Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Dicas rápidas para fazer um e-mail marketing de sucesso

09/03/2017 às 14:16 Email Marketing

Dicas rápidas para fazer um e-mail marketing de sucesso

Dicas rápidas para fazer um e-mail marketing de sucesso

Promover uma campanha de sucesso usando e-mail marketing pode parecer fácil, mas é algo desafiador que não dá para fazer de qualquer jeito. Afinal, quando a conversão funciona, você consegue ótimos clientes. Mas, então, como dar um jeito para ter muitas vantagens com essa ferramenta? Confira 16 dicas rápidas para fazer um e-mail marketing de sucesso!

Veja também nosso post: Passo a Passo para criar um blog

16 dicas rápidas para um e-mail marketing de sucesso

Seja simples, direto e ‘’forte’’

Uma vez que os assinantes abrem seu e-mail ou clicam na sua página de destino, você tem poucos segundos para capturar sua atenção. Portanto, não use palavras difíceis ou jargão técnico que a massa não entenderá. Em vez disso, escreva como se estivesse falando com um amigo. Mas, ao mesmo tempo, mantenha o seu conteúdo poderoso e ao ponto de agarrar e manter o interesse dos leitores. Foque no menos é mais, sendo simples, direto e com um forte conteúdo!

Deixe sua mensagem leve e pouco engessada

Não oprima os leitores com longos parágrafos, cópias, textões e diversas referências. Quebre o texto com subtítulos, listas (bullet points) e frases que possam ser lidas e compreendidas rapidamente, divulgando a mensagem de forma leve e sem enrolação.

Use menos "nós" e mais "você"

Mantenha o foco de sua mensagem de e-mail marketing em seus destinatários e ao produto/serviço que está divulgando, em vez de fornecer informações desnecessárias demais sobre você e sua empresa. A pessoa quer saber sobre sua divulgação e as vantagens de adquiri-la, por isso acabam abrindo seu e-mail.

Use ''iscas'' com principais benefícios

Deixe seus clientes saber os benefícios de seus produtos e / ou serviços, ao invés de focar em recursos e detalhes técnicos e que não vêm ao caso naquele momento. E-mail marketing precisa ser algo rápido, já que, naturalmente, as pessoas não estão dispostas a perder tempo abrindo e checando suas mensagens. A ideia é que seja uma ‘’isca’’ para que ele se interesse e clique no link para saber tudo que é pertinente à oferta. Ótimo quando isso acontece, não é?

Alinhe o conteúdo do e-mail com a linha de assunto

As linhas de assunto são essenciais para darem credibilidade e aumentar as conversões no e-mail marketing, definem especialistas. Mas não adianta também fazer uma frase arrasadora se o conteúdo é ruim ou, pior que isso, não tem nada a ver com seu anúncio. Isso acaba com sua credibilidade e prejudica a confiança com seus clientes. Ninguém merece perder tempo abrindo um e-mail e dar de cara com informações que condizem com a proposta da mensagem.

Use palavras-chave de otimização de mecanismo de busca (SEO)

Usar palavras-chave no conteúdo do e-mail marketing é importante para impulsionar seu site nos motores de busca e otimizar a mensagem que é divulgada para seus seguidores. Mas sempre se certifique de seu conteúdo é útil e bem escrito, já que o e-mail marketing pode soar "spam" e desequilibrado quando tem muitas palavras-chave de modo desarmônico e que não fazem sentido nenhum na mensagem.

Saiba escrever para o seu público-alvo

Quanto mais você pode descobrir sobre as pessoas em sua lista de e-mail através de pesquisa de mercado, melhor você pode adaptar a mensagem de e-mail marketing para atender às suas necessidades e resolver seus problemas. A relevância do conteúdo é a chave para o sucesso dessa ferramenta, ainda mais quando é direcionada exatamente para seu público alvo.

Faça chamadas à ação (CTA – call to action) duras e abundantes

Quando você está escrevendo chamadas à ação (CTA) para e-mails promocionais e similares, use palavras que direcionam ação, como "comprar agora" e "inscrever-se hoje". Isso encoraja os seguidores a tomarem uma decisão rápida, acreditando que há tempo para que acessem e comprem tal produto, pois está prestes a acabar.

Concentre-se em um objetivo singular

Não atrapalhe seus e-mails promocionais e páginas de destino com várias mensagens para assinantes. Embora você queira incluir várias chamadas à ação, elas devem todas levar ao mesmo local e atender a um objetivo. Seja orgânico e natural, não tente forçar uma situação chata.

Crie um senso de urgência

Prazos para uma venda ou bônus presentes para os primeiros 100 assinantes que respondem são bons exemplos nesse caso. Incluir um senso de urgência em seus e-mails promocionais ajudará a incentivar os assinantes a agir imediatamente, assim, eles não excluirão suas mensagens e ficarão sempre na dúvida em acessar ou não.

Atente-se à pontuação

Tenha cuidado para não distrair os assinantes - ou diluir sua mensagem de marketing digital - por excesso de pontuação como pontos de exclamação, letras maiúsculas ou emojis.

Revise, revise e revise novamente

Embora isso possa parecer óbvio, revisão muitas vezes é algo negligenciado e que muita gente não leva a sério. Erros de digitação e imprecisões em sua mensagem de e-mail marketing podem prejudicar sua credibilidade com os assinantes. É muito chato se deparar com erros toscos, não é? Portanto, fique de olho sempre!

Tenha um nome de remetente responsável

Um nome reconhecível em uma caixa de entrada lotada é uma coisa boa. Mantenha o campo do remetente consistente e facilite o seu leitor a ver de quem é o e-mail. Esta é a primeira coisa que os leitores olham ao decidir se vão abrir seu e-mail ou não.

Deixe a mensagem intimista e pessoal

Se você souber o nome de seu leitor, use um software para incluí-lo automaticamente em seu e-mail. Você também pode usá-lo na mensagem principal para manter o leitor engajado e mostrar que se importa com ele. Mas também não exagere. Usar o nome do seu leitor em cada frase pode soar um pouco assustador. O objetivo é soar natural.

Forneça valor para a mensagem

Os leitores buscam respostas e opções funcionais para acabar com seus problemas, algo que valorize e mostre benefícios realmente interessantes. Logo, sua mensagem deve ser bem feita e estrutura, com a solução para seu problema.

Segmente sua lista de assinantes

Quanto mais direcionada sua mensagem, melhor levará a ótimos resultados. Isso significa que você precisa coletar o máximo de informação possível sobre seus assinantes. Vamos dizer que você tenha uma loja em determinada região (São Paulo, por exemplo) e essa filial promoverá um evento direcionado aos clientes próximos. Não fará sentido enviar essa notícia para os consumidores que estão no Nordeste, não é? Nesse caso, a segmentação funciona muito bem e mostra sua responsabilidade e respeito ao público alvo correto.

Essas dicas rápidas são ótimas para fazer toda a diferença em sua campanha de e-mail marketing. Que tal começar a coloca-las em prática? 

Até Mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: