Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

3 maneiras de fazer backup de informações de seus clientes

03/06/2019 às 12:15 Hospedagem de Sites

3 maneiras de fazer backup de informações de seus clientes

Quem tem um empreendimento online sabe da importância em se ter alguns dados dos seus clientes. Essas informações podem ajudar muito no desenvolvimento das estratégias de marketing digital da empresa e são interessantes para que você conheça bem o seu público.

Porém é imprescindível manter essas informações bem guardadas e seguras, para isso uma rotina de backup é essencial.

Seja em nuvem, em drives externos o importante é manter sempre uma cópia que seja constantemente atualizada, mantendo os dados em ambiente seguro e confiável.

Se você ainda não sabe qual a melhor opção para a sua empresa descubra agora 3 maneiras de fazer backup de informações de seus clientes e veja qual atende melhor as suas necessidades.

Você pode ler em nosso blog sobre: hospedagem de site barata.

A importância de fazer backup regularmente

Você sabe qual a importância do backup? Muitos empresários ignoram essa tarefa em suas empresas e acabam não investindo o tempo e o dinheiro necessários para manter seus dados à salvo.

O backup de informações de seus clientes, ou de qualquer outro material digital é importante porque, dessa forma, você sempre terá uma cópia desses arquivos.

Caso tenha algum problema no seu dispositivo principal, na sua planilha ou na sua máquina esses arquivos estarão bem guardados e será fácil recuperá-los, intactos.

A frequência do backup

A frequência do backup depende da frequência com que recebe informações de seus clientes. Se seus arquivos são alimentados diariamente é interessante manter uma rotina diária de backup.

Para facilitar há diversos servidores que realizam essa tarefa automaticamente, mas caso queira reduzir custos é possível combinar com a equipe de sempre manter o backup em dia.

3 maneiras de fazer backup de informações de seus clientes

Por fim, quais são as melhores maneiras para fazer o backup dessas informações? Conheça abaixo as três principais formas de armazenar as cópias de seus arquivos.

Muitas empresas ainda optam por utilizar mais do que uma, dependendo da complexidade dos dados.

  • ·Backup em nuvem
  • ·Backup em drives externos
  • ·Backup no próprio computador

Backup em nuvem

O backup em nuvem é o mais recomendado e a opção que a maioria das empresas adotaram nos últimos tempos.

Apesar do alto custo no investimento a nuvem é ideal para quem busca praticidade, ambiente seguro, grande espaço de armazenamento e acesso aos dados de qualquer lugar e por qualquer membro da equipe.

Você ainda pode optar entre nuvem Pública, Privada e Híbrida, onde a nuvem pública é a mais utilizada nesses casos, já que atende bem as necessidades de backup da maioria das empresas.

Vale ressaltar também que há versões gratuitas da nuvem com espaço de armazenamento limitado, e essa é uma ótima opção para pequenas empresas ou para aquelas que ainda não lidam com uma grande quantidade de informações e arquivos.

Backup em drives externos

Uma outra maneira de fazer backup de informações de seus clientes é utilizando drives externos, como um HD.

O investimento é mais baixo, se comparado com a nuvem, já que você não precisa pagar uma assinatura, porém há algumas desvantagens.

O backup deve ser feito manualmente e drives externos, apesar do grande espaço de armazenamento, são limitados. Você também pode optar por utilizar pen drives e até mesmo CDs e DVDs, ou então mesclar essas opções.

No entanto, é preciso estar atento regularmente se todos os seus drives estão funcionando corretamente e não precisam de alguma manutenção.

Você conhece o nosso serviço de Gerenciamento de Servidor? Ele é tabelado conforme analise. Nosso diferencial é o Monitoramento 24/7/365, verificações preventivas programas e etc. Ficou interessado? Clique e confira todas as vantagens!

Backup no próprio computador

O backup no próprio computador é menos utilizado hoje em dia, mas ainda é uma opção válida. Você pode definir um computador ou notebook que não é usado na sua empresa apenas para servir de backup. É importante que seja uma máquina não utilizada para evitar vírus e outros problemas de software.

As vantagens dessa maneira de backup são o grande espaço de armazenamento para dados, a alta durabilidade e o fato de que não é preciso gastar com manutenções e assinaturas mensais, mas, assim como com os drives externos, a atenção com o funcionamento das máquinas deve ser redobrada.

Por esses motivos essa é a opção mais barata, mas vale ressaltar também que, apesar do baixo custo, possui um risco muito alto. Afinal, qualquer problema no hardware pode ser fatal.

O backup no dia a dia

Como falamos anteriormente muitas empresas mesclam essas maneiras de fazer backup e as adequam as necessidades do dia a dia.

Você também pode fazer a mesma coisa. As informações dos seus clientes são dados importantes e que não podem ser perdidos.

Converse com a sua equipe de TI e decidam juntos como será feito esse processo de backup. Se possível adote medidas para todas as áreas e não apenas para os dados dos clientes.

Por último informe a equipe da importância de se manter cópias à salvo de todos os arquivos e projetos já finalizados e que estão em andamento.

Essas são atividades que podem dar trabalho no começo, mas que valem muito a pena e evitam grandes perdas.

Você também pode ficar interessado: Qual é o preço do gerenciamento de servidor?

Já descobriu qual a maneira ideal de fazer backup de informações de seus clientes? A rotina de backups é essencial para qualquer material digital.

Dessa forma você tem sempre uma cópia e se protege contra qualquer perda ou imprevistos no seu hardware. Quando trabalhamos com dados esse cuidado deve ser redobrado.

Por isso não deixe de adotar uma dessas medidas na sua empresa. Entenda que esse é um investimento, e que num primeiro momento, pode não ser muito barato, mas mantém as suas informações sempre seguras e com acesso facilitado por todos da sua equipe.

Gostou de nosso post? Compartilhe: