Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

6 ferramentas em prol da produtividade do programador

30/10/2019 às 14:16 Ajuda

6 ferramentas em prol da produtividade do programador

A vida de programador nem sempre é fácil, não é mesmo? Apesar de muitas pessoas acreditarem que se trata de um trabalho estático e repetitivo, ele também exige muita criatividade para encontrarmos saídas e para a resolução de problemas que muitas vezes parecem impossíveis de serem solucionados.

E tudo isso exige produtividade, inevitavelmente. E como sabemos que isso não é algo fácil de ser encontrado o tempo todo, separamos aqui 6 ferramentas em prol da produtividade do programador.

Quer saber quais são elas e como usa-las? Continue lendo o nosso artigo!

Veja ainda o post sobre hospedagem de site barata!

Softwares de organização

Ferramentas como as de gestão de projetos e de tarefas, por exemplo, podem ser de grande ajuda na hora de melhorar a sua produtividade.

Certas ferramentas de gerenciamento de tarefas não apenas ajudam no planejamento de recursos e estimativa de projetos, mas também participam da identificação do problema, além de alterar a prioridade de métodos e recursos de acordo com as circunstâncias disponíveis.

E além de serem uma das 6 ferramentas em prol da produtividade do programador, esses softwares também oferecem diversos outros benefícios, como uma melhor comunicação com os clientes, padronização de processos e o compartilhamento de documentos.

O resultado disso é um trabalho feito com muito mais foco e, consequentemente, mais produtivo.

Você já conhece o nosso serivço de Hospedagem de Site? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, os planos são a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Utensílios visuais da casa

Usar diversos utensílios pode te ajudar muito na hora de ser mais produtivo. Isso porque esses pequenos objetos que aparentemente não possuem muita utilidade, tornam o ambiente mais descontraído.

Isso quebra um pouco da tensão que existe em seu ambiente de trabalho, ainda que você trabalhe na sua própria casa.

É claro que você pode acabar exagerando e os resultados não saírem como o desejado, por isso, saber chegar em um meio termo é importante.

Alguns dos utensílios visuais mais utilizados nesse sentido são as plantas, os porta-retratos e pequenas decorações de mesa que fazem toda a diferença na hora de mudar o seu humor para conseguir produzir mais e melhor.

Eliminar tarefas menos importantes

Quantas vezes você não participou de uma reunião que poderia ter sido apenas um e-mail enviado? A palavra reunião, inclusive, pode ser sinônimo de perda de tempo para muitas pessoas.

Não é de surpreender, pois as reuniões estão entre os principais desperdiçadores de tempo.

A grande questão é que você não pode evitar reuniões, mas há algumas coisas que você pode fazer como reduzir o número de reuniões, definir um limite de tempo para elas ou ter um plano de ação muito bem traçado antes de apenas jogar conversa fora.

Outra importante dica é sempre ter uma agenda antes de marcar uma reunião.

Isso define um caminho claro para a conversa e qualquer pessoa que participe tem a chance de se preparar com antecedência, o que pode acelerar a reunião e torná-la mais eficaz.

Você também pode gostar: Passo a passo para criar um blog

Tenha uma boa comunicação

A comunicação é sem dúvida uma das 6 ferramentas em prol da produtividade do programador mais importantes.

Embora seja recomendável diminuir o número de reuniões, como citamos no tópico anterior, você ainda precisa garantir que as informações fluam perfeitamente dentro de sua equipe.

Por isso, é preciso haver uma plataforma de comunicação comum disponível para todos os membros da equipe de um trabalho.

Isso garante que a comunicação ocorra em um canal e não seja fragmentada em outros. Os softwares de organização, que já foram citados aqui, podem ajudar muito nesse sentido.

Feedbacks

O feeback é uma ferramenta extremamente importante, seja de um líder de equipe para o seu time ou mesmo do cliente para o programador.

Ter pequenos encontros semanais ou quinzenais pode ajudar toda uma equipe a permanecer no caminho certo e fornecer informações sobre o estado atual do projeto, sugestões para alocar melhor o tempo e saber onde se concentrar.

Além de ajudar a melhorar a produtividade, o feedback tem diversos outros benefícios como a motivação de uma equipe, o reconhecimento de erros e a capacidade de aprendizado.

Tudo isso contribui para que os objetivos de uma empresa ou mesmo de um trabalhador freelancer sejam alcançados com mais facilidade.

Leia também: Hospedagem de site gratuita

A pausa

Pode parecer que não, mas a pausa é uma das 6 ferramentas mais eficazes em prol da produtividade do programador. Trabalhar sem parar pode até ser uma boa ideia quando você está sob pressão, mas isso dificilmente vai fazer você produzir com qualidade.

O grande segredo é saber quando fazer suas pausas para relaxar e se distrair.

Cada pessoa tem um tempo e quantidade de pausa que é melhor para sua produtividade.

É claro que ficar distraído por muito tempo pode não ser uma boa ideia, então é importante que você saiba chegar nesse ponto de equilíbrio. Com a pausa você consegue recuperar as energias e voltar muito mais concentrado para o trabalho.

A produtividade é realmente uma faca de dois gumes, que pode te ajudar, mas que também pode fazer com que você se desespere em alguns momentos.

É importante saber lidar com todas essas situações e entender cada momento que você passa como uma oportunidade para tirar alguma lição.

Todas essas 6 ferramentas em prol da produtividade do programador não só podem como devem ser utilizadas em diversas situações diferentes sempre que você achar que precisa ser mais produtivo ou que sua mente precisa funcionar de uma outra maneira.

Ser produtivo o tempo todo não é fácil, mas é necessário principalmente em um tipo de trabalho que exige tanta atenção e ação da sua parte. Use essas ferramentas com sabedoria e você vai perceber que sua rotina de trabalho nunca mais vai ser a mesma.

Gostou de nosso post? Compartilhe: