Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Tipos de estratégias para marketing

10/05/2021 às 17:28 Marketing

Tipos de estratégias para marketing

Ter um curso de Marketing Digital é o mínimo para qualquer profissional que deseja investir nesse ramo. Seu crescimento tem atraído muita gente e o conhecimento é o diferencial entre uma estratégia de sucesso e um plano fracassado. 

Marketing digital

O marketing digital é o uso da Internet, dispositivos móveis, mídia social, mecanismos de pesquisa e outros canais para atingir os consumidores. 

Alguns especialistas em marketing consideram o marketing digital um empreendimento inteiramente novo que requer uma nova maneira de abordar os clientes e novas maneiras de compreender como os clientes se comportam em comparação com o marketing tradicional.

O Marketing Digital é um conjunto de ações de marketing online que têm o intuito de dar visibilidade a um negócio, vender um produto ou serviço e gerar tráfegos e conversões. Ele é direcionado por uma estratégia para que traga resultados reais. 

Estratégias de Marketing Digital

Estratégia de marketing digital é como se denomina um plano que descreve de que forma e por quais caminhos sua empresa alcançará seus objetivos de marketing através de canais online, como pesquisas e mídias sociais. 

Em sua maioria, esses planos estratégicos vão resumir quais os canais online e quais táticas serão usadas. Além disso, eles determinam qual valor e por quanto tempo será o investimento. 

Existem diferentes estratégias de Marketing digital. As principais delas são:

Inbound marketing

Inbound é, de longe, a estratégia de marketing B2B mais eficaz, porque alavanca os pontos fortes da maioria das outras estratégias para atrair, envolver e encantar os clientes. 

Ao contrário dos métodos tradicionais de marketing,o inbound chama a atenção dos clientes e os leva para o site de uma empresa ao produzir conteúdo significativo. 

Como as mensagens são relevantes e aparecem no lugar certo na hora certa, o inbound convida os visitantes, em vez de incomodá-los com a publicidade tradicional interruptiva.

O inbound marketing é eficaz porque

  • Funciona para empresas de qualquer tamanho ou tipo

  • Cria clientes em potencial mais bem informados

  • Pode ser facilmente integrado e gerenciado usando um sistema de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM), como o HubSpot CRM

  • Fato rápido: 80% dos tomadores de decisão corporativos preferem obter informações sobre a marca por meio de um artigo ou série de blog mais do que anúncios

Marketing de relacionamento

O Marketing de Relacionamento se refere às atividades desenvolvidas pela empresa para estabelecer e manter a rentabilidade e o relacionamento de longo prazo com os clientes. Existe um curso de marketing de relacionamento direcionado a profissionais da área. 

Ele se concentra na lealdade de seus clientes  e no envolvimento de longo prazo com eles, em vez de objetivos de curto prazo, como aquisição de clientes e vendas individuais. 

O objetivo do marketing de relacionamento é criar conexões fortes, até mesmo emocionais, entre o cliente e a marca. Isso pode fomentar além da  aquisição de produtos, promoção boca a boca gratuita e informações de clientes que podem gerar leads.

O marketing de relacionamento contrasta com a abordagem de marketing mais tradicional, que se concentra no aumento do número de vendas individuais. 

Um cliente pode ser convencido a selecionar essa marca uma vez, mas sem uma estratégia de marketing de relacionamento forte, o cliente pode não voltar para aquela marca no futuro. 

Por esse motivo, o marketing de relacionamento com o cliente está começando a desempenhar um papel mais importante para muitas empresas. Cresce a cada dia a necessidade de os profissionais fazerem um curso de marketing de relacionamento.

Importância do marketing de relacionamento

A aquisição de novos clientes pode ser desafiadora e cara. O marketing de relacionamento ajuda a reter clientes a longo prazo, o que resulta na fidelidade do cliente, em vez de os clientes comprarem uma vez ou com pouca frequência.

O marketing de relacionamento é importante por sua capacidade de manter contato próximo com os clientes. Ao compreender como os clientes usam os produtos e serviços de uma marca e observar necessidades adicionais não atendidas, as marcas podem criar novos recursos e ofertas para atender a essas necessidades, fortalecendo ainda mais o relacionamento.

Marketing de produto

Pesquise no Google o termo “marketing de produto” e você verá uma definição após a outra tentando capturar a essência do que os gerentes de marketing de produto fazem.

Mas a maioria dessas definições vêm de livros didáticos de marketing desatualizados ou oferecem explicações contraditórias. Pode-se dizer que o marketing de produto está associado ao produto; pode-se dizer que o marketing de produto está associado às vendas.

Muitos se concentram no que um profissional de marketing de produto deve alcançar ou fazer, enquanto outros tentam explicá-lo por seu papel dentro da empresa. Mas nenhum deles parece oferecer uma definição suficientemente clara do termo.

Então, de onde vem a confusão?

Um dos motivos pode ser a falta de compreensão do que os profissionais de marketing de produtos realmente fazem.

Mesmo com pouco conhecimento sobre suas tarefas do dia a dia, a maioria de nós pode entender quais resultados a maioria das funções dentro de uma empresa é responsável por entregar.

Os vendedores trazem mais negócios. As finanças mantêm os livros em ordem. Os engenheiros constroem o produto. E o suporte ajuda a manter os clientes satisfeitos.

Em algumas empresas, a única responsabilidade do comerciante do produto é o posicionamento. Em outros, eles se concentram apenas na capacitação de vendas ou são responsáveis ​​por impulsionar a demanda e a adoção. E então, em algumas empresas, um comerciante de produtos é responsável por todas essas coisas.

Marketing de conteúdo 

O marketing de conteúdo é diferente dos outros tipos de estratégias de marketing. É diferente dos anúncios tradicionais também. E também é diferente das postagens humorísticas nas redes sociais.

O marketing de conteúdo pode influenciar os pensamentos de alguém, mesmo sem ela saber. Mas requer muito tempo, dedicação e também alguma habilidade de escrita.

O marketing de conteúdo é um dos melhores tipos de estratégias de marketing para manter o público envolvido. 

E quando alguém está pronto para comprar algo que você oferece, eles vão pensar em você primeiro porque você já foi um recurso útil para eles.

A primeira coisa que as pessoas se prendem ao marketing de conteúdo é sobre o que escrever.

Nosso melhor conselho para blogs ou criação de conteúdo é fazer algumas pesquisas sobre o seu público e traçar um plano. Crie um calendário de marketing de conteúdo e planeje seus tópicos de escrita com antecedência. 

Os tópicos podem girar em torno de perguntas frequentes, desafios que seus clientes estão enfrentando ou até mesmo suas histórias de sucesso.

Isso aprimora a experiência do cliente. Então, quando alguém está pronto para comprar algo que você oferece, eles vão pensar em você primeiro porque você já foi um recurso útil para eles.

Gostou de nosso post? Compartilhe: