Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

A importância do E-mail Marketing para a fidelização de clientes

16/11/2020 às 11:40 Marketing

A importância do E-mail Marketing para a fidelização de clientes

O e-mail marketing é uma das principais estratégias para fidelizar os seus clientes. Descubra como a sua empresa pode começar a fazer uso deste elemento!

A fidelização de clientes é uma das maiores metas de empresas de diversos segmentos. Isso porque é mais econômico nutrir um cliente fidelizado do que apenas atrair novos. 

Afinal, aqueles que já conhecem a sua marca e possuem um forte vínculo não precisam de tantas ativações para descobrirem a eficácia do seu produto e/ou serviço. 

O e-mail marketing pode servir como uma ótima estratégia para aprimorar o relacionamento com o cliente; uma vez que os seus disparos conseguem ter um bom alcance e com baixo custo. 

Vale ressaltar que existem ferramentas de disparo que possibilitam a personalização completa da mensagem para o leitor. Dessa forma, o cliente consegue se sentir exclusivo e bem cuidado. 

Neste texto, você vai descobrir qual a importância do e-mail marketing em sua estratégia de retenção e fidelização de consumidores. Continue lendo! 

As vantagens do e-mail marketing

Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, o e-mail marketing não ficou obsoleto. Muito pelo contrário, ele está entre as estratégias de comunicação que mais geram resultados.

Essa ferramenta do Marketing Digital pode fazer parte do dia a dia de diversas empresas, desde aquelas relacionadas ao ramo da saúde, como um empreendedor que faz a venda de plano empresarial odontologico, até grandes supermercados de varejo.

Existem diversas vantagens ao aderir o e-mail marketing como ferramenta de comunicação. As principais são: custo baixo, comunicação direta e possibilidade de segmentação. 

Há quem considere estes disparos como spam, porém, se bem estruturado e planejado, certamente o seu leitor irá aprovar e até mesmo esperar para os próximos.

Afinal, é uma ação que não consiste apenas em propagandas, mas em conteúdos direcionados e até informativos, com aprovação prévia de quem o receberá.

Como ter uma boa lista de contatos?

Para disparar o seu e-mail marketing é preciso que você tenha uma lista com os e-mails e nomes de todos os destinatários. 

Existem diversas formas de captar estas informações, seja por meio de cadastros, convites ao fim de textos nos blogs ou até mesmo publicações anunciando a newsletter da empresa. 

Vamos a um exemplo?

Suponhamos que você possui uma empresa de venda de convenio odontologico empresarial

É possível criar um guia no blog sobre os benefícios de oferecer um plano dental para os colaboradores e, no fim, fazer uma chamada com “se você deseja receber mais dicas e conteúdos como este, preencha as informações abaixo”. 

Dessa maneira, você não estará impondo uma inscrição e fica a critério do leitor assinar ou não. 

Isso diminuirá a taxa de rejeição de seus e-mails, seja um material complementar, como plano odontologico pessoa juridica ou um e-mail com propaganda dos últimos conteúdos publicados no blog.

O importante é que a pessoa aceite o recebimento destes e-mails. Afinal, o e-mail de um cliente é um dado tão pessoal quanto o RG e CPF. 

Mais ainda, não se deve, de forma alguma, fazer a compra de listas de e-mails de terceiros. Além de ser antiético, sua empresa estará cometendo um crime que ainda não influenciará na sua estratégia.

Afinal, enviar um e-mail para alguém que não faz parte do seu círculo de leitores é o mesmo do que entrar em uma festa sem ser convidado. 

Descubra quais são os melhores formatos para um e-mail marketing de qualidade

É possível utilizar diversos temas para abordar o seu consumidor, desde informações exclusivas, boletins informativos e até mesmo cupons de desconto. 

Preparamos a lista a seguir com os formatos mais utilizados e que geram bastante resultado quando o assunto é fidelização. Confira:

  1. Datas comemorativas e sazonais

Enviar comunicados em datas comemorativas, como aniversários ou datas sazonais que englobam o seu cliente é uma ótima maneira de fazer com que ele se sinta especial para a sua empresa. 

Separar a sua base por gênero, por exemplo, pode te possibilitar o disparo de uma bela homenagem a todas as mulheres que fazem parte de sua lista de transmissão. 

Além disso, é possível aproveitar datas sazonais para promover o seu negócio e, quem sabe, criar promoções exclusivas. 

Por exemplo, uma rede de plano dental empresarial pode utilizar o Dia Mundial da Saúde para criar descontos nos upgrades de pacotes e ainda aproveitar o e-mail para falar sobre a importância da saúde bucal. 

Dessa forma, o cliente se sentirá valorizado e pode começar a criar um vínculo com a marca, aumentando a possibilidade de fidelização. 

  1. Mensagens personalizadas

Pode parecer um mero detalhe, mas e-mails que usam o nome do cliente tendem a ser mais bem vistos e aceitos.

Promover a sensação de proximidade com o público mostra que aquela mensagem foi criada pensando nele. 

Lembre-se sempre: quanto maior for a personalização de seu e-mail, mais exclusivo e satisfeito o seu cliente se sentirá. 

Uma ótima opção também é separar sua lista por comportamento. Por exemplo, clientes que chegaram a colocar a mercadoria no carrinho e não efetivaram a compra. 

Enviar uma ativação com “Olá, Fabiano. Vimos que você ainda não concluiu sua compra” pode fazer toda a diferença na jornada do cliente e fazer com que essa pessoa se torne fiel à sua marca.

Tudo isso devido a personalização dos e-mails enviados. 

  1. Ofereça conteúdos extras

Quando uma pessoa deseja entrar em uma lista de e-mails é porque, provavelmente, espera ter acesso a informações diferentes do que a maioria. 

Utilize essa ferramenta para disponibilizar eBooks, PDFs e vantagens que as pessoas que não assinam essa newsletter não terão acesso. 

Por exemplo, uma loja de produtos de beleza pode criar um e-mail marketing a respeito de um lançamento de um novo perfume e criar uma pré-venda apenas para os clientes que recebem suas newsletters. 

Dessa forma, o cliente estará tendo motivos para continuar consumindo produtos daquela marca e permanecer recebendo as comunicações via e-mail. 

Para finalizar, é importante frisar que este é um trabalho constante e que requer um bom planejamento e consistência.

Os resultados não são atingidos como um passe de mágica, mas se estas dicas forem seguidas corretamente, os benefícios serão vários, principalmente a tão sonhada fidelização. 

Este conteúdo foi produzido por Mayara Santos, redatora na empresa Ideal Odonto.

Gostou de nosso post? Compartilhe: