A importância das verificações diárias de servidores

28/12/2017 às 21:40 Hospedagem de Sites

A importância das verificações diárias de servidores

Para todos aqueles que buscam a internet como forma de criar o seu negócio, é importante ter todo tipo de informação sobre novas tecnologias e ficar dentro das novidades que acontecem na área, principalmente para que o seu site, blog ou loja virtual não acabe ficando para trás em um mundo onde a competitividade é tão grande. Mas como ficar por dentro de tudo e ainda ter tempo para cuidar do negócio? Bom, a resposta para essa pergunta não é totalmente objetiva, mas serve para todos. Organização é a palavra-chave. Com ela, você vai aprender a dividir o seu tempo entre buscar maneiras de inovar e manter o site com todos os recursos que ele necessita.

Mas para alcançar esse equilíbrio, há algumas coisas que você precisa saber que merecem mais a sua atenção do que outras. O servidor, por exemplo, é uma delas, já que é a peça principal para o funcionamento de todo o resto do site. Por isso, quando você for se organizar para saber o que mais precisa de atenção no seu site, saiba que o servidor precisa estar no topo da lista. É por essa razão que hoje vamos falar sobre a importância das verificações diárias no servidor de um site. Entenda aqui como a manutenção dessa peça fundamental pode fazer toda a diferença para o seu desempenho como empreendedor. Mas antes de entrarmos de fato no assunto, você sabe o que é um servidor?

O que é um servidor?

Podemos dizer, basicamente, que um servidor é um tipo programa de computador (ou até mesmo a própria máquina feita através desse programa) que aceita e responde aos pedidos feitos por outro programa, conhecido como cliente. Em palavras menos formais, qualquer dispositivo que rode o software do servidor também pode ser considerado um servidor. Os servidores são usados para gerenciar recursos de rede. Por exemplo, um usuário pode configurar um servidor para controlar o acesso a uma rede, enviar ou receber e-mails, gerenciar trabalhos de impressão ou hospedar um site, além de também ter outras funções. (Leia também: Preço de gerenciamento de servidor).

Agora que você já tem uma ideia do que é um servidor, também consegue imaginar porque ele é tão importante para todo o funcionamento do seu site, logo, também não deve ser difícil imaginar porque é tão importante fazer verificações diárias no seu servidor. Mas como fazer isso? Vamos tentar explicar melhor.

Mais segurança para o seu negócio

O primeiro ponto que precisamos tocar para explicar a importância das verificações diárias no servidor é a segurança. Como já dissemos anteriormente, o servidor é uma das peça mais importantes para o funcionamento do seu site, se não a mais importante. E isso faz com que seja essencial verificar o seu estado todo dia. Fazendo isso, você assegura que o seu servidor está devidamente atualizado e protegido contra a maioria dos tipos de ataque o tempo todo. Mais do que isso, você também saberá rapidamente se algum ataque estiver acontecendo ou se tiver acontecido recentemente. Com isso, você pode tomar as providencias certas para que cause o menor número de danos possível em seu site. Por todas essas razões, a segurança é o primeiro item na lista de porque é tão importante verificar o seu servidor diariamente.

Você consegue evitar erros

Assim como acontece com a segurança, fazendo verificações diárias no servidor você também consegue perceber rapidamente se existe algum erro acontecendo ou se aconteceu algum recentemente. As vantagens disso? Você pode agir rápido para consertar e impedir que danos graves aconteçam com o seu negócio online. Por ser uma peça tão fundamental e importante para o funcionamento total do site, o servidor não pode ter erros. Um erro no servidor pode resultar em diversos problemas como a diminuição de acessos, a saída do seu site do ar e até mesmo problemas com vendas, caso o seu negócio online possua esse tipo de recurso. São tantos os transtornos que isso pode trazer que fazer verificações todos os dias no servidor parece algo óbvio.

O nosso Gerenciamento de Servidor é tabelado conforme análise. Nosso diferencial é o Monitoramento 24/7/365, além das verificações preventivas. Confira e entenda como isso pode ajudar no seu negócio. 

Você fica por dentro das atualizações

Outra grande vantagem de se fazer verificações todos os dias no seu servidor é saber tudo o que está atualizado ou não dentro do seu site. Dessa forma, você consegue providenciar rapidamente todas as atualizações necessárias para que os programas rodem de forma correta. De certa forma, esse item da lista também está correlacionado com os outros dois anteriores, já que as atualizações normalmente também são importantes para combater vírus e ataques de hackers, além de também aparecerem para corrigir erros de diversos sistemas.

Como você pôde perceber, tudo o que envolve o seu site, blog ou loja virtual passa pelo servidor. Então é indispensável o uso das verificações diárias, tanto para a sua segurança quando para manter o seu site no nível dos concorrentes, além de te dar liberdade para crescer e ampliar os horizontes do seu negócio. Essas pequenas dicas fazem toda a diferença na hora de construir o seu site e com certeza te ajudarão para que ele possa prosperar.

Agora que você já conseguiu entender bem sobre a importância das verificações diárias no servidor, além de também entender como isso afeta a sua vida como dono de um negócio online, fica mais fácil de entender o que deve ser prioridade ou não na hora de organizar o seu site, o que te ajuda diretamente também em todo o planejamento não só técnico, mas de marketing e conteúdo, já que uma coisa sempre depende da outra. Não deixe de lado coisas importantes como a verificação diária no servidor do seu site. Essa pode ser a chave para determinar o sucesso ou o fracasso de um negócio online, então fique ligado! Conheça o nosso serviço de Gerenciamento de Servidor

Gostou de nosso post? Compartilhe: