Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 maneiras de ter um site mais responsivo

12/07/2019 às 14:17 Ajuda

5 maneiras de ter um site mais responsivo

Todos que possuem um site sabem da importância que é receber mais visitas. É basicamente isso que faz com que você gere leads, faça vendas e gere lucro com o seu negócio.

As visitas são o melhor medidor de sucesso ou não de seu site e por isso devem ser uma preocupação primordial para você.

E com o número de dispositivos com que as pessoas podem acessar um site, é necessário se certificar de que elas terão uma versão otimizada dele para cada um desses dispositivos.

Pensando em suas necessidades atuais, preparamos uma lista de 5 maneiras de ter um site mais responsivo.

Confira também o texto sobre hospedagem de site barata!

Confira tudo o que você pode fazer para manter uma boa experiência com seus visitantes. Mas antes de entrarmos na nossa lista, você sabe o que é um site responsivo?

O que é um site responsivo?

Podemos dizer que a criação de um site responsivo utiliza diversos elementos flexíveis para que ele possa ser acessado em diferentes plataformas.

Esses elementos incluem o layout, as imagens, os textos e qualquer outro elemento que faça parte da sua página. O grande objetivo aqui é criar um site que detecte o tamanho da tela de quem está o visitando e se adeque a isso.

A necessidade de existirem sites responsivos surgiu ao mesmo tempo em que diferentes tipos de mídia se proliferaram.

Se há 10 anos atrás era comum que as pessoas acessam sites apenas a partir de seus desktops, a realidade hoje em dia é muito diferente. Já existem muitos casos em que um site recebe mais visitas por dispositivos móveis do que por desktops e isso tende a crescer cada vez mais.

Você já conhece o nosso serviço de Hospedagem WP? O Serviço de Hospedagem com WordPress é apartir de R$29,90 mensais. Confira as vantagens!

5 maneiras de ter um site mais responsivo

Agora que você já aprendeu o que é e por que é tão importante ter um site que se adeque aos diversos tipos de dispositivos existentes, vamos falar sobre as 5 maneiras de ter um site mais responsivo. Elas são:

  • Analise o que pode ser melhorado
  • Preste atenção no layout
  • Tome cuidado com as imagens
  • Produtores de conteúdo também tem que participar
  • Mantenha sua equipe unida

Vamos falar sobre cada uma delas com mais profundidade para que você entenda como esses pontos podem te ajudar.

Analise o que pode ser melhorado

Antes de analisar qualquer elemento para o tornar responsivo, é necessário ter um panorama geral do seu site.

O que pode ser melhorado? Quais são os lugares que geram mais cliques? E quais geram mais conversões? Como esses botões irão aparecer em outros tipos de dispositivo?

Tudo isso deve ser muito bem pensado antes de você simplesmente transformar o seu site para outra plataforma. Com toda essa análise, você consegue ter uma ideia muito clara de possibilidades para deixar seus visitantes mais à vontade para visitar sua página quando quiserem.

Preste atenção no layout

Ao criar um site responsivo ou tornar o seu site responsivo, o primeiro elemento a ser examinado é o layout.

Quando estiver satisfeito com a versão não responsiva, basta fazre apenas e pequenas alterações no código para torna-lo responsivo. Quando você realiza essa divisão, tudo fica mais fácil, já que é muito mais simples se concentrar em uma tarefa por vez.

Existem muitas outras coisas que tem que ser levadas em conta na hora de fazer um layout responsivo para o seu site.

Um erro bastante comum é, por exemplo, botões que não aparecem tão claros nas versões para dispositivos móveis do seu site, ou mesmo botões que desaparecem ou ficam ocultos.

Isso fica pior ainda quando esses botões são importantes, como chamadas para vendas ou mesmo para agregar leads. É exatamente por isso que você deve prestar muita atenção no layout.

Tome cuidado com as imagens

Muitas pessoas acreditam que apenas o layout é o suficiente para que o site se torne totalmente responsivo, o que não é verdade.

É necessário que você preste atenção na formatação das imagens e se elas também podem se modificar de acordo com o dispositivo que está sendo usado.

Uma imagem fora de tamanho pode fazer com que muitas pessoas desistam do seu conteúdo. E é por isso que essa é uma das maneiras mais importantes de ter um site mais responsivo.

Você também pode gostar: Dicas de SEO para Wordpress

Produtores de conteúdo também tem que participar

Quando falamos que todos os elementos do site devem ser responsivos, queremos dizer todos mesmo. É por isso que a estrutura de um texto também não pode ficar de fora.

Todos aqueles que escrevem e produzem conteúdo também precisam pensar em como o site pode melhorar através do seu trabalho. Isso fica muito claro quando pensamos que é exatamente atrás desse conteúdo que todos os seus leitores vêm.

E se ele não for responsivo, ter outros elementos não vai adiantar tanto. Então, busque usar frases curtas, sentenças claras e estruturas de texto que sejam amigáveis e fáceis de serem lidas. Você vai perceber que isso gera muito resultado.

Mantenha sua equipe unida

Por último, mas não menos importante, não há como falar da união de sua equipe como um todo como uma ótima maneira de ter um site mais responsivo.

Se os designers fizerem um ótimo trabalho, mas não deixarem espaço suficiente para que haja uma boa estrutura de conteúdo, todo esse trabalho irá por água abaixo.

O mesmo pode acontecer com diferentes tipos de profissionais de todo tipo. E é exatamente por isso que todos devem estar em sintonia. Essa é a melhor forma de fazer o site realmente crescer.

Leia também: Hospedagem com Wordpress

E aí, o que você achou dessas 5 maneiras de ter um site mais responsivo? Existem muitos detalhes que devem ser levados em conta, muitos deles que você provavelmente nem imaginava que eram tão importantes.

Porém, em tempos em que os acessos por smartphones e tablets têm crescido exponencialmente, é importante se adaptar às novas realidades do mercado.

É dessa forma que você consegue manter o seu negócio firme na internet e, mais do que isso, consegue se projetar para crescer.

Gostou de nosso post? Compartilhe: