Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

4 dicas para desenvolver uma estratégia de marketing

11/12/2020 às 12:10 Marketing

4 dicas para desenvolver uma estratégia de marketing

Que o marketing revolucionou o mercado e trouxe mais inteligência para as relações comerciais não é uma novidade, certo? Por essa razão, investir nesta estratégia deixou de ser uma opção há muito tempo, e passou a ser uma necessidade para quem busca crescer. 

O marketing tem como principal objetivo construir uma relação mais próxima e duradoura entre cliente e marca, além de promover produtos e serviços de forma assertiva no mercado e auxiliar na captação e fidelização de clientes. 

No entanto, assim como qualquer estratégia, é necessário dedicar tempo e recursos para fazer um bom planejamento estratégico e, principalmente coletar as informações precisas para estruturar a sua campanha de marketing, seja ela na internet ou não. 

Pensando em te auxiliar nesse processo, preparamos uma lista com 4 dicas infalíveis para que você possa desenvolver uma excelente estratégia de marketing. Ficou interessado no assunto? Continue lendo e confira!

1. Identifique seus objetivos de negócios

Antes de qualquer coisa, é necessário saber onde se quer chegar. Estude e defina os objetivos gerais do seu negócio, para que você pode identificar as melhores ações e estratégias para estruturar a sua campanha de marketing.  

Em geral, as marcas e empresas possuem objetivos em comum. Podemos destacar 3 deles: 

  • Aumentar o engajamento com os clientes;

  • Aumentar o número de vendas;

  • Alcançar um novo segmento de clientes;

  • Maximizar as oportunidades de negócios. 

Vamos imaginar que você tenha uma empresa de montagem de estrutura metálica. Ao pensar nos objetivos do seu negócio, você pode, por exemplo, definir como meta o aumento das vendas de um item específico da sua companhia. 

2. Estude o seu mercado

É fato que o mercado é dinâmico e apresenta novidades a todo momento. E a pesquisa do seu mercado é fundamental para a estruturação da sua estratégia de marketing. Sendo assim, colete informações gerais, como tamanho, crescimento, tendências, e por aí vai. 

Suponhamos que você trabalhe com bomba de água submersa, por exemplo. Manter a atenção no mercado de atuação é essencial para compreender as mudanças ao longo do tempo e garantir que a sua estratégia traga bons resultados. 

3. Trace o perfil de seus potenciais clientes

Embora pareça algo simples, a pesquisa de mercado vai influenciar em todos os aspectos que norteiam o seu negócio, inclusive na definição de público-alvo. 

Com ela, você vai conhecer melhor o perfil de seus potenciais clientes, além de entender suas principais necessidades, desafios e hábitos. Estudando melhor o seu cliente, você poderá obter dados relevantes, como: Onde compram;

  • Como comprar;

  • O que compram;

  • Seus interesses;

  • Entre outros. 

4. Conheça seus concorrentes

Por fim, conhecer os seus concorrentes é uma etapa essencial no desenvolvimento da sua estratégia de marketing. Para isso, identifique os principais produtos, cadeias de suprimentos, preços e também as práticas de marketing utilizadas por eles. 

Suponhamos que você trabalhe com fritadeira elétrica industrial. Conhecer os seus concorrentes vai te ajudar a identificar o que diferencia a sua empresa de seus concorrentes. 

Gostou do nosso post sobre como desenvolver uma estratégia de marketing? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

Gostou de nosso post? Compartilhe: