Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

10 maneiras de ser um programador mais produtivo

21/05/2019 às 09:15 Ajuda

10 maneiras de ser um programador mais produtivo

Não importa qual seja a sua profissão, você precisa estar sempre motivado para dar o seu melhor e entregar bons resultados para os seus clientes. Porém em algumas áreas a exigência da produtividade é ainda maior, como acontece com os programadores.

O restante da equipe depende das suas entregas, das suas correções, o cliente fica insatisfeito com os resultados e a vontade de procrastinar só aumenta.

Isso é muito mais comum do que se imagina, porém é fundamental manter a procrastinação bem longe.

Por isso criamos uma lista com 10 maneiras de ser um programador mais produtivo, com essas medidas você vai conseguir manter um ritmo bom de trabalho, atendendo as necessidades de toda a sua equipe e também dos seus clientes.

Defina os seus horários de trabalho

O primeiro passo para ser mais produtivo em qualquer trabalho é definindo os seus horários.

É normal que algumas pessoas trabalhem mais do que o normal, principalmente as que fazem home office.

Definir um horário para começar e parar de trabalhar é fundamental. Quando terminar evite qualquer contato com o trabalho, seja através de e-mail ou ligações. 

Aproveite o seu tempo livre

Ao definir seu horário de trabalho não esqueça de fazer algumas pausas. Programadores tendem a trabalhar sem parar e isso acaba com a produtividade e gera muito estresse.

15 ou 20 minutos são suficientes para esvaziar a mente e relaxar um pouco. Durante o seu tempo livre esqueça os códigos e as cobranças dos clientes, aproveite esse momento para fazer algo que você goste e descansar.

Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site! O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, os planos são a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Conheça bem suas ferramentas de trabalho

Outra maneira de ser um programador mais produtivo é estudando as suas ferramentas de trabalho. Nada pior do que começar um projeto novo e não saber utilizar determinadas ferramentas.

Esse tipo de imprevisto toma muito tempo e deixa o programador menos motivado. Por isso tire alguns minutos do seu dia para explorar um novo código, um novo programa. Entenda como as suas ferramentas de trabalho funcionam e como elas podem ser útil no seu dia a dia.

Invista em um bom hardware

Quando o programador tem a sua disposição um hardware que funciona bem é natural que o trabalho flua melhor.

Se você trabalha por conta própria invista em melhorias nos seus equipamentos, caso trabalhe para uma empresa converse com os seus superiores sobre a necessidade de adquirir novos equipamentos.

Interaja com outros profissionais

Interagir com outros profissionais da sua área pode ser uma ótima maneira de aumentar a sua produtividade.

Esse contato é importante para que você saiba o que eles estão produzindo, o que estão sabendo sobre as novidades do mercado da programação, além de possibilitar novas parcerias. Interagir com as pessoas da sua equipe também pode ser.

Pergunte o que eles acham sobre o andamento do projeto, quais são as suas ideias e tente dividir algumas tarefas. Trabalhar sozinho pode te deixar sobrecarregado e entediado.

Organize suas tarefas

A organização é fundamental em qualquer ambiente de trabalho. Olhar para a sua mesa e para o seu desktop e ver que tudo está fora do lugar é desanimador.

Se você quer aumentar a sua produtividade tire um tempo para organizar o seu espaço e busque mantê-lo sempre limpo.

Não busque perfeição

Não perca tempo tentando aperfeiçoar um projeto. Faça um bom trabalho, atenda as expectativas do cliente e isso será o suficiente. Buscar a perfeição é um erro muito grande.

Você perde tempo demais tentando melhorar algo que já está pronto e causando um grande desgaste mental e físico. Isso não significa que você deve entregar projetos mal feitos, pelo contrário, dê o seu melhor, sempre! Mas não se desgaste tentando melhorar algo que já está bom.

Você também pode se interessar: Hospedagem ilimitada existe?

Aprenda mais sobre programação

Há sempre mais para aprender, então vá atrás desses novos conhecimentos. Quem trabalha com tecnologia sabe a velocidade com que as coisas mudam.

É muito importante estar por dentro de todas as novidades dessa área. Comece um curso novo, tire um tempo para estudar uma nova forma de programar. Essas atitudes vão te deixar mais inspirados para a sua próxima atividade.

Crie atalhos e templates

Programar envolve diversas atividades monótonas, como por exemplo a repetição de alguns códigos base.

Com o tempo isso se torna cansativo demais e uma coisa que poderia ser feita em minutos leva horas.

Então, por que não criar um atalho, ou um template com códigos que você está sempre usando. Essas pequenas atitudes vão otimizar o seu tempo e te deixar ainda mais produtivo.

Foque nos seus projetos pessoais

A décima maneira de ser um programador mais produtivo é esquecendo os clientes por alguns momentos.

Pense nos seus projetos pessoais, naquilo que você quer desenvolver para você. Aposte nas suas ideias e dê um tempo para as suas próprias produções. Focar em trabalhar naquilo que você realmente gosta e se interessa é a chave para produzir melhor no dia a dia.

Quando você cria e se dedica às suas próprias ideias você acaba aprendendo muito e se sente mais motivado para utilizar novas ferramentas, testar novas formas de programação.

É o seu espaço e o momento onde você pode arriscar e errar.

Leia também: Como criar um blog?

Conclusão

O que você achou dessas 10 maneiras de ser um programador mais produtivo? Muitas vezes não é fácil, é preciso lidar com tarefas estressantes, clientes exigentes, superiores impacientes e tudo isso acaba matando aos poucos a produtividade de qualquer profissional.

Porém com essas dicas você vai conseguir manter a sua produção em alta.

O mais importante é saber que a mesmice e a cobrança podem te desgastar, por isso busque novos espaços de trabalho, faça pequenas pausas ao longo do dia e estabeleça bem os seus horários de trabalho.

Assim você vai notar a diferença rapidamente no seu dia a dia.

Gostou de nosso post? Compartilhe: