Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

4 dicas para aumentar sua produtividade com o editor Atom

09/08/2017 às 16:20 WordPress

4 dicas para aumentar sua produtividade com o editor Atom

Já falamos sobre os editores mais utilizados atualmente pelos desenvolvedores, muitos deles com opções de personalização quase infinitas, cada programador tem as suas manias e preferências, e encontrar um editor que possa cair como uma luva na sua rotina de trabalho é fundamental para que a sua produtividade aumente e cada um possa se dedicar a mais tarefas do que a problemas com as configurações.

Já falamos sobre a importância de ter códigos de legíveis e como controlar a qualidade do seu código php sem problemas, até mesmo porque como já falamos em artigos passados.

Vale a pena pensar em futuros ajustes nos seus arquivos sempre que surgem novas tendências e tecnologias, por isso gostamos de mostrar porque pensar nas futuras manutenções dos seus projetos.

Sincronize seus arquivos no ftp direto no editor

Em projetos mais simples, o envio de seus arquivos para os servidores é feito em grande parte pelo ftp, que é muito simples de ser usado e não demanda tempo para a configuração, no geral você precisaria usar um programa a parte para isso, mas com o Atom você pode pular esse passo e fazer o envio dos arquivos direto por ele, sem a necessidade de qualquer programa adicional.

Com o plugin remote-sync você consegue através de uma configuração de 1 minuto ajustar seu usuário e senha para que cada edição possa ser sincronizada assim que você mandar.

A grande vantagem é que você centraliza essa tarefa em um ambiente que você já está usando, evitando distrações e perda de produtividade.

Aprenda como avaliar uma hospedagem de site barata no nosso blog!

Corrija erros e organize seu código

Manter a organização do que você está desenvolvendo é essencial para manter a legibilidade do código, quanto mais fácil de entender as rotinas, mais fácil será encontrar os problemas.

Manter o código legível pode ser uma tarefa mais fácil com o plugin atom-beautify, com ele você pode identar códigos com um comando, você pode escolher entre diversas linguagens para esse processo, php, html, css, entre outras.

Usar apenas um comando para se preocupar com a organização visual do código sem dúvidas é um adicional para o aumento de produtividade, o que te do mais tempo para se dedicar as tarefas mais complexas.

Já o plugin linter permite que você tenha um assistente que irá em tempo real te avisar de possíveis erros de código que possam existir, não apenas erros, mas alertas de melhores práticas e tudo isso com excelentes alertas visuais, para tornar todo o processo mais rápido.

O linter oferece suporte para diversas linguagens, dentre elas o php, html e css, com isso você estará sempre dentro das regras de boas práticas durante seus projetos sem que isso necessite de longas verificações e aplicações extras.

Aumente a velocidade do desenvolvimento com o autocompletar

Você pode já saber os códigos de cabeça, mas porque não tornar a digitação deles mais rápida e quase instantânea? O atom oferece diversos plugins de autocompletar que abrangem diversas linguagens, e com isso deixa tudo mais rápido.

Primeiro porque você passa a ter a sua disposição listas de comandos conforme vai começando a digital, inclusive pode autocompletar os caminhos para seus arquivos dentro das pastas dos projetos, o que aumenta consideravelmente a sua velocidade de digitação.

Você pode usar por exemplo o atom-autocomplete-php e para seus projetos com WordPress, o wordpress-autocomplete, ambos vão te ajudar a terminar seu código muito mais rápido e você vai produzir ainda mais em um dia de trabalho.

Isso pode te ajudar a criar, organizar e lançar seus projetos WordPress ainda mais rápido, e pondo em prática as dicas anteriores você vai fazer isso com muito mais qualidade e não terá problemas futuros para atualizar o que for necessário.

Desenvolva para o WordPress ainda mais rápido

Sempre falamos do WordPress e dos benefícios dele para seus projetos, temos vários artigos sobre WordPress que você pode gostar, mas com o Atom você pode gostar ainda mais de programar para ele, já que existe o plugin wordpress-api.

Com ele você tem acesso a WordPress Core API e passa a ter nas suas mãos todos os snippets da plataforma e onsegue desenvolver ainda mais rápido e com mais segurança da compatibilidade das funções.

Junto com o wordpress-autocomplete, que te dá as hooks e todas as outras funções que você pode precisar, estar com mais esse recurso da base da plataforma a sua disposição aumenta ainda mais as suas possibilidades de desenvolvimento para seus clientes e projetos pessoais.

Documente o seu trabalho sempre que possível

Com o plugin docblockr você tem uma ajuda a mais na hora de adicionar comentários e documentação de todo o seu código.

Conclusão

Você viu que com alguns plugins você pode aumentar a sua produtividade sem perder tempo com configurações complexas ou aplicações extras, em menos de 5 minutos você pode ajustar um ambiente de desenvolvimento de alta performance e deixar seus projetos ainda mais limpos e rápidos, prontos para rodar com alta performance em uma hospedagem de site

Gostou de nosso post? Compartilhe: