A importância da segurança da informação nos projetos de software

17/05/2018 às 20:27 Ajuda

A importância da segurança da informação nos projetos de software

Atualmente qualquer empresa, independente do porte, necessita de softwares para desempenhar seu trabalho no mundo digital. É nesses programas que ficam armazenados dados importantes para o desenvolvimento de negócios, além de informações de clientes.

Com isso, a segurança desses softwares virou uma premissa básica e primordial para a garantia de que os dados estão totalmente protegidos.

Aliada a outros fatores como a estabilidade, a qualidade gráfica, capacidade de processamento, a segurança da informação garante que os programas são confiáveis e conseguir resistir a ataques virtuais.

Entre todos os fatores que citamos acima, a segurança é um dos pilares para avaliar a qualidade técnica de um software, por isso cada vez mais surgem novos sistemas que visam garantir uma segurança ainda maior de seus arquivos.

Para os desenvolvedores, a segurança da informação se tornou essencial para conseguirem oferecer bons softwares para as empresas, garantindo que o programa é resistente e suporta qualquer tipo de ataque por não possuir brechas em seu código.

Implementar métodos de segurança da informação em projetos de softwares é algo bastante recomendado para qualquer front freela que esteja desenvolvendo projetos mais complexos ou mesmo simples.

O que é segurança da informação?

Esse conceito engloba tudo as práticas aconselhadas para proteger servidores ou dados de um software. Através da segurança da informação é possível definir um nível de segurança para as informações, podendo diminuir os riscos de prejuízos devido a ataques virtuais.

Utilizar as técnicas de segurança da informação é essencial nos dias atuais para qualquer desenvolvedor que queira aumentar seu fluxo de trabalho no meio digital. Para isso, é preciso seguir alguns parâmetros que servem de base para uma boa estrutura de segurança no desenvolvimento de softwares, são eles:

Confidencialidade

Esse pilar tem como objetivo manter o acesso aos dados do software restritos apenas a pessoas autorizadas. Os desenvolvedores conseguem garantir a confidencialidade dos programas utilizando o recurso de criptografia, que basicamente mistura os dados armazenados no sistema para impedir que eles sejam acessados por hackers.

Além disso, é preciso desenvolver métodos de login que inibam ataques virtuais, permitindo o acesso aos dados apenas de pessoas autorizadas, através de verificação de suas permissões.

Integridade

Manter a integridade dos dados armazenados no software é essencial, por isso é importante criar maneiras de garantir sua originalidade, impedindo modificações maliciosas ou roubo de informações.

Disponibilidade

Neste ponto, o desenvolvedor precisa usar métodos para garantir a disponibilidade dos dados em segurança para todas pessoas autorizadas a visualizarem e editarem as informações.

Isso garante a proteção dos dados e garante que os dados sejam intransponíveis, registrando o acesso e modificações apenas aos profissionais de uma empresa.

Somente com a disponibilidade garantida, os funcionários de empresa poderão, por exemplo, fazer relatórios, analisar dados, com confiança e assertividade.

Dados autênticos

O desenvolvedor deve garantir que os dados do software se mantenham intactos desde o momento de sua criação até o final do desenvolvimento do programa. Isso garante que eles não sofreram com a ação de criminosos virtuais.

Padrões definidos

A segurança da informação requer que os softwares possuam padrões definidos. O desenvolvedor deve gerar em todo o sistema normas e códigos que garantam que o sistema funcione de forma segura e regulada.

Confira quais são as vantagens de ter um blog em WordPress.

Como implementar o conceito de segurança de informação no meu trabalho?

É essencial para todos os profissionais que trabalhem com programação e desenvolvimento de softwares que eles consigam implantar medidas com base em segurança da informação em seu trabalho.

Essas ações agregaram valor ao desenvolvimento de softwares e diminuirá os riscos a que seus clientes estão expostos. As funções de segurança da informação são primordiais em projetos de softwares para a construção de sistemas completamente seguros, sem brechas de segurança.

Confira algumas dicas para conseguir implementar esse conceito em seu cotidiano:

Proteja o ambiente de desenvolvimento

O primeiro passo é proteger o seu ambiente de trabalho. Busque criar um sistema confiável, desenvolvendo seus projetos em um local seguro.

Isso vale tanto para espaço físico como virtual. Na questão física, garante a segurança de seu escritório ou home-office, tendo um computador bem protegido contra vírus e arquivos maliciosos e utilizando senhas fortes para impedir que outras pessoas acessem seus projetos.

Na parte virtual, busque contar com ferramentas de segurança em seu sistema e use o cloud computing para conseguir ter mais controle contra ataques virtuais.

Revise e verifique seus códigos e seu sistema constantemente

A prevenção neste ponto é o melhor remédio. Revise constantemente os códigos utilizados em seu software e passe um “pente fino” no sistema para garantir que não existem brechas que podem ser utilizadas por criminosos virtuais.

Realizar testes de segurança frequentes e atualizações em seu sistema, devem garantir que seu software esteja sempre seguro contra qualquer tipo de ataque.

Armazene seus dados com segurança

Ao transferir ou upar dados em seu software tenha a certeza de que eles estão em segurança. A melhor opção é criptografar todos os arquivos e utilizar servidores na nuvem que sejam altamente confiáveis para garantir que ninguém terá acesso aos dados.

Outra dica é utilizar apenas máquinas que sejam de sua inteira confiança, por isso prefira fazer as transferências e armazenamentos de seu computador de trabalho, deixando de lado máquinas de outras pessoas ou públicas.

Aplique técnicas de programação defensiva

Use e abuse das técnicas de programação defensiva para zerar as vulnerabilidades de seus servidores, garantindo a estabilidade de seu sistema. Esses métodos envolvem o uso de códigos e programas que inibem o roubo de dados e a invasão a seu software.

É importante frisar que esses meios devem ser usados desde de a fase inicial de desenvolvimento até a finalização de um software. A segurança da informação tem como base a prevenção e a garantia de total segurança, por isso é importante agir antes que os problemas comecem a acontecer.

Aplicar essas dicas em seu trabalho serão de excelente valia para atingir um nível superior de trabalho e conquistar novos clientes no mercado digital.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: