Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Veja o quanto é fundamental um bom tráfego no site para a prospecção de clientes!

28/09/2021 às 16:18 Ajuda

Veja o quanto é fundamental um bom tráfego no site para a prospecção de clientes!

Ter um bom tráfego no site é o objetivo de muitas empresas porque uma grande quantidade de visitantes representa um aumento considerável nas oportunidades de negócio.

A internet trouxe muitas mudanças para as organizações, e hoje é essencial que uma empresa esteja presente no ambiente virtual.

Ter um site é a base para as estratégias de marketing digital e para estabelecer uma comunicação com os consumidores.

Isso acontece porque a internet é o principal meio de comunicação que temos hoje, sendo mais importante do que a TV ou rádio. 

Portanto, se não constrói a sua presença dentro dela, acaba perdendo espaço para a concorrência.

Pesquisar sobre uma marca na internet e não encontrar nada sobre ela chega a levantar suspeitas em relação à sua idoneidade e ao que ela tem a oferecer.

O site funciona como cartão de visitas do seu negócio e ele vai apresentar a empresa, seus produtos e serviços e levar informações importantes para os clientes e potenciais clientes.

Só que além de ter um site, é necessário que ele tenha um bom tráfego. Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre a importância do tráfego para o seu site, qual o impacto dele na prospecção de clientes e dar algumas dicas para melhorá-lo.

Importância de um bom tráfego

Ter um bom tráfego é importante para um site porque ele gera novas oportunidades de negócios e na prospecção de clientes. 

Por meio dele conseguimos divulgar a marca, criar um relacionamento com os consumidores e aumentar as vendas.

Assim como é importante utilizar um bom letreiro de loja em seu estabelecimento para atrair as pessoas, trabalhar em um bom tráfego é fundamental para que você possa qualificar, nutrir e informar os potenciais clientes.

Esse é o processo pelos quais os consumidores passam até que a empresa consiga finalizar a venda, e o site cumpre bem essa função quando recebe uma quantidade significativa de visitantes.

Estamos falando de algo que ajuda a expandir o seu negócio, e apesar de não ser um lucro instantâneo, gera oportunidades de vendas e faz com que a empresa possa expandir suas atividades em longo prazo.

Para chegar a esse resultado, é necessário investir em várias estratégias, que vamos falar mais à frente. 

Entretanto, antes disso, vamos mostrar os impactos que um bom tráfego pode trazer na prospecção de clientes. 

Impactos do tráfego para prospecção de clientes

Podemos considerar o tráfego do site como a sua audiência, e ela é um dos pilares mais importantes para que a empresa se mantenha ativa no mercado.

É por meio da quantidade de visitas que você recebe que você vai atrair novos clientes, conquistar seguidores, fidelizar quem já compra com você, e alcançar outros objetivos para a sua marca.

Devemos considerar o tráfego como o público que entra e sai dos projetos, ou seja, pessoas que chegam até o seu negócio para descobrir de que forma você pode ajudá-las.

É por essa razão que um fabricante de copo personalizado com canudo investe continuamente na criação de conteúdos relevantes e trabalha em outras estratégias para melhorar o tráfego.

Sendo assim, para prospectar novos clientes, podemos investir em dois tipos de tráfego. 

Um deles é o tráfego orgânico, que são as visitas provenientes de sites de busca, como o Google.

Ele é importante por ser extremamente qualificado e obtido por meio das estratégias de SEO (Search Engine Optimization), tais como:

  • Criação de conteúdo relevante;

  • Layout responsivo;

  • Escolha certeira de palavras-chave;

  • Investimentos na experiência do usuário.

Quanto mais tráfego orgânico seu negócio tiver, mas o Google vai entender que o seu site oferece informações relevantes e assim mantê-lo entre os primeiros resultados de pesquisa.

Ao estar entre as primeiras posições, mais pessoas vão te encontrar nos resultados e acessar a sua plataforma. 

Isso aumenta o alcance da sua empresa e traz mais oportunidades de vendas.

Também temos o tráfego pago, que é aquele que conquistamos por meio de anúncios em plataformas como as redes sociais, outros sites, buscadores, entre outras opções.

Seu funcionamento é bem simples, por exemplo, um fabricante de almofada para bebê acessa o Google Adwords e cria uma campanha paga para aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa.

Isso vai ajudar o seu negócio a conquistar uma quantidade de visitantes maior enquanto as estratégias orgânicas começam a fazer efeito.

Um bom tráfego ajuda a prospectar clientes porque mais pessoas vão conhecer o seu negócio, mas também porque as estratégias que envolvem esse aumento melhoram a imagem da empresa e sua credibilidade.

Portanto, podemos dizer que dentre os impactos positivos de um bom tráfego está o aumento de oportunidades, mas também a criação de autoridade de marca para a companhia.

Entretanto, ter um bom tráfego não é uma questão de sorte ou de popularidade, na verdade, ele precisa ser construído por meio de algumas estratégias.

Como melhorar o tráfego do site?

Portanto, se quer saber como atrair um número maior de visitantes para o seu domínio na internet, confira algumas dicas que separamos.

Oferecer conteúdo de qualidade

Uma das principais estratégias para gerar tráfego é criar conteúdo de qualidade, rico e relevante para o seu público-alvo. 

É dessa forma que você vai gerar autoridade e trazer mais credibilidade para a sua empresa.

Por meio dessa estratégia, uma empresa de higienização de estofado cria um relacionamento promissor com os consumidores, que vai muito além de uma relação estritamente comercial.

Esses materiais podem ser publicados dentro do seu site ou em um blog integrado a ele. 

O blog é o canal perfeito para que você possa se aprofundar em temas relacionados ao seu mercado de atuação.

Muitas empresas utilizam essas plataformas para publicar materiais de alto nível em diferentes formatos, como:

  • Vídeos;

  • Textos;

  • Imagens;

  • Áudios;

  • Infográficos.

Dentro do blog você pode colocar links que direcionam os visitantes para o seu site, para que ali eles possam conhecer mais informações sobre seus produtos e serviços, e sobre a sua empresa.

Disponibilizar um comparador de preços

Um fabricante de envelope personalizado A4 também pode disponibilizar em seu site um comparador de preços.

Isso é importante porque o consumidor brasileiro tem o hábito de fazer esse tipo de pesquisa na internet.

Se ele encontrar essa ferramenta dentro do site da sua empresa, não vai precisar sair de dentro dele para pesquisar preços do seu concorrente. 

Entretanto, lembre-se de que esse recurso só é válido se você realmente oferecer preços competitivos.

Cuidar da estrutura do site

O site precisa contar com uma estrutura indispensável, para que possa atrair a atenção dos usuários e mantê-los por mais tempo navegando pelas páginas.

Nesse sentido, você precisa ter um bom servidor, pois ele garante que a sua plataforma esteja disponível 24 horas por dia.

Em períodos sazonais, como o Natal, em que mais pessoas estão procurando produtos e serviços, um bom servidor vai garantir um aumento de tráfego repentino.

Também é importante que você conte com um domínio próprio porque ele garante que você utilize a sua plataforma como desejar.

Com isso, um corretor de imóveis, por exemplo, também evita que um concorrente compre um domínio com o nome do seu negócio.

Outra parte fundamental da estrutura de um site e que ajuda a aumentar o tráfego é contar com uma plataforma responsiva.

Sites responsivos são mais intuitivos e adaptados para oferecer a melhor experiência aos usuários. 

Também é esse tipo de layout que vai permitir que o seu endereço na web seja acessado por qualquer tipo de dispositivo.

É importante ter em mente que as pessoas não acessam a internet apenas pelos computadores, na verdade, boa parte do acesso se dá por aparelhos móveis, como tablets e smartphones.

Se alguém estiver procurando, por exemplo, sobre uma empresa de outsourcing de impressão SP pelo celular, vai preferir navegar nos sites daquelas que se ajustam perfeitamente à tela do seu dispositivo.

A função do layout responsivo é justamente essa, permitir que os usuários acessem os sites por meio de qualquer dispositivo.

Tendo em vista que as páginas se ajustam perfeitamente a qualquer tamanho de tela, sem prejudicar a navegação e a experiência.

Conclusão

Em resumo, como vimos ao longo deste texto, não é difícil para uma empresa de locação de impressora conquistar um bom tráfego, apesar de ele ser fundamental para prospecção de clientes.

Não basta estar presente na internet, é necessário saber construir essa presença para que ela realmente dê frutos e traga novas oportunidades.

Isso começa por meio de estratégias que vão garantir um bom tráfego ao seu endereço na web, e neste artigo, você aprendeu um pouco sobre as principais práticas com esse objetivo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: