Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

4 Dicas para a expansão da presença online da sua marca

22/05/2021 às 13:14 SEO

4 Dicas para a expansão da presença online da sua marca

Ter uma boa presença online não é mais questão de escolha, mas sim, uma necessidade para qualquer empresa que não queira cair no esquecimento.

Afinal, a internet mudou a maneira como a sociedade vive de muitas maneiras. E com a chegada dos smartphones, as pessoas estão cada vez mais conectadas.

Por conta disso, diversas funções que antes existiam deixaram de existir, como no caso da lista telefônica. Antigamente, quando uma pessoa precisava de determinado produto ou serviço, bastava procurar na lista e entrar em contato por telefone.

Além de que os indivíduos eram facilmente influenciados pelos comerciais de TV e não tinham muitas opções para comprar o que desejavam.

Todo esse cenário mudou, não existem mais listas telefônicas e o consumidor moderno não é fácil de ser conquistado. Isso se dá por conta da internet, que inseriu a humanidade na era da informação.

As pessoas estão mais informadas e o ambiente virtual faz a ponte entre as pessoas e as empresas. Os negócios que não marcam uma boa presença digital, amargam o esquecimento do público e causam prejuízo.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância da internet para as empresas, como expandir o negócio no meio online e os impactos de uma presença digital bem estruturada. Acompanhe a leitura!

A importância da internet para as empresas

A internet é o principal meio de comunicação de hoje, e para as empresas, ela facilita muitos processos, como a divulgação de produtos e serviços, relacionamento com os clientes, além de ajudar a aumentar a produtividade e expandir suas atuações.

Mesmo tendo isso em vista, muitas organizações desconhecem o potencial dessa ferramenta, e para ter uma boa presença online, é importante investir em ação de marketing promocional, bem como outras estratégias.

Além de permitir a promoção das soluções e impactar o público-alvo da organização, a internet ainda possibilita a mobilidade corporativa.

O acesso remoto é um exemplo disso, em que o compartilhamento de arquivos é possível remotamente, bastando apenas uma boa conexão com a internet.

É dessa forma que os colaboradores podem trabalhar em home office ou atender à empresa de diversas partes do mundo.

O colaborador tem acesso de qualquer lugar a cadastros de clientes, pedidos, compras, dentre outras informações importantes.

O modo como a comunicação acontece dentro das companhias também mudou muito. Hoje em dia, recursos tradicionais como o telefone e o mural de recados estão sendo substituídos por soluções tecnológicas.

Exemplo disso é o constante uso do e-mail e até de sistemas de comunicação interna, como a intranet. Esses recursos são bastante vantajosos, visto que todas as mensagens podem ser arquivadas, beneficiando transações de vários tipos.

Contudo, o maior benefício trazido pela internet para as empresas, como uma especializada em administracao de restaurante corporativo, é a redução de custos.

Uma vez que o negócio possui mobilidade corporativa, ele não precisa mais investir em infraestrutura para garantir a continuidade do trabalho.

A economia se estende ainda no que diz respeito à aquisição de equipamentos de ponta e servidores, e despesas com aluguel de salas e imóveis. Sem falar que ela não precisará de pessoal especializado na manutenção dos equipamentos.

Como expandir a presença online de um negócio

Agora que você já sabe quais são as vantagens e a importância da internet para as empresas em vários aspectos, neste tópico, vamos mostrar como expandir a presença online do seu negócio.

É válido ressaltar que a presença online de uma marca é fundamental para construir sua credibilidade e conquistar mais clientes. 

Para que o seu negócio alcance mais espaço na web, algumas estratégias não podem ficar de fora, como:

1 - Selecionar os melhores canais

Todas as empresas, como uma loja de informatica notebook, precisam ser encontradas nas redes sociais para expandir sua presença online, e dentre as plataformas mais usadas para as estratégias de marketing digital, estão:

  • Blog e site;

  • Facebook;

  • Instagram;

  • LinkedIn;

  • YouTube.

Em meio às opções, alguns empreendedores não sabem qual ou quais escolher. O ideal é investir naquela onde seu público está, e para saber isso, você precisa conhecer o seu público-alvo.

Independentemente de sua escolha e de quantas redes sociais vai usar, é imprescindível dedicar tempo e trabalho para mantê-las sempre atualizadas e, claro, interagir com seus seguidores.

2 - Identificar as palavras-chave

As palavras-chave (ou keywords) são termos usados pelos usuários para pesquisarem informações referentes a determinado assunto.

Por exemplo, uma pessoa que está procurando um lugar para consertar seu celular, pode usar as seguintes palavras-chave: “assistencia tecnica apple iphone”.

Quando você sabe quais são os termos usados pelo seu público-alvo para pesquisar assuntos relacionados ao seu mercado, pode usá-los em suas estratégias, como produção de conteúdo, anúncios pagos, dentre outros.

Existem dois tipos de palavras-chave, sendo uma delas a de cauda longa (long tail), que possui mais de duas palavras e são usadas em conteúdos meio de funil.

Termos de cauda curta (head tail) possuem de uma a duas palavras, têm um volume de busca maior e ajudam a gerar tráfego.

Ao usar essas palavras juntamente com as estratégias de SEO (otimização para motores de busca), certamente suas páginas vão aparecer entre os primeiros resultados de uma pesquisa.

3 - Produzir bons conteúdos 

Uma das funções das palavras-chave é compor os conteúdos. Então, além de ter um endereco comercial virtual, com um bom flyer de divulgação, é necessário criar materiais interessantes que façam as pessoas se manterem interessadas.

Pensando por esse lado, podemos dizer que a base de uma boa presença digital está na qualidade dos conteúdos que a marca oferece.

É necessário entregar as respostas que os usuários buscam, visto que é dessa forma que a conversão acontece. Contudo, é preciso dedicar tempo para encontrar pautas relevantes para a sua audiência.

O foco dos conteúdos é entregar soluções para os problemas das pessoas, e para ter mais qualidade nessa estratégia, seu negócio deve produzir materiais duradouros, que não se apaguem a uma data, o que chamamos de evergreen.

Elabore um bom calendário editorial para organizar as publicações, reunindo as ações que pretende executar, bem como prazos e metas.

4 - Ter o próprio domínio

Assim como uma confecção de camisa com logo bordado tem seu próprio endereço na web, sua empresa também precisa ter. Por meio dele, você transmite profissionalismo e conquista novos clientes.

O site é considerado um cartão de visitas online, possibilitando a inserção de URL personalizada, registrar e-mail com o nome do negócio e ainda criar subdomínios.

Impactos de uma forte presença no ambiente online

Ter uma presença online expressiva traz muitos impactos positivos para o negócio, afinal, por meio dela, é possível fortalecer o branding da marca.

Somente por meio da presença na internet, a marca se solidifica nesse espaço e melhora seu posicionamento. Mas isso depende do design do site, do modo como os conteúdos são escritos e outras ações de marketing digital.

Todo negócio, como um fabricante de caixa de madeira para transporte, possui características marcantes, e elas devem ser trabalhadas para que se destaquem na web.

Uma boa presença na internet também traz mais visibilidade e acessibilidade. Quando os potenciais clientes não conhecem a empresa, fica mais difícil impactá-los e ter bons resultados.

Estar bem posicionado na internet faz com que a organização seja mais vista e considerada, no momento em que o consumidor está tomando uma decisão. Mas se a marca não está online, ela nem mesmo chega a ser cogitada.

Estamos falando de canais que podem ser usados como meios de comunicação com seus potenciais clientes, o que lhe permite usar os argumentos necessários para influenciar na decisão de compra.

A presença digital ainda torna o negócio mais competitivo, uma vez que todos os seus concorrentes já estão online.

Portanto, a partir do momento em que uma empresa entrega encomendas constrói suas estratégias de marketing digital, está apta a disputar espaço com outras do mesmo segmento, de igual para igual.

Muitos negócios perdem oportunidades valiosas por não estruturarem uma boa presença online, que chegue até as pessoas certas.

A companhia se torna mais competitiva porque ela também tem mais condições de monitorar seus concorrentes de perto, e com isso, saber em quais ações eles investem e de que maneira o público está reagindo a essas estratégias.

Em outras palavras, trata-se de informações estratégicas que devem ser consideradas no momento de fazer um planejamento de marketing.

Conclusão

A internet veio para ficar, e a tendência é que haverá um momento em que ela será a principal escolha e meio de comunicação, e quanto mais o tempo passa, mais tecnologias o seu negócio precisará se adaptar.

Além de facilitar a construção da presença online, começando agora, você já aproveita todas as oportunidades de negócio trazidas com ela.

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre a importância de ser uma organização conectada e de que maneira expandir essa presença nos melhores canais digitais auxilia no crescimento e visibilidade online.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: