Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 maneiras de acelerar o carregamento do seu site

20/01/2020 às 13:34 Ajuda

5 maneiras de acelerar o carregamento do seu site

Entre todas as coisas que fazem um usuário decidir se quer continuar ou não acessando o seu site, a velocidade está no topo delas. Por isso é tão importante para o marketing digital.

Isso não é algo novo, mas que vem se tornando cada vez mais frequente, uma vez que cada nova geração se torna mais exigente e menos paciente com coisas que demoram a carregar na internet.

Pensando nisso, separamos 5 maneiras de acelerar o carregamento do seu site. Mas antes, é necessário falarmos mais um pouco sobre por que isso é tão importante.

Confira também o texto sobre hospedagem de site barata!

Por que um site rápido é importante?

Antes de falarmos diretamente sobre as 5 maneiras de acelerar o carregamento do seu site, é muito importante entendermos as razões que fazem a rapidez ser um fator fundamental.

Para isso, separamos 3 tópicos que podem resumir muito bem essa importância.

  • · Melhora a experiência dos usuários
  • ·Ganha pontos de SEO
  • ·Atrai investidores

Vamos falar sobre cada um deles de maneira separada para que você entenda sua importância.

Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site. O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, com valores a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral).

Melhora a experiência dos usuários

Ao criar um site é preciso levar em conta a experiência do usuário. Sites lentos acabam por afastar quem o acessa.

Quanto mais rápido, maiores são as chances de o usuário ter uma experiência positiva dentro do seu site.  

Ganha pontos de SEO

SEO tem a ver com a otimização do site e uma das estratégias é justamente a de tornar o carregamento das páginas mais rápido.

Portanto, se isso funciona bem dentro do seu site, as chances de você ganhar pontos de SEO são maiores e isso resulta em um bom posicionamento nos mecanismos de busca. 

Atrai investidores

Por fim, se você tem um site bem posicionado e com uma experiência de usuário positiva é normal que isso atraia novos investidores.

Leia também: Como criar um blog

5 maneiras de acelerar o carregamento do seu site

Agora que você já sabe quais são as vantagens e por que é tão importante ter um site rápido, podemos finalmente citar as maneiras de acelerar seu carregamento, que são:

  • Otimize suas imagens
  • Compacte e combine arquivos
  • Atenção com o cache
  • Cuidado com o excesso de plug-ins
  • Faça testes de velocidade

Otimize suas imagens

Uma das etapas mais básicas para um site mais leve e rápido tem a ver com a otimização das imagens. Sempre que possível suba imagens compactadas, afinal você não precisa de um arquivo com 5MB, certo?

Quanto mais pesado esses arquivos forem, mais lento será o carregamento das páginas, portanto utilize sempre imagens com tamanhos reduzidos.

Compacte e combine arquivos

Uma outra boa maneira de acelerar o carregamento do seu site é através da combinação de arquivos, ou então no ato de compactar alguns deles.

Os arquivos em HTML, CSS e JavaScript são um exemplo. Eles são extremamente importante dentro de um site, pois são eles que determinam a sua aparência.

No entanto, muitas vezes sobram códigos, ou seja, formatações desnecessárias e confusas que não são usadas.

Como todo código desnecessário aumenta o tamanho da sua página e também de carregamento é importante que você elimine ou compacte essas formatações, como espaços extras, quebras de linha e recuo.

Isso acaba por garantir que a suas páginas sejam mais simples e rápidas.

Você também pode experimentar combinar alguns arquivos, literalmente. Muitos sites são criados a partir de arquivos CSS e JavaScript, então por que não otimizar e juntar tudo em um único arquivo?

Atenção com o cache

Todos os navegadores armazenam o cache de páginas e sites visitados recentemente. Esse é um processo que acelera muito a velocidade de carregamento das páginas.

Isso quer dizer que quando um usuário visita o seu site é exibida uma versão em cache, ou seja, algo que já estava armazenado e pronto para ser carregado.

Os navegadores salvam todas essas solicitações afim de realmente melhorar a velocidade de carregamento dos sites. No entanto, quando há alguma alteração na versão do seu site é comum que o carregamento seja mais lento, pois será necessário a criação, por parte do navegador, de um novo cache.

Cuidado com o excesso de plug-ins

Você realmente necessita de todos os plug-ins que estão instalados? Essa é uma pergunta importante que precisa ser feita com frequência por quem adora novos plug-ins, pois o excesso desses pode tornar o carregamento de páginas mais lento, comprometendo o desempenho do seu site. Portanto, baixe apenas o necessário e indispensável.

Você também pode gostar de: Hospedagem de site gratuito

Faça testes de velocidade

Por outro lado, ao criar um site você pode fazer testes de velocidade para medir se há uma demora considerável no carregamento ou não das suas páginas. Leve em conta que qualquer coisa acima de 3 segundos já é muito.

Para isso existem hoje diversos aplicativos que medem a velocidade, e mais do que isso, identificam possíveis problemas e oferecem respostas para que você consiga resolvê-los e assim acelerar o carregamento das suas páginas.

A verdade é que muitas pessoas esquecem desse detalhe, pois isso é algo que acaba por interferir apenas na experiência do usuário.

No entanto, é justamente o usuário que precisa ter uma experiência positiva no acesso ao seu site. Por isso, para evitar problemas, regularmente teste a velocidade de carregamento para conferir se não há nada errado. 

E você, o que achou dessas 5 maneiras de acelerar o carregamento do seu site? Existem com certeza muitas outras formas de fazer com que seu site fique mais rápido e possa ter diversos benefícios como a atração de investidores e um melhor posicionamento nos mecanismos de pesquisa.

Ainda assim, as 5 maneiras que citamos aqui podem ser um ótimo ponto de partida para que o seu site deixe de ser um simples projeto seu e comece a tomar proporções de um verdadeiro negócio. Afinal, esse é o objetivo de todos nós.

Gostou de nosso post? Compartilhe: