Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Seu WordPress está preparado para picos de tráfego?

05/11/2017 às 09:29 WordPress

Seu WordPress está preparado para picos de tráfego?

Quando você tem um blog e pretende ter sucesso no projeto, precisa sempre estar com toda a estrutura bem definida e com a parte técnica dos seus servidores em dia, ainda que seja um plano de hospedagem com wordpress básico, você já conta com otimizações e ajustes padrões para atender uma quantidade de acessos comum.

Mas com o passar do tempo, e com o aumento de visitantes, você precisa estar preparado para as mudanças e as melhorias que precisará fazer para continuar funcionando a todo o vapor.

Reunimos algumas dicas que vão te ajudar a planejar o seu próximo passo para garantir que seu blog não fique offline quando receber muitos acessos.

Defina uma média de acessos

Você precisa determinar muito bem a quantidade de acessos médios no seu blog, é dessa forma que você começa a entender se o seu plano de hospedagem atual dará conta, e por quanto tempo.

Normalmente o início de todo projeto é calmo, comportando qualquer plano mais básico, dessa forma você consegue começar e manter tudo com um baixo orçamento, e com o tempo, se preparando para as mudanças.

Identifique o início de um pico

Prever os picos de acesso é realmente uma tarefa difícil, você não pode acertar de uma hora para outra, mas pode aos poucos analisar suas estatísticas, contabilizar os acessos, definir os dias da semana ou horários em que você recebe mais visitas, com tudo isso você começa a criar um bom relatório que poderá servir como o seu ponto de partida para as mudanças na estrutura do seu blog.

Quanto mais ele cresce, uma estrutura maior você vai precisar, então é bom ter tempo para planejar o seu aumento nas despesas com novos planos de hospedagem, ou você pode ficar na mão de uma hora para outra quando o seu blog não aguentar a carga de acessos.

Acompanhe as estatísticas

Não basta criar um incrível relatório apenas uma vez e depois nunca mais olhar ou atualizar os dados com as informações mais atuais, dessa forma você acaba sendo pego de surpresa e corre o risco de descobrir os problemas na hora.

O que não é nada bom se você está na metade do dia e com centenas de visitantes aproveitando a hora do almoço para ler alguns de seus artigos, encontrar uma página de erro ou offline não é nada bom para a sua marca, ainda mais depois que conseguir conquistar um público recorrente.

Estar sempre um passo à frente é a chave para não passar apertos, isso não se limita apenas a problemas com acessos, mas sobre a segurança, a otimização do seu conteúdo, as atualizações da sua plataforma, testes e melhorias no seu tema. 

O WordPress é uma das plataformas mais mais utilizadas do planeta, você tem muitas ferramentas para te ajudar com essa tarefa, são diversos plugins disponíveis gratuitamente para você integrar o seu Analytics ao seu painel e não ter desculpas para não olhar e atualizar os dados, esse é apenas um dos motivos para usar o WordPress.

Não se esqueça de ter uma hospedagem adequada

Um ponto extremamente importante para que você esteja preparado para o aumento de tráfego é estar em uma estrutura adequada para isso, hoje você encontra centenas de opções, cada uma com recursos diferentes e muitos dados técnicos, mas nem sempre é simples escolher um deles e se ver livre de problemas como:

  • Quedas constantes
  • Problemas com spam
  • Falhas de segurança
  • Perda de arquivos

Tudo isso pode fazer parte do seu dia a dia se você não fizer a escolha certa.

Mas não falamos apenas da parte ruim, pensando em tudo o que você precisa e nos problemas que passa e que podem prejudicas a sua marca, trabalhamos para oferecer planos especiais para a plataforma WordPress e trazer todas as soluções para esses problemas, com estabilidade no serviço e segurança dos dados e do seu site.

Você pode acessar a página com os planos de hospedagem com wordpress e ver todas as vantagens que pode ter.

Plugin de cache

Você encontra plugins gratuitos e muito populares na plataforma, WP Super Cache, W3 Total Cache, WP Fastest Cache, além dos pagos como o WP Rocket, são diversas opções com configurações flexíveis e fáceis de se adaptar a qualquer situação e nível de otimização e compressão dos arquivos.

Além de integrações com distribuidores de conteúdo populares como o CLoudflare, que pode ser habilitado em nosso painel de hospedagem.

Otimize seus arquivos

Já falamos várias vezes da importância de otimizar seus arquivos, imagens, html, css, js, tudo pode ser reduzido para ocupar o mínimo de espaço e tempo nas requisições, além de reduzir a quantidade delas, quanto menos arquivos necessários para uma página funcionar, melhor!

Monitoramento ativo

Você precisa sempre ficar de olho no seu blog, acompanhando o desempenho, a disponibilidade, a velocidade de carregamento, tudo isso ajuda a manter oooo bom fluxo de acessos e a satisfação dos seus visitantes.

Nossos planos já contam com um sistema de monitoramento e prevenção de incidentes, parte de todos os planos oferecidos, mas é sempre bom que você tenha a sua própria rotina de verificação. Ninguém melhor para cuidar do seu blog quanto você.

Conclusão

Com um pouco de dedicação no início do projeto, você pode criar rotinas que tornem possível por em prática todas essas dicas, a melhor maneira de começar com o pé direito e manter esse bom hábito.

Se você ainda não tem um provedor de hospedagem otimizado para o WordPress, experimente nossos planos por 30 dias grátis.

Gostou de nosso post? Compartilhe: