Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Vendas e Marketing Industrial: o que você precisa saber

09/07/2022 às 18:35 Ajuda

Vendas e Marketing Industrial: o que você precisa saber

Você sabia que o setor industrial é responsável por 22,2% do PIB do Brasil e também por 71,8% das exportações de bens e serviços? Além disso, seu faturamento é, em média, 3,9 trilhões nos últimos anos.

Todos esses dados, só comprovam a importância da indústria dentro do nosso dia a dia, e os números tendem a crescer cada vez mais. Para que isso aconteça, é necessário que as vendas estejam sempre afiadas, e para que isso aconteça, o marketing industrial também precisa estar em sintonia.

Tanto as vendas de produtos como imã de ferrite, quanto o marketing industrial, devem estar completamente alinhados para que o setor cresça e o próprio negócio consiga um desempenho cada vez mais positivo.

No texto de hoje, separamos tudo o que você precisa saber sobre as vendas e o marketing industrial de modo geral, bora conferir? Então vamos lá!

O que é marketing industrial?

Como o próprio nome já indica, o marketing industrial nada mais é do que um conjunto de estratégias que miram alcançar o público de uma indústria, gerando reconhecimento, autoridade, expandindo a marca e aumentando o número de vendas.

Ele também pode ser chamado de marketing B2B, ou seja, empresa para empresa. Esse formato de marketing é diferente do que estamos acostumados a ver, afinal, uma indústria tem como consumidor, outras empresas, diferentemente do convencional.

Quando um catalisador de tinta vai ser vendido em um mercado padrão, se busca apresentar o produto muitas vezes de forma emocional, com um apelo diferente, por exemplo, de um business to business.

As empresas querem saber sobre soluções, respostas para as suas dores e uma comunicação muito mais direta, o que faz do marketing industrial algo muito mais diferente e que foge bastante da realidade convencional que estamos acostumados.

Como e porque ele impacta diretamente nas vendas de uma indústria?

O marketing de maneira geral, impacta as vendas de qualquer empresa, e é claro que dentro do setor industrial isso não seria diferente. Essa é uma das áreas mais competitivas que existe, com uma enorme disputa de espaço e o público procurando cada vez mais por efetividade e soluções efetivas.

Um dos grandes diferenciais acaba sendo justamente o marketing, através dele, é possível anunciar seus produtos, chegar até as pessoas de maneira objetiva, mostrar sobre o seu trabalho e criar uma certa comunicação com seu público, o que aumenta muito a probabilidade de aumentar suas vendas.

Sem o marketing, é quase que impossível conseguir se destacar, ainda mais vivendo em uma era totalmente digital, onde o hábito de consumo e a jornada de compra das pessoas como com uma mesa rústica de madeira é feita de maneira 100% digital.

Para alcançar um diferencial competitivo, e ter uma vantagem perante a concorrência, o marketing industrial acaba se tornando quase que obrigatório dentro de qualquer indústria, ele aumenta as vendas e corresponde a uma efetividade muito maior.

Se você quer vender mais, divulgar seus produtos, e aparecer de maneira mais efetiva para o público, se destacando dos demais, adotar essa estratégia é quase que uma obrigação para alcançar o sucesso.

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: