5 cases de sucesso do uso de chatbots

18/08/2018 às 10:40 Redes Sociais

5 cases de sucesso do uso de chatbots

Os chatbots são uma das principais tendências do mercado de tecnologia para os próximos anos.

Muitas empresas já saíram na frente e tem mostrado o poder dos chamados “robôs virtuais” e é sobre isso que vamos falar neste artigo.

Essas ferramentas são criadas através de inteligência artificial e por isso conseguem substituir a comunicação com humano, sendo capazes de tirar dúvidas de clientes e promover uma interação mais objetiva com os consumidores.

O serviço não está sendo aplicado apenas no meio de telemarketing, ele também vem sendo bastante utilizado em redes sociais de empresas e chats online.

E o melhor disso tudo: na maioria das vezes, os chatbots conseguem resolver os problemas sem a necessidade de interferência humana.

A razão dessa nova ferramenta ser considerada uma tendência no mercado é que ela já mostrou que pode promover a melhora de resultados em empresas de diversos setores do mercado.

Em muitas delas, o chatbot já é usado como a principal ferramenta de atendimento ao cliente, sendo um verdadeiro SAC, que consegue facilitar e agilizar o contato com os clientes, resolvendo as solicitações e diminuindo as reclamações dos consumidores.

E como nos dias atuais, se preocupar com a experiência do usuário é uma das principais preocupações das empresas, os chatbots se tornaram grandes aliados.

Os robôs virtuais já mostraram que podem ser a peça chave para melhorar a conversão de leads, fechar mais vendas e acabar com a insatisfação por parte de clientes.

Automatizar o serviço de atendimento também é essencial para empresas já que o custo para manter o setor funcionando com profissionais humanos é bastante alto e muitas vezes não tem os resultados esperados.

Bom, depois de falarmos um pouco mais sobre as características e as vantagens dos chatbots é hora de mostrarmos a você, alguns exemplos de cases de sucesso de empresas que já implementaram os robôs virtuais, confira:

Uber

O Uber é uma empresa americana, logo as principais novidades da empresa são lançadas nos Estados Unidos.

Entre as principais atualizações do aplicativo nas terras do Tio Sam está o uso do chatbot.

Agora é possível chamar um Uber através do Facebook Messenger, sem se quer precisar entrar no aplicativo da empresa.

Isso se tornou possível com o uso de um chatbot que consegue estabelecer uma comunicação entre o usuário e os motoristas mais próximos.

A adoção do robô virtual na Uber é um grande sucesso. A ideia é que os usuários possam utilizar o serviço em várias situações como, por exemplo, chamar um Uber pelo computador quando se está longe ou com o celular sem bateria, entre outras situações.

Itaú

Há pouco tempo, o banco Itaú implementou o seu primeiro chatbot, o assistente virtual Alaor. O robô funciona como um consultor financeiro para os clientes do banco.  

Através do chat do Facebook Messenger, os clientes podem utilizar a ferramenta para receber dicas de economia financeira e de realização de investimentos.

Ao iniciar uma sessão com o Alaor, o usuário receber diversas dicas, como por exemplo, como economizar dinheiro para viajar.

E o melhor de tudo é que o chatbot baseia as dicas de acordo com o histórico de movimentações realizadas pelo cliente.

Dessa maneira, o banco pode indicar e oferecer soluções personalizadas para cada momento, investindo em ações específicas combinando o uso do assistente virtual Alaor com uma equipe de atendimento humano.

Baixe já o Ebook “Dicas de Como Prospectar Clientes”

eBay

O eBay é um dos maiores sites de varejos do mundo e também usou o Facebook Messenger para implementar o seu primeiro chatbot.

O robô virtual da empresa tem a capacidade de levar o cliente a encontrar ou a definir qual produto deseja comprar.

O serviço funciona de maneira semelhante a barra de pesquisa do próprio site com a diferença que oferece uma comunicação mais pessoal, personalizada e que melhora a cada interação com o usuário.

É possível até enviar imagens em vez de texto para o chatbot da eBay que ele consegue fazer uma busca personalizada e oferecer opções para a compra do cliente. Genial!

Confira quais são os cinco passos para montar uma loja virtual.

NBC

A rede de comunicação americana NBC lançou recentemente seu primeiro chatbot e aproveitou o potencial do aplicativo Slack nos Estados Unidos para aumentar o poder da ferramenta.

Usado por mais de dois milhões de usuários diariamente, a NBC lançou um chatbot que entrega as principais notícias do dia pelo Slack.

O uso da ferramenta possibilita aos usuários a receberem e acompanharem tudo o que está rolando no mundo em tempo real.

Isso é de grande valia principalmente para profissionais que usam o Slack no trabalho.

Dessa forma, é possível centrar tudo no aplicativo, evitando alternar com e-mail e aplicativos de notícias para ficar por dentro de tudo.

De acordo com a própria empresa, é preciso levar o conteúdo diretamente para o público, identificando onde estão os usuários para atingi-los em cheio.

Sephora

A rede de perfumes e maquiagem Sephora implementou um chatbot através de uma parceria com o Kik, aplicativo de mensagens instantâneas bem popular nos Estados Unidos.

O robô virtual da empresa presta um atendimento personalizado para os clientes.

Funciona assim: o cliente deve primeiro responder a um questionário online e a partir daí, o assistente virtual passar a dar as primeiras sugestões de cosméticos e perfumes que possam atender melhor a necessidade de cada usuário.

O consumidor ainda tem a facilidade de poder realizar a compra dos produtos pelo próprio Kik sem precisar entrar na loja da Sephora.

Como complemento, o chatbot da empresa também oferece a clientes tutoriais sobre perfumes e maquiagem para estreitar o relacionamento e gerar mais confiança e credibilidade.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: