gerenciamento de Servidor?

Gostou de nosso post? Compartilhe: