Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

8 principais diferenças no desenvolvimento iOS e Android

03/07/2019 às 10:13 Ajuda

8 principais diferenças no desenvolvimento iOS e Android

Não é incomum que desenvolvedores se questionem se o lançamento de seu próximo aplicativo deve ser feito para a plataforma IOS ou Android.

Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens, desde a programação até questões de mercado. E mesmo que você queira lançar um aplicativo para as duas plataformas, entender no que elas destoam ainda é importante.

Por isso criamos uma lista com as 8 principais diferenças no desenvolvimento IOS e Android para que você possa entender melhor como esses dois sistemas funcionam. Confira já!

Leia ainda no nosso blog o texto sobre hospedagem de site barata!

A complexidade

Uma das principais diferenças no desenvolvimento de iOS e o Android está na fragmentação do sistema operacional.

A Apple tem o número bastante limitado de dispositivos (que rodam o iOS), enquanto os dispositivos com Android possuem uma ampla gama de sistemas que operam em modelos de diferentes marcas por todo o mundo.

Exatamente por isso, o processo de desenvolvimento de aplicativos com base no Android é mais complexo e também mais demorado, já que há uma ampla gama de sistemas operacionais em comparação com o IOS e seu número limitado de dispositivos.

Podemos adicionar também a ampla gama de tamanhos de tela diferentes que o Android oferece. Muitos podem achar que não, mas isso deve ser levado em conta na hora de desenvolver.

A relevância

A produção do Android tem liderado as vendas no mercado de dispositivos inteligentes nos últimos anos e isso pode ser muito facilmente explicado pela questão do tópico anterior, já que ele é um sistema utilizado por um número grande de marcas e modelos se smartphones.

Essse tipo de questão, apenas de ser muito mais de mercado do que técnica, precisa ser levada em conta quando você quer desenvolver um aplicativo.

Quando você pensa em criar algo apenas para IOS, precisa ter em mente que tem um público mais limitado e que possui certas características. A relevância de cada uma dessas plataformas para cada tipo de público conta muito.

Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site! O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, com preços a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Os custos

Para definir quanto custa criar um aplicativo, você precisa tomar uma decisão sobre a plataforma, escolher a equipe de desenvolvimento e solicitar uma estimativa aproximada.

Tudo isso deve ser feito, é claro, com base nos requisitos e necessidades de negócios, em primeiro lugar. Você também deve ter em mente que o custo de desenvolvimento do aplicativo depende do tempo necessário para criá-lo.

E como falamos anteriormente, o tempo para criar um aplicativo para Android pode ser consideravelmente maior, por conta de sua complexidade. Uma ótima dica para saber calcular uma média de custos é pesquisar quanto custaram aplicativos parecidos com o seu, ou referências para o seu trabalho.

A linguagem usada

Outra grande diferença no desenvolvimento ISSO e Android se encontra no tipo de lingiagem que cada um deles utiliza. O é amplamente utilizado em aplicativos Android.

E isso requer bastante conhecimento para que o código seja escrito de maneira correta. Por outro lado, o Swift, linguagem que foi projetada para desenvolver aplicativos iOS tem ganhado cada vez mais popularidade.

Um dos motivos é que a codificação no Swift é muito mais rápida em comparação com o Java, além de ser mais simples de aprender.

Por isso, também é importante levar isso em consideração na hora de saber para que tipo de plataforma você deve desenvolver seu aplicativo.

O ambiente de desenvolvimento integrado (IDE)

A sigla IDE vem do inglês Integrated Development Environment e significal, literalmente, ambiente de desenvolvimento integra.

O iOS e o Android utilizam várias ferramentas para o o IDE de cada um deles. O Google, sendo o dono oficial do Android, apresentou o IDE Android Studio, multifuncional e incrivelmente acessível.

Isso ajudou significativamente a otimizar o processo de desenvolvimento de aplicativos para a plataforma.

Por outro lado, a Apple é muito mais consistente em relação a essa questão, com desenvolvedores de software usando o XCode nos últimos anos. Novas versões são lançadas de tempos em tempos, as mais recentes suportam a já citada linguagem Swift.

Você também pode gostar: Hospedagem ilimitada existe?

A estilização do design

Quando aflamos nas principais diferenças no desenvolvimento de IOS e Android, precisamos levar em conta todos os fatores, inclusive como são feitas as estilizações e designs de botões, por exemplo.

Isso porque aparelhos IOS e aparelhos Android possuem botões diferentes, o que exige que cada aplicativo tenha botões diferentes para acionar suas funcionalidades.

Isso é importante especialmente para quem quer desenvolver um aplicativo para as duas plataformas.

A velocidade do desenvolvimento

Como já falamos diversas vezes, a criação de aplicativos para Android é inevitalvelmente mais demorada do que a para IOS, por diversos motivos que também já citamos.

Para se ter uma idea, leva de 30 a 40% mais tempo para desenvolvedores criarem um aplicativo para dispositivos móveis com Android, em contraste com o aplicativo que executa o iOS.

Isso é algo muito importante a ser considerado, principalmente se pensar no público-alvo do seu aplicativo e, principalmente, nas estratégias de marketing digital para seu lançamento.

A monetização

A diferença entre o público-alvo do Android e do ISSO causa uma imensa diferença entre as técnicas de geração de dinheiro quando se trata da App Store e do GooglePlay, as duas lojas que essas plataformas oferecem.

Quando a App Store (IOS) gera receita com a compra de aplicativos, o Google Play não. E isso acaba sendo um dos principais embates entre as duas plataformas.

Por isso, as estratégias de marketing precisam estar muito bem direcionadas e saber que caminhos querem seguir.

Leia também: Vantagens de criar um blog

E aí, conseguiu entender quais são as 8 principais diferenças no desenvolvimento IOS e Android?

É claro que existem muitas outras e muitos outros detalhes que precisam ser levados em conta na hora de decidir qual é a plataforma certa para que você possa desenvolver o seu aplicativo, mas entender quais são as diferenças básicas e por que elas são tão importantes nessa tomada de decisão já é um ótimo passo.

Gostou de nosso post? Compartilhe: