Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

10 ferramentas para manter o foco e aumentar sua produtividade

10/12/2019 às 12:01 Ajuda

10 ferramentas para manter o foco e aumentar sua produtividade

Como é possível se manter focado no trabalho com o interminável volume de informação que recebemos todos os dias de jornais, mídias sociais, e-mails e tarefas diárias? A resposta: não é possível.

A todo momento algo nos chama a atenção, e nós sabemos que já não temos muita para dar.

Se você já chegou ao final do dia pensando na razão por não ter sido tão produtivo quanto esperava, você não é o único.

Um artigo escrito pela universidade de Harvard, chamado Why Smart People Underperform, explorou os motivos pelos quais cada vez mais as pessoas estão com dificuldade em se manterem organizadas, definirem suas prioridades e gerenciarem seu tempo.

Em resumo, a razão é apenas uma: a explosão no crescimento de demandas pelo nosso tempo e atenção. 

A maioria de nós não consegue se manter longe das distrações tão facilmente, mas o lado bom é que sempre podemos usar ferramentas e criar hábitos que nos ajudem a manter o foco e trabalhar de forma mais produtiva todos os dias.

Por isso, o site de empregos Adzuna fez uma lista de sites e aplicativos que podem te auxiliar a mudar alguns costumes e trazer ainda mais produtividade no trabalho, confira:

Escape

Quanto tempo você gasta procrastinando em outros sites? O aplicativo Escape te mostra quantas vezes você abre seu e-mail, uma rede social ou outros sites distrativos.

Ele ainda envia um report diário com o número de vezes que você os abriu, quanto tempo gastou nessas visitas e quais são esses sites que estão te impedindo de se concentrar. É uma ótima ferramenta se você quer ter uma noção maior de como está gastando seu tempo no trabalho.

RescueTime

O RescueTime não é novo - e é justamente por essa razão que ele é tão genuinamente útil. Através dele é possível ativar alarmes como “Você gastou mais de 2 horas no Facebook hoje”, e objetivos como “Gastar menos tempo conferindo seu email”.

A versão premium ainda oferece outras opções, como por exemplo a de bloquear um site por alguns períodos do dia para que você não tenha acesso e se distraia. 

Headspace

Headspace é um aplicativo de meditação para te ajudar a diminuir os níveis de estresse, falta de foco, e aumentar sua saúde e muito mais.

A promessa é de que, com 10 minutos de meditação diários, seu cérebro irá literalmente mudar e se reajustar para se tornar mais focado, criativo e feliz. Se pra você meditar é algo novo, há uma série de 10 dias de meditação guiada para te ajudar a ficar acostumado com esse hábito que pode mudar sua qualidade de vida! 

Haze Over

Vamos ser honestos, todos temos aquela mania de abrir milhares de abas e programas em nosso computador, certo? Porém, tantas coisas abertas no seu desktop podem ser bastante distrativo, mesmo para o profissional mais disciplinado e focado do mundo. Para acabar com esse problema, apenas abra o Haze Over. Ele faz todas as outras janelas da sua tela ficarem mais escuras, menos a que você está usando.

Uma ferramenta simples, mas que é capaz de te trazer foco em um oceano de abas, e-mails, chats e mensagens. 

Brain.fm

Uma das melhores coisas sobre o Brain.fm é que você pode testá-lo por alguns minutos e imediatamente sentir seus benefícios.

Ele foi criado para estimular seu cérebro usando a música e, através disso, o aplicativo promete melhorar o seu foco, te manter mais relaxado e aumentar a qualidade do seu sono através das inúmeras playlists que tem disponível.

Uma ótima opção para quem gosta de trabalhar ouvindo música!

Forest

O aplicativo Forest te ajuda a não mexer no celular e se manter focado em qualquer cenário, inclusive no trabalho.

O conceito é bem simples: sempre que você quiser se manter bem focado por um período de tempo, você “planta uma árvore”.

Aí, a partir dos próximos 30 minutos, essa árvore irá crescer enquanto você estiver trabalhando, e se você deixa o aplicativo, a árvore morre. No final da semana, você terá uma “floresta” visual, mostrando o quanto você conseguiu se manter focado. Parece bobo, mas confie na Adzuna: ninguém quer uma floresta morta.

Freedom

Freedom ajuda a diminuir as distrações digitais vindas dos seus dispositivos. Se a internet inteira parece te tirar do foco durante o trabalho, com esse app você tem a opção de bloquear ela toda.

Você pode começar uma sessão de cada vez ou planejar seu tempo totalmente sem distração antecipadamente.

Ele é perfeito para quem perde facilmente o foco por abrir demais as redes sociais ou navegar na internet, já que usuários deste app reportaram economizar 2 horas e meia de produtividade todos os dias.

F.lux

Olhar demais para a tela do seu computador ou celular por muito tempo pode deixar qualquer um maluco - e também te impede de uma boa noite de sono.

A tela do computador foi criada para ser parecida com o sol, sabia? Por isso, ela não te incomoda durante o dia.

Porém, o que fazer quando você fica preso no trabalho até a noite e seus olhos começam com aquela sensação de queimação? O f.lux está aqui para fazer suas telas (e olhos) mais felizes.

Essa ferramenta faz a luz do seu computador se adaptar à hora do dia independente de onde você está. Menos cansaço, mais produtividade!

Calendly

Quer economizar tempo na hora de marcar as intermináveis reuniões, calls e almoços de negócios? O Calendly é uma mão na roda quando se trata de otimizar sua produtividade.

Essa agenda digital te ajuda a garantir que você não marque dois compromissos no mesmo horário.

Tudo o que você precisa fazer é colocar suas horas disponíveis para reuniões, calls, almoços, e enviar a seus colegas de trabalho e clientes. Quando precisarem marcar algo, eles podem selecionar o horário que funciona para eles também. A partir daí, o Calendly automaticamente adiciona esse evento na sua agenda. 

Focus Booster

Independente da sua personalidade, lutar contra as distrações te faz disciplinado e focado.

E é aí que o app Focus Booster faz seu papel! O app é baseado na técnica Pomodoro, que encoraja os profissionais a tirarem de três a cinco pequenos intervalos durante o período de trabalho.

Esse timer digital te ajuda a realizar suas tarefas, mas também assegura que você tirou os breaks necessários para manter sua produtividade alta. 


Seguindo essas dicas recomendadas pela Adzuna, e fazendo delas um hábito, você com certeza irá aumentar sua produtividade e foco durante o trabalho. Que tal começar já?

Gostou de nosso post? Compartilhe: