Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

7 maneiras de obter feedbacks dos usuários do seu site

06/06/2019 às 08:27 Ajuda

7 maneiras de obter feedbacks dos usuários do seu site

Quando falamos na relação entre um site e seus usuários, quase sempre pensamos em como uma coisa é construída a partir de outra. Se o objetivo é fazer com que o site seja um ambiente cada vez mais agradável e melhor para o público, o dono do site precisa saber o que o público quer e como ele se comporta

. A verificação de dados pode ser muito útil nesse sentido, mas muitas vezes ela sozinha não basta, é necessário ter uma reposta mais direta de quem usa seu site.

Por isso hoje fizemos uma lista com 7 maneiras de obter feedbacks dos usuários de seu site. Saiba aqui como fazer para melhorar a sua relação com clientes e fazer o seu negócio ir mais longe!

Confira também no nosso blog: hospedagem de site barata!

Por que o feedback é importante?

Para responder essa pergunta, imagine que, ao construir um site, você possui apenas informações básicas das pessoas que você espera atingir.

Depois de um tempo, você acaba criando um público, que tem diversas características que nem sempre são aquelas que você espera.

Saber o que esse público mais gosta – e o que ele menos gosta – dentro do seu site, faz com que você saiba quais são os próximos passos que tem que dar para que seu negócio possa crescer.

Se você vende um produto no site, por exemplo, obter um feedback sincero de seus usuários faz com que você possa aumentar as suas vendas.

Maneiras de obter feedback dos usuários do seu site

Agora que você já entende por que o feedback é tão importante, vamos listas aqui quais são as 7 maneiras e explicar cada uma delas mais profundamente para que você possa aplicar essas técnicas na prática. Elas são:

  • Pelas redes sociais
  • Tenha uma caixa de comentários aberta
  • Deixe seu contato
  • Use CTAs para isso
  • Faça perguntas ao final de uma compra
  • Responda todos os comentários
  • Utilize o feedback para promover mudanças

Pelas redes sociais

Estar ativo nas redes sociais é o obrigatório para qualquer um que deseje ter um site de sucesso hoje em dia. Não é à toa que essa é a primeira das maneiras de obter feedbacks dos usuários do seu site.

Ela é também a mais importante, pois é nesse campo que muitos dos comentários mais importantes aparecerão. É claro que é necessário saber quando um feedback é construtivo ou não, mas mesmo assim, nunca subestimo o poder que as redes sociais possuem.

Você já conhece o nosso serviço de Hospedagem de Sites? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, com preços a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Tenha uma caixa de comentários aberta

Essa é uma das dicas mais fundamentais e básicas. Ao deixar uma caixa de comentários para cada conteúdo postado em seu site, você deixa um espaço para que seus leitores possam opinar sobre o que você escreve, sobre o que você vende ou sobre como o site realiza as suas mudanças.

Isso é particularmente importante porque se trata de um “terreno” que é só seu e no qual você tem total controle.

Deixe seu contato

Se um usuário quer dar um feedback, seja uma reclamação ou um elogio melhor elaborado, você pode deixar seu e-mail como contato ou até mesmo um número de telefone.

Mesmo com as redes sociais e os comentários feitos diretamente nas caixas do seu site, muitas pessoas buscam tirar dúvidas de maneira mais privada e essa é uma ótima forma.

Você também pode gostar: Hospedagem de site gratuita

Use CTAs para isso

Os famosos CTAs (Call to Action) são importantes em todos os conteúdos que você posta.

Se você mostrar para o público que está aberto a receber feedbacks, muitos deles atenderão ao seu pedido.

Fazer essas chamadas dentro dos conteúdos que você posta é uma forma bastante poderosa, pois vai estar diretamente relacionada com o assunto sobre o qual você trata em sua postagem.

Faça perguntas ao final de uma compra

Essa maneira de obter feedback dos usuários de seu site vale apenas para quem vende produtos, mas é altamente eficaz.

Uma tática do chamado processo de pós-venda, é saber o que o usuário achou da experiência que teve e o porquê dessa resposta.

O cliente pode avaliar o produto, dando uma nota de 1 a 5, por exemplo e escrever um breve texto de uma ou duas frases sobre o que ele achou.

Isso faz com que outras pessoas leiam e tenham mais confiança na hora de comprar de você também, o que é ótimo para fazer seu site crescer.

Responda a todos os comentários

É essencial que, quando um cliente dá um feedback, ele sinta que fez a diferença de alguma forma.

E o jeito mais prático de fazer isso é respondendo a todos os comentários que fazem, seja no seu site ou nas redes sociais, especialmente quando você faz algum CTA.

Dessa forma, você vai sempre encorajar os usuários a continuarem dando suas opiniões sobre o seu site.

Utilize o feedback para promover mudanças

Quando o público dá seu feedback sobre o que ele acha que pode ser melhor ou o que eles mais gostam dentro do seu site, você não pode simplesmente ler e responder ou ignorar.

É necessário que esses comentários sejam usados para que mudanças possam acontecer. Você vai perceber que essas repostas práticas irão gerar novos feedbacks, que ajudarão o seu site a crescer cada vez mais. 

Você também pode se interessar: Vantagens de ter um blog

Conclusão

O que achou das 7 maneiras de obter feedbacks dos usuários do seu site? É claro que você não precisa utilizar todas elas ou pelo menos não todas de uma vez.

Todavia, é interessante que você faça testes e anote os resultados de cada um, já que é isso que vai fazer com que sua relação com os usuários seja cada vez melhor e, consequentemente, atingir seus objetivos com mais facilidade, seja ele obter mais visitas, vender um produto, conseguir mais leeds para a sua lista de e-mails ou o que for.

O feedback é algo extremamente valioso e importante para quem possui um site, não deixe ele de lado.

Gostou de nosso post? Compartilhe: