7 ferramentas de SEO que você precisa conhecer

22/03/2019 às 19:57 SEO

7 ferramentas de SEO que você precisa conhecer

Para se dar bem no meio digital não basta ter presença na web e esperar pelos clientes, é preciso ir além.

Não é novidade que sem a aplicação das técnicas de SEO se torna quase impossível fazer com que qualquer página suba, ou até mesmo apareça, nas primeiras páginas dos buscadores.

E todos sabem, se você não está na primeira página dos principais buscadores, você não é visto.

Para ajudar o empreendedor digital existem diversos cursos para a introdução ao SEO e mais do que isso, existem muitas ferramentas que são essenciais para fazer o seu negócio dar certo.

Pensando nisso separamos 7 ferramentas de SEO que você precisa conhecer e pode começar a usar hoje mesmo.

Todas são fundamentais para quem está começando agora, mas muitas delas são também usadas por grandes especialistas no assunto. Isso porque são ferramentas que, acima de tudo, facilitam o trabalho com SEO.

O que é SEO?

Pra quem não sabe SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, ou em português, Otimização de Mecanismo de Busca.

Consiste em um conjunto de técnicas que quando aplicadas corretamente colocam o seu site nas primeiras colocações nos buscadores, como o Google. Consequentemente gerando tráfego e autoridade para o seu negócio online.

Principais técnicas de SEO

Existem várias técnicas, mas algumas são essenciais e devem estar sempre presentes na hora de criar um novo conteúdo ou uma nova página. São elas:

  • Palavra-chave;
  • URL amigável;
  • Utilização de títulos e subtítulos;
  • Imagens com títulos e textos alternativos.

Você pode optar por fazer esse serviço manualmente, se encarregar das pesquisas e das correções, porém é muito mais fácil quando se tem ferramentas disponíveis para te ajudar nessas tarefas.

Você já conhece o nosso serviço de Cloud Gerenciado? Os planos do Cloud Privado são apartir de R$250,00 e os diferenciais são o Monitoramento, Gerenciamento Preventivo, Backup e a Licença do cPanel incluso. Confira!

7 ferramentas de SEO que você precisa conhecer

Mas como utilizar todas as técnicas de SEO e ainda saber se elas estão corretas?

As ferramentas abaixo vão te ajudar exatamente nessas questões.

Você poderá analisar seu site por completo, ver o que está funcionando, o que está errado e como melhorar. Confira:

Google Analytics

O Google Analytics deve ser a primeira ferramenta para quem está começando agora. É uma ferramenta muito completa e essencial para monitorar todas as métricas do seu site.

Para começar você precisa conectar seu site ao Google Analytics, a partir disso ele irá te mostrar número e dados do seu site como a quantidade de visitas, qual a página mais acessada, a origem do seu público, quem é se público-alvo, média de idade, sexo e localização geográfica.

O Google Analytics é muito bom para analisar o seu público e começar a pensar em estratégias de marketing adequada e capaz de atingi-los. 

Google Search Console

Já o Google Search Console traz informações mais gerais sobre o seu site como quantas páginas estão indexadas no Google e a quantidade de clicks e mostra também se há páginas com erros para que você possa concertar.

De uma maneira geral essa é uma ferramenta para analisar o seu desempenho ao longo do seu trabalho com SEO.

SEMRush

O SEMRush é sem dúvida uma ferramenta de SEO que você precisa conhecer. Possui recursos gratuitos e também pagos, porém com os recursos gratuitos já é possível fazer uma análise bem legal.

Muitas empresas utilizam o SEMRush para analisar não só o seu próprio site, mas também a concorrência. Ela analisa as palavras-chave usadas e o seu posicionamento.

Screaming Frog

Assim como o SEMRush, o Screaming Frog possui recursos gratuitos, que são mais limitados e recursos pagos.

Porém o seu objetivo é diferente, essa ferramenta faz uma análise completa do seu site e te indica possíveis erros, não apenas de SEO, mas também de páginas não indexadas ou duplicadas, por exemplo.

Majestic

Essa ferramenta também possui recursos gratuitos e pagos. O Majestic, assim como o SEMRush possibilita fazer uma análise completa dos seus concorrentes.

Você pode inclusive fazer uma comparação entre o seu link e outro. Ele também fornece relatórios completos com palavras-chave e backlinks.

Seobility

O Seobility é uma ferramenta de análise gratuita, diferente das anteriores.

Você insere o seu site e obtém um relatório que apontam possíveis problemas como problemas com o SEO, com o mapa do site, com páginas bloqueadas e até com a velocidade do site.

Seed Keywords

Essa é uma ferramenta 100% e que vai te ajudar a procurar palavras-chave de uma maneira bem diferente.

Normalmente, ao procurar por palavras-chave, você insere um termo e ele te apresenta uma lista com termos relacionados, junto com algumas métricas.

Porém com o Seed Keywords você escolhe a palavra-chave com base na forma como os seus usuários pesquisam determinados assuntos.

Leia também: Principais vantagens do Cloud Server

Fique atento às novas tecnologias

Por último, esteja atento às novidades do mercado. Além dessas 7 ferramentas de SEO, é claro, existem muitas outras ferramentas que você vai conhecer ao longo do seu trabalho.

É importante experimentar e ver qual se adapta melhor às suas necessidades. Afinal, a todo momento são lançadas novas ferramentas e novas atualizações com funcionalidades diferentes.

Por isso não fique preso ao que você já usa, busque pelos lançamentos e veja como podem complementar e ajudar o seu trabalho online.

Realmente não é fácil dar o primeiro passo como um empreendedor digital. São muitas coisas para aprender, muitos investimentos em tecnologia e conteúdo antes de ver os resultados aparecerem.

Por isso essas 7 ferramentas de SEO que você precisa conhecer e começar a usar agora mesmo são tão fundamentais.

Você vai ver como elas facilitam o seu trabalho manual e tornam tudo muito mais fácil e até mesmo o trabalho mais produtivo.

Gostou de nosso post? Compartilhe: