Site fora do ar? E se o problema for com seu dispositivo?

12/05/2019 às 19:23 Hospedagem de Sites

Site fora do ar? E se o problema for com seu dispositivo?

Estamos cada vez mais conectados, passamos horas navegando na nossa casa, na rua ou no transporte público. O tempo todo estamos em busca informações online, seja para tirar alguma dúvida, aprender algo novo ou consultar uma receita, podemos encontrar tudo o que queremos na internet.

Revezamos ainda entre diversos tipos de dispositivos como smartphones, desktops e tablets. Um universo prático em que tudo está há alguns cliques de distância.

Uma maravilha, não é? Mas e quando queremos acessar uma página e ela está fora do ar?

A nossa primeira ação é tentar mais uma ou duas vezes, se o problema persiste a opinião que persiste é a de que seja algum problema interno do site ou no servidor.

Mas e se o problema for com o seu dispositivo? Em algum momento isso já passou pela sua cabeça?

O site fora do ar pode indicar algum problema com o seu aparelho e não com o próprio site. Ficou confuso? Não se preocupe, vamos esclarecer tudo ao longo desse texto.

Tente abrir outros sites

Você tentou acessar um site e ele está fora do ar. A primeira coisa a que se deve fazer nesses casos é tentar abrir outros sites. Assim você poderá ver se o problema é só com aquele site ou se também acontece com outras páginas da web.

Caso não consiga acessar nenhum site está claro que o problema é com a sua internet ou com o seu dispositivo.

Agora se outras páginas carregam e funcionam perfeitamente continue investigando para descobrir se o problema é com seu dispositivo ou com o site.

Teste em outros navegadores

Essa ação também é válida quando você não consegue acessar nenhum site.

Quase todos os usuários possuem mais de um navegador instalado em seus dispositivos e isso é muito bom já que é comum encontrar sites que não funcionam corretamente ou simplesmente não carregam em determinados navegadores. Por isso tente acessar o site também em outro navegador e verifique se ele ainda continua fora do ar.  

Quando abrimos um site que não carrega o navegador automaticamente gera uma mensagem que aponta para o possível erro. Através dessa mensagem e do suporte online do navegador você já encontrará algumas dicas de como solucionar o seu problema.

Você já conhecce o nosso serviço de Gerenciamento de Servidor? O nosso Gerenciamento de Servidor é tabelado conforme analise. Nosso diferencial é o Monitoramento 24/7/365, verificações preventivas programas e etc. Confira as vantanges! 

Tente abrir o site em outros dispositivos e máquinas

Outro teste que pode ser feito para tentar encontrar onde está o problema é abrir o mesmo site em outro dispositivo ou máquina.

Como falamos no início do teste hoje em dia é difícil encontrar algum usuário que não possua dois ou mais dispositivos à sua disposição. Se ao abrir o site pelo seu smartphone e ele estiver fora do ar tente em outro aparelho diferente do seu, ou em algum computador ou tablet.

Se funcionar você saberá que o problema de acesso à esse site está no seu dispositivo.

Problema com o DNS

Quando o erro persiste e você percebe que o problema está mesmo no seu dispositivo pode ser que a causa seja um erro no endereço DNS.

Esse Sistema de Nomes de Domínios é o responsável por traduzir o endereço URL em números de IP, para que seja possível acessar qualquer site.

Para aumentar a velocidade de carregamento das páginas os navegadores armazenam as informações DNS em um cache.

Quando algum site tem se IP alterado o cache disponível no navegador não irá mais funcionar. Nesses casos você terá que liberar o cache do seu navegador para que ele possa armazenar as novas informações desse site.

Esse é um erro muito comum e que envolve apenas o seu dispositivo. No entanto, não é difícil de resolver, mas para isso é importante fazer alguns testes para descobrir onde está o problema.

Descubra onde está o problema

Antes de avançar para uma solução é importante encontrar o problema. Como pudemos ver, o site fora do ar pode ser problema com o seu dispositivo, e não necessariamente com o site e isso pode ser muito frustrante e desanimador.

Mas mantenha a calma, faça esses testes que listamos acima e descubra onde realmente está o problema. Essas são ações simples e que levam pouco tempo para serem feitas.

Tentar navegar em outras páginas, abrir o mesmo site em um outro navegador e mudar de dispositivo não vai tomar mais do que 10 minutos do seu tempo. Apenas assim você conseguirá prosseguir para uma possível solução.

E aí, claro, caso o site continue fora do ar entre em contato com a empresa provedora.  

O que fazer?

Você já fez os testes e sabe que o problema está no seu dispositivo, portanto já pode começar a buscar por soluções.

Na maioria das vezes o erro está no navegador que está sendo utilizado, como é o caso do cache DNS. Comece por apagar todo o cache do seu navegador e, em seguida, tente acessar o site novamente.

Isso pode ser o suficiente para resolver o problema. Além disso explore o suporte online do seu navegador, lá você encontrará muitas informações que te auxiliarão na correção do problema.

Você também pode se interessar: Qual o preço do gerenciamento de servidor?

Conclusão

Acessar um site fora do ar é um problema que pode acontecer a qualquer momento, por isso é importante saber que esse erro nem sempre é causado pelo provedor da página, muitas vezes envolve apenas o seu dispositivo.

Mas agora se o problema for com o seu dispositivo você já sabe o que fazer para resolver. Siga o passo a passo e identifique o erro, você verá que uma ação simples pode te ajudar a eliminar esse problema.

Gostou de nosso post? Compartilhe: