Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como aumentar a criatividade?

02/01/2017 às 09:39 Marketing

Como aumentar a criatividade?

Como aumentar a criatividade?

Aumentar a criatividade, ter novas ideias e conseguir solucionar problemas através de uma boa solução é objetivo de pessoas independente de sua profissão ou posição social. Você não precisa ser um artista para pensar nisso. No meio corporativo, ser criativo é essencial e gera muitos benefícios em curto e longo prazo. 

Veja também nosso post: Como fazer um brainstorming mais eficiente?

Porém, muitas vezes é difícil focar em um objetivo e tentar ‘’calibrar’’ o pensamento. É nesse ponto que várias pessoas perdem tempo tentando elevar a criatividade propositalmente, mas com meios pouco indicados. Por isso, baseados em pesquisas e opiniões de especialistas, listamos algumas dicas para aumentar a criatividade e, assim, otimizar vários aspectos, tanto pessoais quanto profissionais. 

13 exercícios para estimular e melhorar a criatividade

Relaxe

Relaxar ajuda e rejuvenescer sua mente e os picos de criatividade ocorrem naturalmente. Existem muitas maneiras de relaxar com atividades simples, como caminhar na praia, praticar um esporte, ler um bom livro, ouvir uma música, curtir uma paisagem...

Faça meditação

Essa técnica silencia todos aqueles pensamentos agitados que estão constantemente na sua mente ao longo do dia. Seguindo técnicas diferentes da meditação, você fica mais calmo e disposto a pensamentos mais criativos e melhores ideias.

Escreva as ideias em um papel

Se você teve uma ideia de repente, não hesite em anotá-la em um papel, por mais que não faça sentido. Você não pode esquecê-la, mesmo que seja algo fora do comum. Esse hábito é ótimo para que novos pensamentos venham à tona, estimulando os sentidos criativos.

Faça listas

Criar listas interessantes sobre as coisas que você se importa em sua vida ajuda a expandir o processo de pensamento criativo. Uma excelente maneira de fazer listas criativas é usar aplicativos, programas simples que podem ser baixados em seu smartphone, ou com o bom e velho bloco de anotações – ou um caderno mesmo!

Pare de criticar a si mesmo

Manter-se otimista e saber que você está fazendo o melhor sempre ajuda a remover as barreiras que atrapalham sua criatividade. Pra quem ficar se criticando e exigindo mais de você? Aceite seus defeitos e respeite os limites sempre, assim, abre margem para pensamentos melhores e expansivos.

Controle as expectativas

Não coloque as expectativas na frente de tudo. É claro que temos objetivos ao começar tal tarefa e realizar qualquer atividade, mas ficar imaginando sempre como aquilo vai terminar e qual será seu resultado deixa a mente ‘’viciada’’ e ligada apenas em um foco. Com o tempo, isso prejudica a criatividade, pois, para termos novas ideias, devemos ficar leves e relaxados.

Tenha tempo para ler

Nada é melhor para relaxar e estimular a mente do que ler. A leitura abre novas maneiras de pensar e ajuda a aumentar a criatividade. Por outro lado, se a leitura não é sua atividade favorita, não a force. Comece lendo seu livro ou assunto favorito aos poucos e vá aumentando gradativamente. Assim, você pega gosto pelo processo e quando perceber, estará lendo grandes publicações.

Ouça música clássica

O cérebro funciona melhor e é mais criativo ao ouvir certas músicas e composições. O gênio Albert Einstein sabia disso e sempre creditava sua criatividade ao ouvir Mozart. Ele descobriu que, ao ouvir composições do artista, suas ideias começaram a fluir, embora ele nunca tenha entendido o porquê. Hoje, a pesquisa científica tem provado a ideia de que a música otimiza o pensamento. A criatividade e o desempenho do cérebro aumentam a partir dos efeitos positivos de certas frequências, sobretudo as usadas em sons mais clássicos e operísticos. Ao criar arquivos de som com frequências específicas, os cientistas demonstraram maior desempenho cerebral. Ao ouvir Mozart através de fones de ouvido, você vai perceber rapidamente um aumento no pensamento e na criatividade – faça o teste!

Faça algo novo

Se você quer dar um impulso à criatividade, gerando muitas novas ideias, faça algo que você nunca fez antes e tem deixado de lado. Pode ser desde uma pequena atividade até uma aventura sagaz, como pular de paraquedas, por exemplo. A mente fica mais estimulada quando se abre para aquilo que ainda não conhecemos. 

Pratique todo o dia

Praticar uma atividade criativa todos os dias, mesmo por um tempo curto, mantém sua mente criativa. Se você quer escrever melhor, então escreva algo todos os dias. Se você quer ser um bom designer, projete algo todos os dias. Não importa a complexidade. O importante é fazer e não deixar sua mente ''esquecer'' a atividade. 

Mantenha-se positivo

Embora o negativismo possa estimular a criatividade às vezes, pesquisadores descobriram que é durante períodos de bom humor que nosso melhor trabalho criativo é feito. Na verdade, ter sentimentos bons ou mesmo de pensar em coisas boas encoraja o pensamento criativo. É bem melhor quando se está inspirado para fazer algo do que executar tal tarefa carrancudo, por pura obrigação e sem interesse. 

Faça restrições e não exija mais de você mesmo

Ser mais criativo delimita estar livre e leve para realizar atividades, ou seja, estimular prazos e exigir objetivos, sobretudo em curto prazo, mais atrapalha do que ajuda. Desse modo, é como se você estivesse em um meio de trabalho, e não naquele momento sossegado em que as ideias devem fluir. Logo, faça restrições. Se for para escrever, faça até onde se sentir à vontade, mesmo que seja um texto de 100 palavras. Se for desenhar e não tiver pique para colorir, deixe para uma próxima oportunidade. Esse hábito te deixa mais relaxado, despretensioso e abre margem para novos pensamentos. Pode acreditar!


Seja solidário e pense em soluções para ajudar o próximo

Sim, a solidariedade ajuda na criação de ideias, justamente porque pensamos em soluções e inovações para melhorar a vida do outro. Especialistas revelam que, ao se deparar com um problema que afeta uma pessoa em condições frágeis, ficamos mais abertos a imaginar o que é conveniente para mudar essa situação, logo, estamos abrindo a mente para pensamentos criativos. Portanto, dedicar tempo às pessoas que precisam e ser mais solidário não custa nada e rende ótimos benefícios. 

É recomendado que você comece aos poucos e relaxe ao máximo para aumentar a criatividade. Assim, tudo flui bem na vida como um todo, do hobby e atividades de lazer até o ambiente corporativo. Que tal tentar e proporcionar ótimas mudanças em todos os aspectos? 

Até Mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: