Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Whatsapp Marketing e seus benefícios

15/06/2021 às 13:40 Marketing

Whatsapp Marketing e seus benefícios

O Whatsapp Marketing é usado desde o início dessa rede social. Sim, atualmente há um consenso de que o Whatsapp se enquadre na categoria de rede social — o que faz bastante sentido, dado sua utilização.

Em 2018, para ajudar as empresas a usufruir melhor do app para fins comerciais, foi lançado o Whatsapp Business. Ou seja, tecnicamente não existem ferramentas para Marketing na plataforma, mas sim métodos para esse fim.

Mesmo sendo uma ferramenta fenomenal, a modalidade Business é gratuita para todos os públicos. Ela permite, dentre outras coisas, configurar mensagens automáticas, informações sobre a empresa e até criar uma identidade no app.

Vamos ver os benefícios de se usar o Whatsapp em sua estratégia de Marketing!

1. O Whatsapp Marketing corta custos

Um método bastante tradicional de atuação — e largamente usado até hoje — são os telefonemas. No entanto, para ser feito de forma adequada e escalável, a empresa precisa investir muito dinheiro em estrutura e treinamento. Vale lembrar o custo para contratar e manter uma equipe de qualidade.

A grande maioria desses custos acaba por desaparecer quando falamos em Whatsapp Marketing. De fato, não há necessidade de estruturas adicionais às que a empresa já apresenta, como celulares, computadores e internet. Além disso, o atendimento pode ser desenvolvido na forma de scripts, o que permite equipes muito menores.

Outro ponto importante é o uso de recurso humano durante o atendimento. Muitas respostas podem ficar programadas direto no app, deixando a equipe com mais tempo livre para outras atividades.

2. Funciona bem em todos os segmentos do mercado

Não importa o seu nicho de atuação: com certeza o Whatsapp cabe em sua estratégia de Marketing. Aliás, como foi apresentado no item anterior, ele é mais viável que as alternativas convencionais, pois auxilia no corte de custos.

A maioria das empresas já percebeu que um atendimento rápido, direto e dinâmico é a chave para fidelizar clientes. Essa forma de atuar demonstra que a empresa é de confiança, além de trabalhar com seriedade e compromisso.

Ou seja, podemos dizer que, quando bem aplicada, essa abordagem se torna um diferencial competitivo para seu negócio.

3. A comunicação é instantânea

Ninguém gosta de ficar esperando pelo atendimento, não é verdade? Além disso, o mercado é muito fluído e dinâmico; ter as respostas certas no momento certo é fundamental.

Uma das características brilhantes do Whatsapp Marketing é sua rapidez de contato. A mensagem chega poucos segundos após seu envio.

Além disso, a notificação da mensagem é clara e não corre o risco de ser ofuscada. O mesmo não acontece com e-mails, por exemplo. Quem nunca encontrou um e-mail importante dentro da lixeira ou caixa de spam? Esse problema não acontece no Whatsapp.

4. Não conta com algoritmos limitadores

Um dos grandes problemas em atuar nas redes sociais são seus algoritmos limitadores de alcance. Devemos lembrar que as redes ganham dinheiro pelos anúncios pagos, e por isso é interessante limitar o alcance de suas publicações.

No entanto, é impossível aplicar essa regra ao Whatsapp, pois, assim que uma mensagem é enviada, ela é recebida no mesmo instante por todos os leitores. Se o grupo contar com 300 usuários, por exemplo, é provável que uma boa parcela deles — ou o grupo inteiro — veja o conteúdo publicado.

Em resumo, é o próprio usuário quem limita o alcance do conteúdo, e não algoritmos forçando essa atenuação de visualizações. Quando bem otimizado, o alcance nessa plataforma se torna bastante elevado!

5. O Whatsapp Marketing ajuda a humanizar sua marca

Mesmo contando com ferramentas para respostas rápidas, um dos grandes diferenciais do Whatsapp Marketing é o contato humanizado que oferece para seus clientes. Ao invés de se sentirem distantes de sua marca, o usuário, ao conversar com sua conta, terá uma percepção de proximidade com seu negócio.

As grandes empresas investem milhões nesse tipo de contato, pois, em essência, é ele quem causa um enorme aumento nas vendas. Afinal de contas, é mais fácil comprar de quem conhecemos, não é mesmo? Esse é um dos trabalhos da humanização de marca.

6. A ferramenta permite o uso de vários recursos

O Whatsapp Business conta com recursos excelentes para as empresas. Veja alguns deles:

  • Catálogo de produtos dentro do app;
  • Localização do seu negócio;
  • Mensagens automáticas e respostas rápidas;
  • Organizador de conversas por etiquetas (tags);
  • Estatísticas de alcance;
  • Permite o uso do botão de contato direto em anúncios.

Além disso, você também pode integrar o Whatsapp ao seu CRM e, claro, realizar a boa e velha segmentação de contatos.

7. Permite escalar seu negócio rapidamente

Com tantas ferramentas e benefícios, o Whatsapp Marketing permite que seu negócio cresça de maneira consistente. Além disso, se for usado adequadamente, fará com que a empresa escale rapidamente sua atuação, o que permite aumentos interessantes de faturamento.

Artigo escrito pela equipe da Planejador Web, especialistas em Marketing Digital.

Gostou de nosso post? Compartilhe: