Não perca a nossa BLACK FRIDAY, descontos REAIS e VITALÍCIOS de 50% OFF SAIBA MAIS!

Velocidade do site e SEO: qual a relação?

Velocidade do site e SEO: qual a relação?

09/02/2017 às 18:11Hospedagem de Sites

Velocidade do site e SEO: qual a relação?

Parece que não, mas a velocidade de um site afeta diretamente o seu SEO. Pois é! São duas coisas que parecem que não se complementam, mas tem muito em comum. Por isso, é fundamental se atentar a isso e verificar se sua plataforma está por dentro dessa integração, afinal, tudo o que for para agregar em seu crescimento é válido. Acompanhe o post e saiba tudo sobre essa relação e como você pode usufruir de suas vantagens.

Veja também nosso post: Passo a Passo para Criar um Blog

Site lento: menor ranqueamento

Não precisamos nem dizer que um site lento é péssimo e só gera prejuízos para seu desenvolvedor, não é? Ninguém gosta de acessar uma página que demora séculos para carregar, o que acaba gerando irritação e leva a pensar em outras alternativas para buscar informação, fazer uma compra ou qualquer outra ação que o usuário procura em sua navegação.

É lógico pensar que, conforme as pessoas vão abandonando uma página, mais ela vai perdendo relevância. Os motores de busca entendem muito bem essa prática e percebem que há algo errado. Se os internautas estão rejeitando o acesso em um site, para que promovê-lo? Logo, o ranqueamento vai caindo, até que ele se torne realmente esquecido, naquelas páginas que dificilmente alguém acessa. Uma situação péssima.

Essa penalização já acontece faz tempo, embora muita gente não saiba. Desde 2010 o Google coloca a velocidade como parte fundamental de um bom site e seu destaque, o que afeta diretamente no SEO e sua relevância. A proposta do buscador é que os usuários tenham uma boa experiência, permanecendo nas páginas por um bom tempo, por isso visa mostrar o que realmente seguirá essa meta.

Por que a velocidade de um site é importante?

Independente da maneira em que o Google considera um site veloz para bom ranqueamento (esse processo é otimizado sempre), pensar em uma plataforma que não seja lenta é essencial para qualquer desenvolvedor. Você não deve considerar em geral que ele só precisa disso para afetar no SEO, mas sim pensando sempre nos internautas e na credibilidade do próprio.

Ou seja, ao pensar em criar um site, velocidade deve ser um dos principais objetivos, algo que garante vantagens em diversos aspectos e ajuda a gerar tanto mais acessos quanto no aumento de sua rentabilidade online. Obviamente, se você navega em um site que não tem problemas e é rápido, permanecerá lá por mais tempo e pensará em visitá-lo novamente. Já no caso de lentidão, ficará irritado e, com certeza, não dará crédito para a plataforma, pois ninguém quer perder tempo esperando para ler um conteúdo ou comprar um produto.

Ter um site veloz garante mais acessos, maior fidelização de pessoas (sobretudo clientes, no caso de um e-commerce), compartilhamentos otimizados e conteúdo circulando entre o público, confiança, destaque além dos concorrentes e boas vendas, além do faturamento com ferramentas do Adwords e similares. Nesse ponto, só há vantagens, tanto por isso é visto como fundamental por todos os webmasters em geral, dos iniciantes aos avançados.

O que afeta a velocidade de um site é, em grande parte, a estrutura de seu servidor, sobretudo quando não é atualizado com frequência e aprimorado pela empresa de hospedagem em questão. Por isso, é importante se atentar a esse serviço para não cair em ciladas e deixar que seu site fique à mercê de um serviço ruim e que não dá conta do que você está investindo. Essa situação, infelizmente, é comum, não é à toa que escolher um bom servidor deve ser uma tarefa fundamental de todo desenvolvedor.

Além disso, há outras alternativas que você pode seguir para deixar seu site mais rápido e com ótimo ranqueamento, proporcionando aos usuários um ótimo ambiente. Selecionamos alguns pontos que prejudicam a velocidade de um site que você pode analisar e mudar o que achar conveniente, dando um up em seu negócio (vale para blogs, sites de conteúdo geral e lojas virtuais).

O que prejudica a velocidade de um site?

Navegador, aplicativos e plugins não otimizados

Um aplicativo que usa o Flash, por exemplo, pode reduzir seriamente a velocidade da sua página e levar até aos péssimos travamentos. Além disso, você deve testar seu site em diferentes navegadores para ver como ele se comporta, ao menos nos principais: Explorer, Firefox, Google Chrome e Opera.

Tema e imagens ‘’pesados’’

O tema escolhido influencia o desempenho do seu site e o tempo de carregamento. Na verdade, alguns temas são muito pesados e diminuem a velocidade da página se contêm muitos efeitos e desenhos. Foque em algo mais intimista e visualmente bonito e equilibrado. Não precisa encher a página de coisas para chamar atenção do leitor, soa muito amador e pouco profissional. 

O mesmo acontece com as imagens. Algumas fotos em HD podem deixar tudo mais lento. É melhor comprimir seus recursos visuais em PNG para manter sua qualidade ao mesmo tempo que reduz seu peso. Para logotipos ou pictogramas, é indicado usar arquivos em extensão JPEG.

Excesso de anúncios 

Além de deixar qualquer usuário irritado, o excesso de anúncios ‘’jogados’’ na home e em outros cantos de seu blog deixam a plataforma péssima para carregar e acessar sobretudo aqueles pop-ups que abrem do nada e ainda podem travar dependendo do navegador. Tenha bom senso nessa parte, ao contrário, ninguém vai querer mais entrar em seu site.

Widgets mais do que o necessário

Assim como anúncios e temas pesados, botões sociais, área de comentários, calendários ou outros widgets afetam a velocidade da sua página – fora que grande parte é desnecessária, não é?

Código denso

Seu código HTML / CSS afeta seu tempo de carregamento. Limpe seu código para um melhor desempenho. Se não tem noção de como fazer isso, conte com a ajuda de seu programador.

Mídia incorporada

O excesso de vídeos em um post e mídias incorporadas acaba deixando tudo devagar. Pense em algo harmônico e opções mais simples e práticas, ou então, tente salvá-los diretamente em seu servidor. 

Hospedagem barata com servidor ruim

 Como já dissemos, um servidor ruim ajuda a deixar um site lento. Portanto, se você está sofrendo com isso, vale a pena trocá-lo. Uma dica para fazer essa migração é contar com os serviços da ISBrasil, especializada em qualquer ação para deixar sua página nas alturas. Para saber mais, é só entrar em contato. 

Bom, agora você já sabe que SEO e velocidade têm muita relação e deve se atentar a esse ponto a partir de agora. Que tal começar a verificar todos os pontos e deixar seu site otimizado? Entre em contato conosco e veja nossos planos de hospedagem de site. Se tiver alguma dúvida, comente. Até mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: