A importância do teste A/B para o e-mail marketing!

03/07/2016 às 18:00 Email Marketing

A importância do teste A/B para o e-mail marketing!

Você já ouviu falar em teste A/B? E teste A/B para e-mail marketing? Se a resposta for não, fique tranquilo, você não tem por que se preocupar! Muita gente que trabalha com internet e utiliza diariamente o e-mail marketing também não se deu conta ainda do que é uma campanha A/B e quais benefícios ela pode trazer.

Foi pensando nisso que a equipe da ISBrasil resolveu elaborar um conteúdo completo sobre o tema.

Neste texto você irá aprender o que é uma campanha A/B para e-mail marketing, para que serve e como ela é feita. Recomenda-se que você tenha papel e caneta em mãos antes de iniciar a leitura. Vamos lá!

O que é o teste A/B?

O teste A/B é um grande recurso disponível para todos aqueles que fazem uso do e-mail marketing. Utilizando essa estratégia, é possível enviar dois tipos de e-mails diferentes, A e B, e descobrir qual surtirá maior efeito em seu público-alvo.

Dessa forma, você cria duas versões de um mesmo e-mail que serão enviadas para destinatários diferentes.

A partir daí a análise de métricas entra em cena e diz qual foi o modelo que alcançou mais aberturas, conversões etc.

Por exemplo:

Digamos que você está preparando uma campanha para o dia dos namorados e ainda não conseguiu definir todos os detalhes de um determinado e-mail.

É bem simples de resolver o problema: prepare duas versões diferentes, com nomes de remetentes diferentes, assuntos diferentes, designs diferentes etc.

Depois é só segmentar sua lista de e-mails e enviar cada versão para uma parte dos clientes.

Dessa forma você saberá exatamente qual foi a que mais agradou seu público!

Por que utilizar o teste A/B?

Todos nós já sabemos que as campanhas de e-mail marketing são poderosas ferramentas que aumentam as vendas e fortalecem seu relacionamento com o público.

Por outro lado, será que a única forma de fazer uso do e-mail marketing é criar campanhas, dispará-las e esperar algum resultado aleatório? Claro que não!

E é justamente para isso que serve o teste A/B para e-mail marketing.

Ao utilizá-lo, sua marca passará a entender exatamente como o seu público gosta de ser tratado, quais tipos de chamadas geram mais abertura, quais imagens convertem mais... enfim, você terá uma gama de informações importantes jogando a seu favor!

Caso ainda não utilize o teste A/B para e-mail marketing, nós recomendamos fortemente que você faça a experiência e depois nos conte o que achou!

Para quem os e-mails do teste A/B são enviados?

As duas versões do teste A/B são enviadas para os contatos de sua lista.

Caso ainda não tenha ficado claro, o teste B não será enviado para a pessoa que já recebeu o teste A. É preciso segmentar a lista e garantir que um mesmo usuário não receba duas versões diferentes do mesmo e-mail.

Além disso, os envios não contemplam todos os cadastros da lista. Contando com um bom serviço de e-mail marketing, é possível utilizar somente uma porcentagem dos contatos para fazer os testes necessários.

Só ao final do processo, quando já estiver definida a opção mais efetiva para os objetivos traçados , é que o envio acontece para a lista completa.

Como fazer um teste A/B para campanha de e-mail marketing

Para o caso de ainda ter restado alguma dúvida, nós preparamos 4 passos simples que farão com que você coloque seu teste A/B de e-mail marketing no ar. Confira!

Definindo um título

Os títulos dos e-mails são tão importantes quanto o restante do conteúdo. Isso porque, ao receber um e-mail da sua empresa, o usuário só abrirá aquela mensagem caso ache o título interessante.

Por isso, recomenda-se que você utilize diversos gatilhos mentais para conseguir altas taxas de aberturas e testar as melhores versões para as campanhas de e-mail marketing da sua marca!

Criando o conteúdo

Nunca é demais reforçar: conteúdo é tudo! E quando falamos em conteúdo, não estamos falando apenas sobre o texto.

Capriche nas palavras, mas também dê muita atenção ao design, imagens, links, call-to-actions e tudo aquilo que vai compor o seu teste A/B de e-mail marketing.

Testando os remetentes

Seu público fica mais à vontade com a sua figura ou a da sua marca?

Mande e-mails em seu nome, em nome da empresa, com tons informais, mais sérios.... Faça testes!

Descubra qual “remetente” deixa o seu público mais confortável e invista nesse perfil na hora de realizar os disparos.

Escolhendo data e hora de envio

Os testes A/B para e-mail marketing vão comprovar: pequenas diferenças estratégicas causam grandes mudanças!

Por isso, utilize o teste para entender melhor quais os melhores dias e horários para efetuar seus disparos.

Como a ISBrasil pode te ajudar a melhorar o desempenho da sua campanha de e-mail marketing?

Quem trabalha com a ferramenta sabe: fazer campanhas de e-mail marketing dá trabalho e demanda tempo.

Além disso, se você não conta com a ajuda de uma empresa especializada e com expertise suficiente para essa tarefa, pode acabar caindo em algumas armadilhas e perdendo vendas.
Quando você contrata um serviço ruim de disparos de e-mail marketing, muita coisa pode acontecer.

Abaixo seguem dois problemas muito comuns de quem tenta economizar alguns reais e acaba comprometendo a sua credibilidade:

Spam: Se a empresa de disparos contratada por você não for de confiança, os servidores podem acabar detectando os e-mails disparados por ela como “spam”.

Dessa forma, todo o trabalho que você tem para preparar e configurar suas campanhas está sendo jogado na lixeira dos usuários e sendo visualizado por... Ninguém!

Por isso tome cuidado e só contrate serviços de confiança.

Plataforma: Caso o serviço contratado possua um design pouco intuitivo, sua produtividade será prejudicada e suas campanhas de e-mail marketing se tornarão um grande fardo.

Aposte em serviços com design fácil, prático e com alta entregabilidade!

A ISBrasil, empresa desde 2003 no mercado, já ajudou mais de 10 mil clientes a se consolidarem em território online. Seja com campanhas de e-mail marketing, hospedagem de sites, streaming ou qualquer outro serviço voltado para a tecnologia, a nossa empresa possui know-how e expertise suficientes para te ajudar a crescer.

Nossa plataforma oferece planos de e-mail marketing a partir de R$45 mensais! Quer saber mais sobre de quais formas podemos transformar o seu negócio por meio da tecnologia? Acesse o e conheça um pouco mais sobre nós!

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: