Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

3 Formas de vender imóveis online

18/01/2022 às 18:37 Ajuda

3 Formas de vender imóveis online

De tempos em tempos, é normal surgir uma nova abordagem para alguns setores da sociedade. No entanto, há algumas coisas que podem contribuir para que esse "padrão" ocorra de uma forma um pouco mais acelerada.

E foi mais ou menos isso que aconteceu por conta da pandemia. O coronavírus forçou com que alguns setores se adequassem aquilo que já era esperado. Há muitos anos a tecnologia tem se tornado cada vez mais presente na vida dos brasileiros.

Então, de certa forma, já se esperava que as tecnologias invadissem alguns setores. No entanto, devido a pandemia e com os protocolos que se instauraram, em especial o de isolamento social, algumas empresas e setores tiveram que correr contra o tempo.

Isto é, adequar-se aos novos padrões de exigência. Isso aconteceu, por exemplo, com o setor de imóveis, o qual a presença física era muito importante. Mas, como uma alternativa, há os leilões de imóveis online, os quais alguns ainda estão tentando se enquadrar.

É normal ter algumas dificuldades com aquilo que é novo e, por conta disso, no artigo de hoje, iremos mostrar 3 formas de vender imóveis online. Gostou do assunto? Então é só continuar nesse artigo!

Por que vender imóveis pela internet?

Há aquelas pessoas que ficam um pouco relutantes para se adequar às novidades. Por conta disso, sempre tem os que se perguntam o motivo de vender imóveis pela internet, e há várias razões que corroboram para esse fato.

O primeiro e mais óbvio de todos diz respeito à comodidade para todos os envolvidos. Assim como as pessoas podem procurar opções que lhe interessem sem se deslocar, você pode anunciar imóveis de qualquer lugar que estiver.

Fora isso, o mais importante dos fatores diz respeito ao fato de a internet ser um grande potencializador de resultados. Ou seja, a partir do momento que você anuncia um imóvel, várias pessoas, dos mais diversos estados, podem encontrar o seu anúncio.

Afinal de contas, mesmo que você esteja vendendo um imóvel em SC, por exemplo, há pessoas de outros estados que podem estar interessadas na compra. E, por conta da internet, essa transação se torna muito mais fácil.

Como vender imóveis online?

Certo, você já entendeu o porquê de fazer vendas de imóveis pela internet. Mas a pergunta agora é: como fazer isso? Por ser algo um tanto quanto novo, essa é uma pergunta comum. No entanto, para garantir maiores chances de venda, é preciso se inteirar do assunto.

Então, se você não entende muito sobre essas questões, mas quer saber o que e como fazer para realizar venda de imóveis online, é só conferir os tópicos abaixo.

Leilões

Os leilões são uma ótima forma de fazer venda de imóvel. E isso acontece em especial, porque o público é muito mais específico e nichado. Ou seja, as pessoas que vão até leilões estão, de fato, com o intuito de comprar algum imóvel.

E, na grande maioria das vezes, essas pessoas já sabem o que querem, o que torna a venda muito mais certeira. Então, se você tem algum imóvel que atenda às necessidades da pessoa, a negociação tende a ser mais fluida.

Para isso, há várias opções de plataformas das quais você pode anunciar o seu imóvel e, como exemplo, podemos citar a e-leilões, que é uma que tem se destacado bastante devido às suas opções diversas, ideal para qualquer público.

Corretagem de imóveis

A corretagem de imóveis é quando há intermediação da imobiliária pelo corretor de imóveis, mediante uma comissão já estabelecida em contrato. Ou seja, de forma mais simples, é quando você "terceiriza" a responsabilidade da venda.

Apesar de ter que passar uma comissão, trata-se de uma ótima forma de fazer vendas de imóveis, uma vez que você contrata uma pessoa especializada nesse tipo de venda. Muito provavelmente você já deve ter visto casas ou apartamentos que estão à venda há anos.

Na grande maioria das vezes, isso acontece porque o proprietário está intermediando todos os processos. Não que seja algo ruim, mas, se a pessoa não tiver experiência, é normal que haja mais dificuldade em vender.

Sendo assim, a partir do momento que você designa a responsabilidade de venda para uma pessoa que trabalha com isso, pelo fato dela ter mais desenvoltura com isso, as chances de encontrar um comprador é muito maior. Mesmo porque o corretor de imóveis sabe onde anunciar.

Marketplaces

Um marketplace nada mais é que uma espécie de balcão de negócios digital. Ou seja, é um espaço aberto a qualquer pessoa, onde ela tem a liberdade de oferecer produtos ou serviços próprios ou de uma empresa.

Então, levando para o contexto do nosso assunto, são espaços abertos onde as pessoas podem colocar à venda os seus imóveis. É uma ótima forma de fazer vendas online, uma vez que, por ser uma plataforma dedicada a esse fim, as pessoas que acessam tem genuíno interesse de adquirir uma casa, apartamento, terreno etc.

Nesses casos, como é possível tratar direto com o dono, os valores tendem a ser mais baixos. Ademais, pode existir a possibilidade de negociar com o dono do imóvel, por exemplo. Sendo assim, as vendas através dos marketplaces são uma opção a cogitar.

Como saber se um imóvel está apto para venda?

De certa forma, qualquer imóvel está apto para venda, mas nem tudo nos convém. Ou seja, para aumentar as chances de venda do seu imóvel, é preciso que ele se enquadre em algumas exigências. Sendo assim, é importante que ele passe por um avaliador.

Esse profissional é responsável por avaliar as condições de um imóvel, o qual irá determinar as chances de algum comprador se interessar. Então, para aumentar a probabilidade, ele pode sugerir que se faça alguma reforma.

Ademais, é de grande importância se atentar a documentação do imóvel, que é o fator principal e decisório na hora consumar a compra. Por isso, é preciso ter os seguintes documentos:

  • Matrícula atualizada;

  • Certidão do IPTU;

  • Certidão negativa dos tributos;

  • Declaração de inexistência de débitos condominiais;

  • Classificação como utilidade pública.

Gostou de nosso post? Compartilhe: