Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 habilidades que todo profissional de TI deve ter

05/04/2019 às 08:12 Ajuda

5 habilidades que todo profissional de TI deve ter

No mercado atual, as habilidades podem ser tanto técnicas (hard skills) como comportamentais (soft skills). É preciso saber mesclá-las para encontrar as habilidades que um profissional dever ter.

E quando se trata de TI (tecnologia da informação), isto é ainda mais importantíssimo.

Nesse texto, vamos falar em sua maioria de soft skills, habilidades comportamentais que podem ser adquiridas por qualquer profissional de TI com a prática.

Por não precisarem de diploma ou certificação, o que mostra se um profissional desenvolveu uma habilidade ou não é a sua experiência e a rotina.

Aliado a isto, existem hard skills, habilidades técnicas que não são necessariamente essenciais para se tornar um profissional de TI, mas que são importantíssimas para se destacar no mercado.

As empresas não focam mais em funções técnicas, elas escolhem profissionais mais completos. Esse é o motivo das dinâmicas de grupos em processos seletivos, ter uma ideia de como os profissionais trabalham.

Em outras palavras, saber como eles se relacionam como uma equipe, como eles lidam com a pressão, etc. Confira abaixo a nossa lista de habilidades bastante valorizadas pelas empresas que todo profissional de TI precisa ter atualmente:

Pode te interessar saber sobre !

Ser um autodidata

Essa habilidade também significa que, de certa forma, você é um profissional proativo. Ser autodidata na área de TI é essencial atualmente.

E na era digital não é difícil encontrar conteúdo, seja ele gratuito ou pago, que nos possibilite aprender sobre qualquer coisa e com TI não é diferente.

Além de certificações e diplomas, as empresas valorizam os profissionais que sabem fazer na prática.

O que eu quero dizer com isso? Bom, por mais que você não tenha um curso sobre tal área de TI no currículo, o importante para uma empresa é que você mostre que sabe trabalhar naquela área.

As empresas gostam dos profissionais que não se prendem a faculdades e cursos técnicos. Fora que ser autodidata, revela que você tem capacidade de aprender sozinho.

Em outras palavras, se a empresa lhe indicar as ferramentas corretas, muito provavelmente você irá dominá-las em pouco tempo. Isso é garantia de uma carreira na área de TI.

Boa relação com uma equipe

Essa é uma habilidade primordial! Quem não trabalha bem em equipe não consegue ter uma carreira atualmente.

Nem sendo empregado, nem sendo empreendedor, com a internet o contato com outros profissionais é inevitável e é preciso saber lidar com eles.

O convívio em grupo tende a trazer conflitos, isso é natural, mas é preciso saber lidar com estes momentos.

Geralmente, as empresas avaliam isto em dinâmicas, separando candidatos em grupos e colocando-os sob pressão para ver como eles reagem.

A boa relação profissional em trabalhos em grupo pode ser adquirida através da rotina. Busque por projetos que envolvam outros profissionais e entenda como a área de TI funciona.

Assim, você saberá como reagir e evitar um conflito maior que pode atrapalhar todo um projeto e trazer para você toda a culpa pelas falhas.

Ser um bom líder!

Ter a habilidade de liderança é muito valorizado pelas empresas. E um líder se caracteriza por um profissional que consegue motivar uma equipe, delegar tarefas, acompanhar o andamento de projeto e tomar decisões assertivas.

Sim, é muita coisa! Por isso ser um bom líder é algo bastante valorizado no ambiente corporativo.

Não é qualquer um que tem a capacidade de gerir projetos de TI. Então, é uma boa que você adquira essa habilidade.

É lógico que existem profissionais que já possuem essas habilidades e só as reforçam, mas elas podem ser desenvolvidas por qualquer um.

Ser bilingue!

Não é preciso saber outra língua para trabalhar com TI, mas ser bilingue abrirá muitas chances para você no mercado.

Como muitos materiais dessa área estão em inglês, saber esse idioma pode ser um grande upgrade no seu currículo.

Confira também: Melhor hospedagem de Site.

E caso você já domine o inglês, por que não aprender outro idioma? A internet fez com que o mercado seja global.

Empresas brasileiras estão sempre buscando parcerias internacionais e dominar outras línguas pode facilitar o contato, e consequentemente, o desenvolvimento de novos projetos. Ser fluente em vários idiomas pode lhe gerar chances únicas no mercado.

Saber se comunicar

A comunicação tem um grande poder no mundo atual. E um profissional de TI pode trabalhar com muitas pessoas para desenvolver projetos precisa saber se comunicar.

Aliado a habilidade de trabalho em equipe, ter uma boa comunicação é essencial. Aliás para se relacionar bem com um grupo é fundamental saber se comunicar.

Existem pessoas muito tímidas na área de TI, então o fato de você se comunicar bem pode ser um grande diferencial do seu trabalho.

E se você fizer parte do grupo dos tímidos, busque ir se soltando dia após dia e em pouco tempo, você perceberá que já está conseguindo se comunicar melhor.

Essa é a habilidade mais fácil de ser adquirida. Como temos que falar diariamente, basta desenvolver nossa fala além do nosso grupo, busque conversar com todo mundo, não tenha vergonha de falar sobre o seu trabalho, rebater ideias, você perderá o medo e o receio de se comunicar em pouco tempo.

Conclusão

Todas as habilidades podem ser desenvolvidas na sua rotina de trabalho. Com a percepção para a mudança, você logo começará a notar que o seu jeito mudou.

E isso irá aumentar suas chances de passar em processos seletivos e também de conseguir jobs freelancer, caso esteja partindo para o empreendedorismo em TI.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: