Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Controle a qualidade do seu código php com o SonarQube

01/08/2017 às 10:00 Ajuda

Controle a qualidade do seu código php com o SonarQube

Você pode encontrar todos os bugs de uma aplicação em poucos segundos? Você consegue controlar todos os aspectos de segurança e qualidade do seu código com poucos cliques?

Se para as duas perguntas a sua resposta for NÃO, você precisa continuar lendo esse artigo e entender o que está perdendo por não usar o SonarQube para te ajudar no desenvolvimento de aplicações com código php.

Para você que é um desenvolvedor e está sempre com novos projetos em mãos, pode inclusive usar nosso Cloud Gerenciado para manter sua instalação do SonarQube e outras ferramentas que vão te ajudar a melhorar sua produtividade e performance durante o desenvolvimento.

O que é Code Quality?

Se você ainda está começando nessa área, talvez não tenha visto o tão difundido “Code Quality” ou “Code Review”, que nada mais é que uma análise detalhada da qualidade do seu código visando respeitar as principais regras de desenvolvimento dos atuais frameworks e da linguagem em si.

Já que com a versão 7 do código php muitos atributos foram removidos e outros adicionados, então é sempre bom ter uma ferramenta que possa fazer todo o trabalho puxado para você e te dar mais opções para pensar nas soluções e melhorias.

Toda essa análise tem como finalidade verificar não apenas os erros, mas principalmente vulnerabilidades que podem ser geradas com esses erros, dando mais segurança para o seu usuário final.

Porque trabalhar com esses recursos?

No mercado atual quanto melhor for o seu trabalho, maiores são as chances de conquistar novos clientes, todos os programadores têm em comum o desejo de ter um bom código e certamente isso traz benefícios como a manutenção mais rápida, fácil entendimento para novos integrantes da equipe, além de tornar fácil a ampliação de recursos, já que tudo está dentro do esperado.

Quando se trabalha com uma aplicação modular, você não pode correr o risco implementar um novo recurso e fazer outro deixar de funcionar, e quando você não tem um sinal de alerta como essas análises de qualidade você acaba tendo que descobrir na prática os prejuízos desse bug.

Quando se usa um ambiente de testes o problema não é tão grande, mas se tudo vai diretamente para o ambiente de produção, o resultado pode ser perda de dinheiro.

Você não quer passar por isso, quer? Inclusive já falamos sobre a importância da manutenção de projetos em php em um artigo anterior.

O que é o SonarQube?

Mais do que um excelente projeto de código aberto, o Sonar é uma ferramenta que vai auxiliar todos os programadores a dar mais atenção ao que está programando e a ficar cada vez mais atento a segurança de seus projetos.

Com o lema que defende a contínua qualidade do código, recursos para análise de bugs muito bem detalhadas são encontradas nos painéis de relatório, vulnerabilidades também são analisadas durante o processo, cuidando para que você possa corrigir todas elas o mais rápido possível e não tenha problemas de segurança na hora de rodar seu código.

Uma das grandes vantagens do SonarQube é que ele é extensível e suporta diversas linguagens, para um programador web, você encontra não só os plugins para seu código php, mas também css e html, o que faz um conjunto perfeito para qualquer backend ou full-stack.

Vale a pena mudar a rotina?

Já falamos muito sobre segurança e a importância de uma hospedagem de site, a segurança da sua aplicação, seja ela um site, blog ou sistema é levada muito a sério pela nossa equipe, por isso nossas regras de segurança nos servidores são levadas muito a sério.

Adicionar mais esse passo a sua rotina pode ser um pouco trabalhoso no início, mas você pode pensar da seguinte maneira, é melhor passar por um problema para então resolver e descobrir se terá consequências ou o melhor é evitar problemas e evitar perdas?

Pode ser apenas um passo a mais na sua rotina de desenvolvimento seja o que fará diferença na hora de você ser avaliado por um projeto.

Entender a importância disso ajuda a manter um elevado padrão de desenvolvimento e boas práticas para o seu currículo.

Conclusão

Adicionar um novo passo a sua rotina de programação ainda que seja um pouco complicado no início, pode te livrar de grandes problemas quando se fala de bugs e vulnerabilidades no código, aumentar a qualidade do que você está desenvolvendo traz vantagens não só para seus clientes (que terão excelentes projetos), mas para você e seu currículo, programadores que trabalham com diferenciais no seu processo de criação são muito bem vistos por todos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: