Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

4 dicas para se manter focado durante o home office

23/11/2020 às 11:12 Ajuda

4 dicas para se manter focado durante o home office

Que o home office se tornou a resposta de muitas empresas ao avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) não é uma novidade, certo? Afinal, trata-se de uma modalidade na qual os profissionais executam suas atividades corporativas em casa. 

Embora o home office seja uma modalidade que vem conquistando espaço no Brasil há anos - segundo o IBGE, em 2018, 3,8 milhões de brasileiros trabalhavam dentro de casa - muitas pessoas ainda não haviam experimentado a prática. 

Por essa razão, muitos profissionais não conseguiram se adaptar ao trabalho remoto, uma vez que a modalidade exige mais comprometimento do que o trabalho presencial. Dito isto, é comum observar a seguinte dúvida: como se manter focado durante o home office? 

Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 dicas infalíveis para que você possa ser produtivo no home office. Seguindo as orientações a seguir, você conseguirá manter o foco mesmo trabalhando em casa. Confira!

1. Defina um espaço que reflita o seu local de trabalho

Definir um ambiente que reflita o seu local de trabalho é a peça-chave para manter a produtividade no home office. Para isso, evite espaços com barulhos excessivos e distrações que possam desviar o seu foco. 

O ideal é escolher um ambiente confortável, inspirador, que disponha dos equipamentos necessários para realizar as suas atividades e, principalmente, que reflita a sua personalidade. 

Vamos imaginar que você trabalhe em um e-commerce de alugar gerador de energia, por exemplo. Assim, é necessário contar com um computador e uma boa conexão com a internet para ampliar a sua navegação. 

2. Evite trabalhar de pijama 

Embora pareça algo normal, trabalhar de pijama pode afetar - e muito! - o seu foco. Isso acontece pois o cérebro associa às peças a momentos de descanso, gerando uma redução no ritmo das atividades. 

Além disso, o conforto extra pode deixar o profissional mais lento, o que abre lacunas para a distração. Com isso, é possível perder o foco mesmo diante de atividades complexas, como montagem de sensor de temperatura e umidade.

No entanto, isso não significa que você deve trabalhar com uma calça jeans ou com uma camisa social. Trabalhe de forma confortável, contudo, com trajes que você usaria no ambiente de trabalho. Afinal, nunca se sabe quando surgirá uma reunião inesperada. 

3. Crie uma agenda e compartilhe com a equipe

Manter as informações alinhadas com a equipe é fundamental no home office. Para isso, a melhor alternativa é contar com uma agenda compartilhada para que os seus colegas saibam quais atividades foram ou devem ser realizadas. 

Além de orientar a equipe, também pode ser útil para evitar interrupções durante o experiente, que desconcentram os profissionais. Basta adicionar um status de disponibilidade. 

Dessa forma, ainda que você não tenha concluído uma tarefa que consiste na elaboração de campanha de SPDA para raio, por exemplo, registre em sua agenda compartilhada. Assim, você mantém todos informados. 

4. Cumpra com o horário de trabalho

Por fim, vale mencionar que o home office permite a flexibilidade de horários. No entanto, estar em casa abre espaço para inúmeras distrações. 

Por isso, é fundamental delimitar um horário de trabalho e segui-lo corretamente para evitar o acúmulo de tarefas e, claro, para manter a produtividade.

Gostou do nosso post sobre como se manter focado no home office? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌

Gostou de nosso post? Compartilhe: