Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 dicas essenciais para ser mais criativo!

24/04/2017 às 15:01 Marketing

5 dicas essenciais para ser mais criativo!

Você quer aprender como ser mais criativo?Nos acostumamos a pensar que a criatividade é algo que poucos tem e que carece de um dom que você nasce tendo ou nunca vai ter.

Isso não faz o menor sentido. É fato que muitas pessoas tem mais facilidade do que outras, mas isso não significa que uma boa dose de perseverança e treinamento não resolvam.

E essas coisas são extremamente necessárias para todo tipo de pessoa, seja a que nasce com facilidade ou a que tem mais dificuldade em ser mais criativa.

Separamos algumas dicas fundamentais e que podem ser extremamente eficientes de como aumentar a criatividade.

O que é criatividade, afinal?

Existem diversas definições para esse termo, mas todas tem algo em comum.

O autor Robert E. Franken, por exemplo, diz que a criatividade é definida como a tendência para gerar ou reconhecer ideias, alternativas ou possibilidades que podem ser úteis na solução de problemas, na comunicação com os outros e nos divertindo com os outros.

Falando em outras palavras é o ato de você conseguir transformar ideias em algo real. A criatividade é extremamente útil para nossa vida acadêmica, profissional e, é claro, pessoal também. Depois de tudo isso bem explicado, podemos finalmente ir para nossas dicas:

  1. Tenha a mente aberta
  2. Una ideias
  3. Crie o ambiente certo
  4. Sempre faça novas perguntas a si mesmo
  5. Faça um curso

Tenha a mente aberta

As pessoas criativas estão sempre à procura de possíveis soluções, inclusive buscando aprender como ser mais criativo.

Você pode fazer isso tornando-se mais conscientes e percebendo intencionalmente as coisas e pessoas que você atende com base em suas expectativas que você estabeleceu em sua mente. Em vez disso, tente ser aberto, curioso e resistir a estereótipos criados pelo senso comum.

Ter a mente aberta é uma grande arma para as pessoas criativas, pois elas se permitem enxergar uma mesma situação de todos os lados

Una ideias

Nem todas as ideias precisam necessariamente partir de você. Lembre-se do que foi citado anteriormente, as grandes mentes criativas não são aquelas que tem ideias, mas são as que conseguem transforma-las em realidade.

Ouça as ideias de outras pessoas, tenha referências, esteja sempre aberto à críticas e tenha um olhar positivos para elas.

Dessa maneira sua mente irá sempre te guiar para procurar boas soluções para os problemas que eventualmente acontecem no nosso dia a dia, seja no âmbito profissional, acadêmico ou até mesmo no âmbito pessoal.

Crie o ambiente certo

Como já dito aqui, todo mundo pode ser criativo. Você simplesmente precisa ter o ambiente certo, estímulo e apoio. As crianças estão inundadas com energia criativa, em parte, porque eles ainda não aprenderam a temer a crítica de outas pessoas e nem temem o constrangimento do fracasso.

É por isso que o fracasso é louvado pelos adultos - reflete esforços criativos e de risco. Embora nem todos os empreendimentos criativos irã funcionar, em última análise, alguns vão (e podem ser muito bem sucedidos).

É por isso que empresas como a Google fornece para seus funcionários regalias divertidas, tais como quadras de vôlei de praia e cerveja grátis, um lugar bem semelhante a um playground adulto.

O objetivo é criar um ambiente que permita que os funcionários se sintam relaxados e confortáveis ao vocalizar ideias criativas, mesmo malucas ou aparentemente estúpidas.

As empresas que valorizam a criatividade precisam fazer o seu melhor para promover um espaço criativo e seguro, onde ideias incomuns são comemoradas e onde a criatividade é nutrida todos os dias.

Sempre faça novas perguntas a si mesmo

Um outro aspecto da criatividade é que qualquer ideia que você tem é algo que você puxou de dentro da sua memória. Isso significa que quando você tem uma ideia brilhante, você recuperou uma peça de informação útil da memória e a usou.

Como você consegue essas informações da memória? Tudo o que você faz é perguntas à sua memória e ela retira informações relacionadas a essa pergunta.

Se eu te pedir para pensar em um lanche que você comeu, você faz isso. Mesmo que você não esperasse que eu começasse a falar sobre lanches ou até mesmo sobre comida. A memória serve experiências relacionadas às perguntas que você faz.

Isso significa que sempre que você quiser pensar sobre um problema ou situação de forma diferente, você tem que perguntar à sua memória uma pergunta diferente. As pessoas mais criativas não se contentam com uma única maneira de pensar sobre um problema.

Para elas, nunca existe apenas uma solução. Em vez disso, elas continuam encontrando novas percepções desse problema e permitindo que sua memória encontre mais informações que possam ajudar a resolvê-lo.

As perguntas mais diferentes que essas pessoas se fazem, se tornam nas ideias mais criativas que elas têm.

Faça um curso

Como já dito várias vezes ao longo desse texto, a criatividade á algo que pode ser aprendido. Então por que não fazer um curso que estimule essa parte do nosso cérebro? Não importa muito do que seja, desenho, escrita criativa, publicidade, ou qualquer outra coisa.

O que importa é que a sua criatividade vai estar sendo estimulada e desafiada a cada nova aula e isso é um ótimo exercício para você se tornar uma pessoa mais criativa. É claro que, se você deseja ser mais criativo por um motivo profissional, um curso dentro da sua área de atuação seria o casamento perfeito para unir o útil com o agradável.

Geralmente os cursos voltados para a área da arte são perfeitos principalmente para quem tem pouco contato com esse rico universo e deseja conseguir absorver mais da arte criativa.

Depois dessas dicas e definições, fica mais claro na mente que a criatividade é algo que não apenas pode ser aprendido, mas que também precisa ser exercitado todos os dias para que realmente tenha efeitos práticos na sua vida.

Não importa para qual finalidade você precisa ser mais criativo, seja para melhorar seu negócio online, seja para melhorar nos estudos, seja para conseguir avançar na carreira profissional ou até mesmo apenas porque é uma vontade que você tem. Aproveite as dicas, não importa o tipo de pessoa que você seja.

Gostou de nosso post? Compartilhe: