Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 estratégias para uma loja online eco-friendly

24/03/2020 às 16:03 Loja Virtual

5 estratégias para uma loja online eco-friendly

O conceito de eco-friendly está cada vez mais em voga e adotá-lo na sua empresa pode fazer com que você ganhe novos clientes, gerando interesse dentro dos núcleos que partilham essa visão ecológica. Venha conhecer 5 estratégias para ter um espaço de comércio eletrônico eco-friendly.

O número cada vez maior de lojas online no Brasil demonstra bem como o povo brasileiro se tem rendido às oportunidades do empreendedorismo digital.

A procura pelo dropshipping no Brasil como forma de iniciar um novo negócio nesse país não é uma novidade de agora. Ao longo dos últimos anos, o crescimento desse setor tem sido bem evidente, sendo que, apenas em 2019, se atingiu um crescimento de perto de 40%.

Apesar da procura contínua ser motivada pelo cenário econômico do país, onde ainda existem valores bem elevados de desemprego e emprego precário, a verdade é que os resultados nem sempre cumprem as expetativas dos empreendedores.
A grande saturação do mercado digital, bem como a tendência dos consumidores para comprar nas marcas com as quais já estão familiarizados, torna muito complexa a gestão da concorrência e dificulta todo o processo, gerando grandes dificuldades no permear dos meios digitais e na obtenção do sucesso.

Vários passos são fundamentais para você conseguir que a sua marca chegue até aos consumidores e os cative. Desde os primeiros alicerces de sua marca, passando pela promoção da mesma e pelos seus conteúdos, tudo será importante para conseguir dar expressão à sua empresa.

Neste momento, uma das formas de fazê-lo é apostando numa das tendências do momento: o pensamento eco-friendly. Este tipo de pensamento significa, fundamentalmente, apostar nas novas visões ecológicas e sustentáveis, respeitando-as e promovendo-as.

Conheça 5 estratégias para uma criar uma loja online eco-friendly, que atraia os consumidores que adotam, também, esse estilo de vida.

Pode te interessar saber sobre hospedagem de site barata!

1. Integre produtos ecológicos na sua loja online

O pensamento ecológico e vegan é, cada vez mais, uma tendência. Assim, mesmo que sua loja online não se dedique exclusivamente a esse tipo de produtos, será sempre bom que os integre e os destaque.

Se for uma loja de produtos alimentares, você pode criar uma subcategoria específica, dedicada a vegetarianos e vegans.

Outras lojas, podem ainda integrar, por exemplo, cosméticos animal cruelty free, maquilhagem vegan ou produtos ecologicamente sustentáveis, como escovas de dentes e escovas de cabelo em bambu ou cadernos feitos com folhas recicladas.

2. Adote (e partilhe) medidas sustentáveis

As ideias relacionadas com a sustentabilidade – como o movimento desperdício zero – podem ser adotadas e partilhadas com os seguidores de uma marca.

Além de ser positivo, nos termos do contacto com o cliente, dando conta do que se passa no backstage empresarial; esse tipo de conteúdos sobre as medidas e a atividade de uma loja online pode também contribuir para o seu marketing digital.

A ideia a passar aos seus consumidores é a de que a sua empresa respeita a regra dos 5 R’s (rethink, refuse, reduce, reuse and recicle ou, em português, repensar a necessidade, recusar o excessivo, reduzir consumo e ações nocivas, reutilizar produtos e reciclar).

A adoção e partilha deste tipo de ideias é muito valorizada por alguns consumidores e pode melhorar o posicionamento da sua loja online.

3. Crie conteúdos sobre sustentabilidade

Além de partilhar as suas opiniões, o seu posicionamento e a sua ação no que diz respeito ao meio ambiente, é ainda importante que se dirija diretamente ao consumidor com conteúdos que visam a sustentabilidade.

A apresentação de textos ou vídeos onde apresente alguns dados importantes sobre o consumo e o meio ambiente ou sobre as vantagens dos seus produtos para a sustentabilidade pode fazer com que se renove o interesse do consumidor na sua marca.

4. Use o ambiente na promoção da sua loja

Para ajudar o ambiente e, em simultâneo, promover a sua loja online, pode adotar uma política de defesa ambiental nas imagens e textos que usa para promover o seu negócio.

Esta postura irá ajudar, por um lado, a tornar a loja mais relevantes, agindo como SEO e, por outro, fará com que esteja a ajudar na passagem de uma importante ideologia para a defesa do nosso planeta.

5. Alie-se a entidades relacionadas com o ambiente

O networking faz parte do trabalho digital do século XXI e, por vezes, esta é a melhor forma de conseguir furar as lógicas do saturado mercado varejista online.

Procure parceiros na área do ambiente e veja, com estes, como podem trabalhar em conjunto, para que ambas as partes obtenham melhores resultados.

Muitas vezes, ao aliarem-se em projetos, as marcas e as entidades relacionadas com a sustentabilidade conseguem encontrar campanhas de grande interesse, que resultam de forma positiva para todos os envolvidos: marcas, consumidores, causas ambientais e até mesmo causas sociais.

Um bom exemplo foi a medida de recolha de roupas usadas em estado de reutilizar para ceder a pessoas carenciadas que a H&M promoveu recentemente.

Gostou de nosso post? Compartilhe: