Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

6 avanços tecnológicos que melhoraram as estratégias de marketing

20/10/2017 às 15:21 Marketing

6 avanços tecnológicos que melhoraram as estratégias de marketing

Os avanços na área de tecnologia têm influenciado bastante o mundo da internet. O mercado tem se adaptado a novas maneiras de se relacionar com clientes e ter sucesso num negócio digital. O marketing digital é uma das fontes de publicidades mais importantes para a empresa atualmente.

Hoje vivemos num cenário em que as coisas mudam muito rápido, a cada dia uma nova ideia surge, a cada dia uma nova tendência é lançada no mercado e adotada por grandes marcas e escritórios de marketing, para firmarem seus posicionamentos dentro do mercado digital.

As estratégias de marketing tendem a se adaptar as novas tendências diariamente. Com as novas tecnologias, também é possível diversificar mais as ações e aplicar melhor um bom plano de ação. Para garantir que a sua empresa tenha sucesso contínuo no mercado, é preciso acompanhar as mudanças cotidianas do mundo do marketing para continuar conquistando ótimos resultados, aplicando ações otimizadas e inovadoras em seu negócio.

Confira algumas tendências que surgiram pelos avanços tecnológicos e ajudam numa estratégia de marketing:

Vídeo Marketing

O conteúdo em vídeo já é realidade no marketing. O Youtube se tornou uma das principais plataformas do mundo. A visualização de vídeos no Facebook também cresceu também nos últimos tempos, que a rede social já anunciou novos investimentos no setor. Com um mercado cada vez mais voltado para o mobile, consumir conteúdo em vídeo é cada vez mais comum, num mundo onde as pessoas acessam à internet por dispositivos móveis como tablets e smartphones.

É preciso atuar nessa área, criando ações interessantes para o seu público, para atrair a atenção de seus potenciais clientes sobre seus produtos e serviços, criando credibilidade oferecendo dicas, vídeos de perguntas e respostas ou tutoriais, podem ser uma boa.

Veja ainda sobre hospedagem de site barata

Mobile Marketing

Já existem mais de 2,6 bilhões de usuários de smartphones no mundo. A previsão para 2020 aponta que este número quase triplicará, chegando a mais de 6 bilhões de usuários. Esses dados provam o por que temos de nos importar com o mobile nas nossas estratégias de marketing digital.

Os smartphones também são usados pela maioria dos usuários para pesquisar por produtos antes de fazer uma compra. Apesar de ter uma taxa de conversão de vendas ainda baixa, investir em mobile marketing é garantia de retorno de investimento.

Mesmo com o ganho de força do mercado mobile, não devemos deixar o mercado tradicional de lado, muitas pessoas fazem compras por computadores ou notebooks, ou seja, as estratégias pensadas para desktop ainda têm importância no mercado digital.

Com os dispositivos móveis, entrou na moda a criação de sites responsivos, que se adaptam a todos os tipos de tamanho de tela, o que fundamental hoje em dia. Observar as tendências do mobile marketing podem lhe garantir novos clientes e principalmente novos canais de comunicação para fazer com que novas pessoas conheçam sua empresa e comprem seus produtos.

Transmissões de vídeo ao vivo

O que era impensável fazer com o celular antigamente, hoje já é bastante comum. As transmissões ao vivo, popularmente conhecidas como “live”, já estão disseminadas em redes sociais como o Facebook e em sites de vídeos como o Youtube e seguem ganham popularidade com os mais diversos tipos de conteúdo, como dicas e informações para nichos variados.

Diferente de antigamente, hoje as pessoas querem criar uma conexão com suas marcas e empresas favoritas, independente da área de atuação. Os internautas estão mais ativos e acompanham diariamente as novidades, os bastidores da empresa e conhecem a história do empreendimento.

Realizar transmissões ao vivo em lançamentos ou simplesmente para tirar dúvidas dos seus clientes pode gerar novas oportunidades para seu negócio e também estreitar a relação com o cliente, tornando uma avaliação sobre as necessidades dos consumidores mais viável e assertiva. A maioria das marcas usam as transmissões ao vivo para postar conteúdos atuais e narrar alguma novidade em tempos reais para os clientes. O vídeo aliado a outros tipos de conteúdo é uma ferramenta poderosa para conquistar o mercado digital.

Otimização de SEO

O marketing digital ganhou uma excelente técnica para otimizar seus conteúdos. O já conhecido SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de métodos que fazem com que uma página de um site possa ranquear melhor nos sites de busca.

Montar uma estratégia de SEO e se atentar a ela é essencial para conseguir bons resultados em sua estratégia de marketing digital. Com os avanços tecnológicos, esse simples conjunto de métodos consegue otimizar seu conteúdo para que ele esteja visível e em destaque para milhões de internautas.

Porém para que isso seja feito corretamente é preciso uma pesquisa de palavras chaves e para isso você vai precisar saber utilizar uma ferramenta como o Ubersuggest.

Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Essas duas novas tendências são muito importantes para o marketing digital. A realidade virtual consiste em inserir as pessoas dentro de um ambiente. Por exemplo, assistir ao jogo de futebol na TV com um dispositivo de realidade virtual, te coloca dentro do estádio. A realidade aumentada já é um pouco diferente. Essa tecnologia só interfere na experiência do usuário no mundo real. Por exemplo, o game Pokémon Go, mostrou o poder dessa tecnologia ao apresentar para pessoas pokémons em locais públicos, visíveis através da tela de um smartphone.

Com essas tecnologias e dependendo do seu tipo de negócio é possível criar ações de marketing para inserir seus clientes em ambientes que destaquem seus produtos ou serviços.

Novos recursos em redes sociais

Os internautas estão cada vez mais ativos na rede social. Cada vez mais essas redes aprimoram e lançam novos recursos inovadores para se tornarem mais interativas. O ‘Stories’, por exemplo, é um recurso que atualmente todas as principais redes sociais possuem, mas que começou no Snapchat. Atualmente, o Instagram e o Facebook também já possuem. A estratégia consiste em postagens de vídeos e fotos em tempo real que apagam conforme você coloca mais conteúdo.

Com isso é possível mostrar o dia a dia de sua empresa e fazer com que seus clientes fiquem por dentro dos bastidores.  

Gostou? Baixe o Ebook Como alavancar o meu Negócio. Conheça os planos da ISBrasil para o registro de domínio.

Gostou de nosso post? Compartilhe: