Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Wordpress: Plugin Mashshare, compartilhe seus artigos e aumente seu engajamento organicamente

14/09/2018 às 19:15 WordPress

Wordpress: Plugin Mashshare, compartilhe seus artigos e aumente seu engajamento organicamente

Compartilhar artigos nas redes sociais não é apenas uma tarefa repetitiva, os dados gerados por essa rotina devem ser analisados e fazer parte da sua estratégia de engajamento social, conheça algumas dicas que podem te ajudar a se dar bem nas redes.

Os botões de compartilhamento social já fazem parte de praticamente todos os blogs, dos mais simples até grandes projetos, mas você realmente aproveita esse recurso ao máximo e faz bom uso dos dados que isso gera?

Como seu blog está justo a sua persona nas redes sociais? Quais os seus artigos mais compartilhados e que te trazem mais visitas e geram resultados?

Caso não tenha todas essas respostas, deveria, pois está fazendo algo muito errado.

Patrocinado vs Orgânico

Assim como nas buscas, o desempenho dos seus links nos ambientes sociais também podem ser divididos dessa forma, mas não é porque você está patrocinando uma publicação que ela irá ganhar espaço e atrair milhares de visitas, são muitas as variáveis que estão envolvidas na obtenção de bons resultados, mas exatamente por essa parte ser tão complexa que vale a pena falarmos do engajamento social orgânico, onde você não terá uma abordagem direta com seu público, mas deixará que ele faça esse serviço por você.

Se muitos leitores gostam dos seus artigos, porque nem todos eles compartilham? Será que são induzidos a isso da forma certa?

Os visitantes são sociáveis por natureza, se um número de usuários compartilham algo, ele tende a seguir essa ideia, quanto mais influência e aprovação social existe, maiores são as chances dele compartilhar.

No exemplo, temos botões de compartilhamento como qualquer outro blog, mas o grande diferencial é que temos quantos visitantes compartilharam, essa aprovação social simples pode não parecer, mas muitas vezes é poderosa.

Se muitos compartilham algo, é porque o conteúdo é relevante, e você acaba passando isso para os próximos visitantes, e esse ciclo tende a continuar, quanto mais compartilhamentos melhores resultados no seu engajamento orgânico.

Mashshare é o melhor plugin?

Não existe verdade absoluta, cada um acaba criando a sua preferência, seja por praticidade, recursos, personalização, mas podemos ter certeza de que o Mashshare é simples e cumpre muito bem a sua função, por isso recomendamos ele quando falamos de compartilhamento nas redes sociais.

Dentre os recursos que temos com o plugin, podemos destacar:

  • Widget de posts mais compartilhados.
  • Suporte a templates AMP.
  • Contador de compartilhamentos na lista de postagens.
  • Sem dependências externas, maior velocidade.
  • Exibe o total de compartilhamentos.
  • Botões personalizáveis.
  • Compatível com diversas redes sociais.
  • Compatível com plugins de SEO, como o Yoast.
  • e mais…

Essas são algumas das vantagens, que podem ser ainda maiores se você optar por adquirir algum add-on, mas como já dissemos, não achamos necessário, os recursos básicos são essenciais e suficientes.

Com uma interface simples de usar e em parte traduzida, o MashShare precisa de poucos ajustes, básica mente você precisa só definir os seus usuários das redes sociais na guia Networks e estará pronto para uso.

Se você precisar mudar alguma coisa na parte visual, poderá definir cores, texto do botão Shares, tamanho dos botões, além de ajustes de posicionamento e onde eles devem aparecer.

Ajustes em cada postagem, melhorando o SEO

Uma das grandes vantagens do MashShare é que você pode editar qual será o modelo do compartilhamento, definindo o título dos links e sua descrição, extremamente úteis no facebook e twitter para chamar a atenção dos leitores, uma grande vantagem se comparados aos plugins que apenas compartilham o título da postagem e o link, criando uma meta descrição não otimizada muitas vezes.

Os contadores exibidos junto das caixas de texto te dão a noção exata do tamanho ideal dos textos.

Com todas essas opções, você tem uma ótima ferramenta de engajamento trabalhando realmente a seu favor, não apenas um botão simples e sem um verdadeiro atrativo para os novos leitores.

São milhões de usuários conectados todos os dias nas redes sociais, porque não aproveitar esse potencial ocioso que o seu blog pode gerar?

O Brasil é um dos campeões em acesso a redes sociais, 80% desses acessos de dispositivos móveis, e o plugin também é preparado para esse público dos smartphones.

Alguns detalhes espaciais que podem ser ajustados com o plugin:

  • Personalizar o compartilhamento de acordo com a rede.
  • Usar diferentes imagens para diferentes estratégias de rede.
  • Filtrar os contadores por postagem.

Claro que você não vai deixar de trabalhar as suas estratégias para cada uma das redes onde atua e tem força, mas seus resultados podem ser melhor aproveitados quando você tem uma segunda estratégia no “piloto-automático”, assim você consegue compartilhamentos e um aumento de tráfego orgânico sem ter que dedicar muito tempo.

Dicas extras

Além do uso de plugins como o MashShare ou qualquer outro, você precisa focar nas suas estratégias nas redes sociais, cada uma delas tem uma abordagem, um público, uma maneira de se adaptar ao seu negócio. Algumas das dicas infalíveis nessa hora são:

  • Publique frequentemente
  • Crie conteúdo relevante
  • Não fique apenas compartilhando
  • Não escreva como um robô
  • Comente sobre o que está em alta, e traga para o seu mercado
  • Interaja com o seus seguidores

Conclusão

Ter um blog com muitas publicações e carregando rápido com um bom plano de hospedagem wordpress não trás visitas, e também não basta compartilhar seus links sem qualquer preparação.

A ajuda de plugins como o MashShare realmente é uma mão na roda na hora de ajustar sua forma de interação nas mídias sociais, mas não são milagrosos. Faça bom uso dessas dicas e não perca as próximas.

Gostou de nosso post? Compartilhe: