7 erros mais cometidos em campanhas do Google Adwords

7 erros mais cometidos em campanhas do Google Adwords

14/05/2017 às 15:00AdWords

7 erros mais cometidos em campanhas do Google Adwords

O Google Adwords é uma das principais ferramentas utilizadas para quem deseja ser encontrado na internet. Sabemos como o Google é importante no mundo digital. Pessoas de todos os lugares, todos os dias abrem a página do Google para fazerem suas buscas. Enfim, é natural optar pelo Adwords para promover seu negócio. É realmente uma excelente opção. Porém, muitos acabam cometendo alguns erros e todo o esforço não é recompensado como deveria. 

Você quer saber quais os erros mais cometidos em campanhas do Google Adwords e aprender como evitá-las? Continue lendo o artigo e descubra tudo. 

#1 - Não monitorar seus anúncios

Uma das vantagens de anunciar no Google Adwords é pode acompanhar seus anúncios em tempo real. Dessa forma, você consegue saber exatamente quais estão funcionando e os que não estão dando resultados. É possível escolher mais de uma palavra-chave na campanha e criar diferentes anúncios. Com isso, torna-se mais fácil descobrir o “segredo” para que o anúncio funcione. Faça uma comparação entre os anúncios e pense o motivo de um funcionar melhor que o outro.

#2 - Não fazer os ajustes necessários

Após monitorar os anúncios, você precisará fazer alguns ajustes naqueles que não estão dando resultados. É comum que isso aconteça. Ninguém acerta tudo na primeira vez. Se você continuar insistindo, achando que esse é o caminho certo, que o cliente está errado, então estará perdendo tempo e dinheiro. Não tenha medo de fazer testes até achar o caminho, após algum tempo será natural criar as campanhas certas no Google Adwords e atrair cada vez mais pessoas.

#3 - Não conhecer seu público-alvo

Quando você fizer sua campanha, notará que é possível segmentar o público que irá visualizar seus anúncios. Mesmo que você faça uma campanha com excelentes palavras-chave e belíssimos textos, se estiver direcionando esses anúncios para a pessoa errada, será um desperdício. Mas isso tem a ver com o planejamento do seu negócio. Se você não fizer uma pesquisa, mesmo que seja básica, nunca conseguirá se comunicar com seu público. Pesquise os hábitos de consumo, a faixa etária, região, sexo, etc. Resumindo: conheça seu público!

#4 - Escolher as palavras-chave erradas

Outro grande erro é não escolher a palavra-chave ideal. Acho que essa é uma das principais informações, então é necessário tomar bastante cuidado. Se você vende óculos de grau para jovens, imagine como a pessoa do outro lado escreveria. Por exemplo: comprar óculos de grau moderno. É sempre interessante também trabalhar com palavras-chave de cauda longa, ou seja, frases maiores e mais específicas.

Vamos supor que você escolha a palavra-chave “óculos de grau”. Tudo bem, você especificou que os óculos são de grau, mas isso é pouco. Quem está pesquisando por isso talvez só queira pegar uma imagem dos óculos no Google Imagens ou fazer um trabalho de escola sobre óculos de grau. Agora inclua a palavra “comprar”. A frase ficaria assim: “comprar óculos de grau”. Já melhorou bastante, né? Agora você sabe que a pessoa está interessada em comprar esse produto. Mas dá para melhorar ainda mais. Se você for um lojista da cidade de laranjeiras e seu público for apenas dessa região, vale a pena incluir o nome da cidade na palavra-chave. Por exemplo: “comprar óculos de grau em laranjeiras”. Sendo assim, seu público será muito mais qualificado e seus anúncios melhores direcionados.

#5 - Desenvolver um texto pouco atraente

Agora que você já escolheu a(s) palavra(s)-chave para sua campanha no Google Adwords, é hora de elaborar o texto do anúncio. Algumas pessoas acham que o importante é apenas ser visto, mas isso é um engano. Ser encontrado pelas pessoas é muito bom sim, mas elas devem ter uma boa impressão sobre você. O texto do anúncio normalmente passa por diversas modificações até chegar ao resultado esperado. Portanto, gaste um bom tempo desenvolvendo o melhor. Se você não conseguir convencer a pessoa a clicar em seu anúncio, a palavra-chave certa não fará isso sozinha.

#6 - Nao incluir um call to action

O call to action, ou chamada para a ação (tradução livre), como o próprio nome diz, serve para convidar o leitor a praticar alguma ação. Nesse caso, a clicar em seu anúncio. Mesmo que pareça bobagem é extremamente importante incluir o CTA nos textos. Normalmente, vemos frases como “clique aqui” ou “veja mais”. Porém dá para melhorar essas chamadas e torná-las mais atrativas. Pegando o exemplo dos óculos de grau, poderíamos incluir no texto: “Confira os melhores preços de óculos de grau Armani da região”. Dessa forma, o usuário já sabe o que esperar quando clicar no anúncio.  

#7 - Não ter paciência

Essa é uma lição para diversas coisas na vida. Para prosperar é necessário ter paciência. Como dito anteriormente, ao longo da campanha, você precisará criar a palavra-chave ideal, elaborar um texto atraente, monitorar a campanha por algum tempo e fazer as modificações necessárias. Esse processo costuma se repetir algumas vezes até chegar ao ponto certo. Se o anunciante apenas joga a campanha no ar, não faz nenhum monitoramento e modificação e, após um mês, para de investir, está fazendo tudo errado. Pode ser um pouco chato mesmo, mas leva algum tempo.

Considerações finais

Como você deve ter percebido, não é a tarefa mais simples criar uma campanha de sucesso no Google Adwords, mas também não é um bicho de sete cabeças. O ideal é sempre procurar um profissional ou agência qualificada para elaborar as campanhas no Adwords a fim de evitar esses e outros erros. Mas o investimento nesse tipo de anúncio vale cada centavo gasto. O Marketing Digital já deixou de ser uma dúvida há bastante tempo e está bem solidificado. O Google Adwords é uma das principais ferramentas para anunciantes e não tem previsão para deixar de ser. Espero que as dicas tenham sido valiosas para você. Boa campanha, sem erros!

Gostou de nosso post? Compartilhe: