Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 erros comuns ao trabalhar com imagens

16/07/2019 às 19:17 Ajuda

5 erros comuns ao trabalhar com imagens

Quem trabalha com imagens na internet sabe que esse é o grande chamariz para novos cliques. Seja para uma postagem em uma rede social ou dentro do próprio site as imagens devem sempre ser atrativas para os ledores.

Possuir relação com o tema, ter uma qualidade boa, um tamanho adequado é fundamental.

Portanto, não basta subir uma imagem e esperar que ela por si só seja relevante. É importante tomar alguns cuidados para fazer a escolha certa.

Confira os 5 erros comuns ao trabalhar com imagens e como isso pode ser prejudicial para as suas publicações. Veja também algumas dicas de como melhorar e usar boas imagens.

  • ·Baixa qualidade
  • ·Filtros exagerados
  • ·Extensão do arquivo
  • ·Imagens muito pesadas
  • ·Direitos autorais

Leia ainda sobre hospedagem de site barata em nosso blog!

Baixa qualidade

O maior erro é escolher imagens com baixa qualidade. Só isso já é o suficiente para espantar novos leitores.

Imagens distorcidas, com baixa resolução ou que possuem pixels muito grandes acabam afastando boa parte dos usuários. Isso ocorre porque imagens com baixa qualidade costumam passar também uma imagem de não profissionalismo.

A dica que podemos dar aqui é sempre tomar cuidado com a qualidade quando for colocar alguma imagem no seu site.

Você já conhece o nosso serviço de Hospedagem de Site? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, com preços a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Filtros exagerados

O exagero quase nunca é algo positivo. E os filtros não são uma exceção. Apesar de trabalhar com um editor de fotos ser uma boa ideia, como ainda vamos falar mais adiante no texto, é necessário tomar alguns cuidados básicos.

E saber dosar filtros para as imagens não ficarem exageradamente laranjas, azuis, claras ou escuras, é muito importante.

O cuidado precisa ser grande para a sua edição de imagens não ter uma cara de “amadora”, já que isso também acaba afastando muitos visitantes.

Extensão do arquivo

Questões técnicas como a extensão do arquivo também devem ser levadas em conta o tempo todo.

Pesquise muito bem quais são os formatos que são aceitos pela plataforma que você usa para saber se não terá nenhum tipo de problema.

Outra coisa importante que deve ser pesquisada antes de publicar qualquer imagem em seu site, é saber se esse formato é convertido e se a imagem não sofre alterações na qualidade. Isso pode nos levar ao primeiro erro comum ao trabalhar com imagens que citamos aqui.

Imagens muito pesadas

Utilizar imagens muito pesadas também é algo que pode prejudicar seu site de diversas maneiras. Primeiramente porque a experiência dos usuários acaba sendo diminuída, já que hoje em dia a paciência do público tem ficado cada vez menor.

Além disso, você também acaba esbarrando em questões de SEO, já que a velocidade do seu site é um dos fatores que o Google leva em conta na hora de ranquear.

Nossa dica é utilizar softwares que diminuam o tamanho das imagens sem que haja perda de qualidade. Isso é amplamente utilizado e muito útil para melhorar a velocidade do seu site.

Você também pode se interessar: Passo a passo para criar um blog

Direitos autorais

Outro erro comum ao trabalhar com imagens é simplesmente pesquisar no Google sobre determinado assunto e não saber de onde essa imagem veio ou se ela possui direitos.

Isso pode ser considerado roubo de propriedade intelectual e pode inclusive gerar problemas jurídicos para o seu site, além de você também correr o risco de perder credibilidade.

A dica que podemos dar é sempre buscar em bancos de dados gratuitos, onde todas as imagens que ali estão, com certeza podem ser utilizadas por você.

Além disso, também é possível investir em uma mensalidade para acessar bancos de dados mais robustos e que oferecem muito mais opções para utilizar em seu site.

Dicas finais

Entender quais são os erros mais comuns ao trabalhar com imagens que as pessoas cometem é muito importante, pois é assim que você aprende a evita-los e fazer com que a experiência dos leitores das suas páginas seja cada vez melhor.

Mas sempre há o que melhorar, por isso separamos mais algumas dicas que consideramos essenciais para ajudar na questão das imagens.

Use um editor de fotos

Como já falamos anteriormente, usar um editor de fotos é sempre uma boa ideia. Existem diversas opções pela internet, tanto pagas quanto gratuitas e que possuem uma enorme gama de opções para que você possa editar as suas imagens da maneira que mais for adequada ao seu site.

Isso também é importante quando você utiliza imagens próprias e que pode colocar marca d’água para evitar o roubo da sua propriedade intelectual.

Escolha imagens coerentes com o tema

O seu site possui identidade assim como a sua empresa. E ao mesmo tempo em que as cores, a fonte e tudo esteja em perfeita sintonia, as imagens também precisam estar.

Portanto, escolha sempre imagens que tenham a ver com o tema do seu site. Você pode ir além, escolhendo as que mais se encaixam em seu estilo de escrita ou dos seus produtos. Isso é algo extremamente importante e que deve ser levado em conta.

Leia também: Hospedagem gratuita de site

Faça cursos

Para que tudo isso dê certo, também colocamos como dica final fazer cursos de edição de imagem.

Isso porque você acaba aprendendo a pensar as imagens do seu site ou blog como uma parte de um produto e não apenas como um elemento separado.

Conhecimento nunca é demais e você pode ter certeza que esse tipo de curso trará muitos benefícios para você.

Esses são os erros mais comuns ao trabalhar com imagens. Fique atento na hora de filtrar as imagens que vai usar na internet, preze pela qualidade, sempre! Esse é primeiro passo para escolher boas imagens.

Além disso escolha sempre aquela que mais tem relação com a mensagem que você está querendo passar, é justamente isso que vai gerar ainda mais engajamento, essa combinação de imagem de qualidade com uma temática interessante e relevante.

Gostou de nosso post? Compartilhe: