Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como incluir espaço HTML no código

08/03/2021 às 09:59 Hospedagem de Sites

Como incluir espaço HTML no código

Muitos desenvolvedores usam códigos HTML na web, ele é muito importante e também possui muitas características que demandam tempo para serem aprendidas e testadas.

Fazer a inclusão de espaços dentro de sequências HTML, nos permite ter uma organização melhor dos conteúdos. Podendo ter uma visualização melhor do código e do conteúdo que estamos querendo ter no final.

Você pode inserir o espaço HTML para diversas funções, mas antes é preciso entender sobre ele e quais são os códigos e entidades que deverá usar.

Vamos passar e recomendar quais são os procedimentos que você deve seguir, e o que é necessário antes e depois de cada código. Aprenda a fazer todos os procedimentos, que com certeza vão facilitar muito a sua vida de desenvolvedor:

O que é Código HTML?

Se você não sabe o que é Html, vamos explicar aqui. Quando estamos trabalhando na internet é muito comum ouvirmos falar de HTML, esse acrônimo significa Hiper Text Markup Language, ou em português: linguagem de marcação de Hipertexto.

Ele é um componente da rede mundial de computadores, seu papel é permitir a adição de conteúdos e estabelecer uma estrutura básica de website. Sendo assim, ele tem o objetivo de organizar as informações de um site na web e dar significado para elas.

Se esse código não existisse, os navegadores não teriam como fazer a exibição de textos como elementos, e nem conseguiriam carregar imagens.

Esses hipertextos são conectados em conjuntos, podendo ser em forma de palavras, vídeos ou imagens, documentos e outros conteúdos. Quando estão conectados, eles fazer uma formação de rede de informações, fazendo a organização de tudo ali.

Como incluir o espaço HTML?

Em alguns casos em códigos HTML, precisamos de espaço entre caracteres ou outros itens. Esses espaços HTML nos ajudam a organizar o documento. Existe muitas técnicas que você pode utilizar para adicionar o espaço, todas elas são feitas dentro do próprio HTML. Vejamos como poder fazer esses processos:

Adicionando espaços HTML:

Para conseguirmos adicionar espaços entre os parágrafos (mesmo que estejam em linha única), para isso devemos inserir a tag <p>. Quando fechamos a tag com </p> o HTML cria a quebra de linha.

A tag <p> possuir características padrões de margem superiores e inferiores (o valor é 1em) e isso faz a criação do espaço maior entre a tag e os elementos no código. Como esse código ficaria com o uso do espaço HTML? Veja:

<P>linha com seu código</p><p>definido como segundo parágrafo com códigos</p>

E o resulto será na seguinte apresentado da seguinte ordem:

Linha de código HTML

Definido como segundo parágrafo com códigos

Utilizar essa tag é muito simples, sendo caracterizada como o básico do HTML. Se você usar ela corretamente, vai conseguir administrar de forma eficiente o espaço do conteúdo da página.

Outra maneira de adicionarmos espaço HTML é utilizando a entidade   (iremos falar dela detalhadamente no próximo tópico), ela é definida como espaço para HTML. Para isso devemos inserir da seguinte forma:

<P>SEU CÓDIGO</p>

E pronto, teremos um espaço dentro dessa frase. O resultado será “SEU CÓDIGO”, sem nenhuma dificuldade ou uso de vários códigos. Vamos entender um pouco mais sobre o uso, a importância e quando podemos usar essa entidade em nosso código HTML:

É possível adicionar mais de um espaço HTML?

Digamos que você precisaria apertar a botão “espaço” do teclado 2 vezes, nos códigos isso não funciona com apenas um botão e sim a junção de mais códigos entre caracteres ou palavras. É importante lembrar que o código HTML lê apenas um espaçamento, mesmo que coloquemos o espaço 3 vezes, no final ele iria ter colocado apenas um.

O próprio HTML também permite que utilizemos entidades que representem símbolos ou teclas, e a entidade definida para representar o espaço é   – NonBreaking Space. Quando vamos inseri-lo em nosso código, colocamos essa entidade entre eles. Vamos ver um código com essa entidade incluída:

<P>. Meu  nbsp; Código</p>

O resultado irá sair com dois espaços definidos, ou seja, o resultado será “meu  Código”.

O HTML possui muitos outros códigos que também fazem essa função, representando a mesma entidade. Também existe entidades pré-estabelecida que possuem a função de adicionar dois ou até quatro espaçamentos no código, são eles:   e o &emsp. Entenda o uso deles no exemplo a seguir:

<P>SEU  CÓDIGO. </p>          Esse irá ter apenas um espaço entre as palavras

<p>SEU CÓDIGO</p>                        Esse é o resultado dele

<p>SEU CÓDIGO.</p>            Resultado: SEU  CÓDIGO (possuindo dois espaços)

<p>SEU CÓDIGO.</p>           Resultado: SEU   CÓDIGO (Com três espaços)

Os usos dessas entidades nos códigos também são fáceis e rápidos, e para cada quantidade de espaço podemos definir a entidade certa ao invés de digitar a que adiciona apenas uma (onde teríamos que digitar várias vezes).

Para os desenvolvedores o uso desses códigos facilita muito, e permite o uso de regras de tabulações que representam muita importância para a escrita dos códigos.

Adicionando quebra de linha:

Entre os parágrafos podemos ver a criação de uma quebra de linha, e nelas podemos criar uma ou duas linhas a ela. Para isso utilizaremos uma tag definida como <br/> chamada Breack. Com ela vamos conseguir inserir quantas linhas acharmos necessário entre todos os parágrafos.

Desenvolvedores utilizaram esse mesmo método para não precisarem estilizar no CSS, assim o trabalho pode ser feito mais rápido. Permitindo que eles criem a quebra de linhas entre qualquer um dos elementos, não apenas nos parágrafos. Um ponto considerado muito importante na tag Breack, ela não possui nenhuma característica de margem, atuando diretamente na quebra de linha da tag <p>. Onde podemos utiliza-las juntas e de formas interessantes.

Agora vamos ver um exemplo dela em uso:

<p>SEU CÓDIGO AQUI<br/> QUEBRA DE LINHA </p>        O resulta é: seu código aqui (e logo abaixo) Quebra de linha.

Você pode inserir a tag Breack quantas vezes achar necessário!

Utilizando a tag Breack com o <p>:

Como dissemos, essas duas tags podem ser usadas juntas! A tag <p> possui margens superiores e inferiores equivalente a 1em, e a tag <br/> não. Assim, podemos adicionar conteúdo com um padrão visual mais organizado, com padrão de acordo com cada conteúdo. O uso delas deve ser da seguinte forma:

<p>O CONTEÚDO INSERIDO AQUI<br/>

DESENVOLVIMENTO DO CONTEUDO<br/>

CONTINUAÇÃO DO CONTEÚDO<br/>

FINALIZAÇÃO COM CARACTERES E COMPLEMENTOS</p>

E assim por diante, e quando finalizado teremos o resultado organizado com espaços inseridos corretamente:

O CONTEÚDO INSERIDO AQUI

DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO

CONTINUAÇÃO DO CONTEÚDO.

FINALIZAÇÃO COM CARACTERES E COMPLEMENTOS

Notou como o uso da tag Breack (<br/>) nos fornece um resultado organizado? Possuindo ótimos espaços dentro do código.

Sobre o uso de tags em códigos HTML:

O código HTML possui várias tags e entendidas para nos ajudar a fazer algumas funções, por exemplo o uso de tags para espaço.

Existe uma grande quantidade de tags, cada uma delas possuindo uma função. Por exemplo a tag <pre>, que serve para fazer com o texto fique com a forma original digitada. Todos os espaços digitados serão adicionados no final, por exemplo:

<Pre>SEU CONTEÚDO@ SITE.</Pre>

O resultado final desse código é: SEU CONTEÚDO@ SITE.

Essa tag é muito usada quando utilizamos tabulações na escrita de códigos, facilitando o processo e lendo eles junto com as outras tags.

Espaço HTML utilizando CSS:

O CSS possui a propriedade line-height, ela altera o espaço padrão do código HTML, sem que precise fazer alterações nas propriedades das margens. Essa propriedade faz mudanças no espaço entre as linhas dos códigos, assim podemos usar valores pré-estabelecidos, unidades de medidas, porcentagens ou valores numéricos. Vamos ver exemplo sobre ela em prática:

div.a { (Este é o parágrafo com altura de linha padrão, na maioria dos navegadores é de 110% até 120%).

Altura de linha: normal (padrão)

}
div.b { (este parágrafo possui a linha de altura recomendada, a altura também será de acordo com o tamanho da fonte do navegador).

            Altura de linha: 1,6

}

Div.c { (Esse parágrafo A altura de linha é muito menor, sendo definida para 80%).

            Altura de linha: 80%;

}

div.d { (neste Parágrafo essa altura de linha também é muito menor, definida par 200%).

            Altura de linha: 200%;

}

Dentro desse código poderíamos alterar o “Normal” para um valor, unidade de medida, porcentagem, valore numéricos, e outros itens. Ele leria sem nenhum problema e teríamos sucesso no final do código.

Dominar o HTML e o uso dessas técnicas demanda tempo e práticas, portanto aprender sobre as características das propriedades é importante para ter sucesso no seu próprio código.

Conclusão:

Vimos aqui diversas formas de adicionar espaço HTML, todas as técnicas são feitas através do próprio código. Assim os desenvolvedores conseguem inserir todas as soluções que precisam.

Procure utilizar essas técnicas com certo controle, e em casos de situações que tenham muita necessidade! O uso delas acrescenta um número a mais de bits no seu código, resultando em uma renderização mais demorada.

Avalie a sua necessidade, se realmente não tiver outro meio você poderá usar. Caso contrário, opte por estilizar elementos. É importante também que assim como tudo, você também teste essas técnicas em documentos não importantes, apenas para praticar o uso. Para ver mais sobre desenvolvimento web, dicas de marketing e hospedagem de sites, acompanhe diariamente o blog da ISBrasil!

Gostou de nosso post? Compartilhe: