Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

SEO on page e off page: O que são e quais as suas principais características

10/06/2021 às 16:50 SEO

SEO on page e off page: O que são e quais as suas principais características

Uma pessoa que busca a resposta para a pergunta: “como divulgar minha empresa na internet” costuma encontrar várias soluções, que envolvem a criação de um site e a expansão para outras plataformas, como as redes sociais e os correios eletrônicos. 

Eis que te pergunto: já ouviu falar sobre Search Engine Optimization? Talvez a pergunta fique mais simples se limitarmos o termo a sua popular sigla: SEO! Tenho certeza que tudo ficou mais claro, afinal, a otimização para mecanismos de busca é muito popular. 

Em síntese, ele consiste em um conjunto de técnicas que ajudam os sites a conseguirem se posicionar organicamente na primeira página das ferramentas de busca, como o Google, o DuckDuckGo e o Bing.

Poucas pessoas sabem, mas as estratégias de SEO podem ser divididas em duas categorias: as on page e as off page. Quer saber o que esses termos significam e quais são suas principais características? Então continue acompanhando esse artigo! 

SEO on page 

Durante as buscas para solucionar a questão: “como vender meus produtos pela internet?”, os empreendedores poderão encontrar uma dica para criar uma loja virtual e um blog. Todavia, não basta escolher uma boa hospedagem, uma boa plataforma e começar a divulgar os produtos e conteúdos achando que é o suficiente. 

Para que seja possível alcançar o sucesso, é fundamental que o SEO on page seja colocado em prática. Resumidamente, ele é caracterizado como uma série de estratégias adotadas dentro da própria página do negócio na web, podendo envolver fatores técnicos e de produção. 

Começando pelo primeiro, as otimizações de SEO devem incluir a responsividade, que consiste na capacidade do site se ajustar a diferente tamanhos de tela, a velocidade de carregamento, que não pode passar de dois segundos, as URLs amigáveis, endereços que podem ser compreendidos, e a certificação SSL, que protege a troca de dados confidenciais

Já quando pensamos nas estratégias on page voltadas para a parte de produção, a lista de dicas básicas é ainda maior! Inicialmente, é importante que você estabeleça palavras-chaves, que servirão como o tópico principal do seu texto. Além de precisar contar com informações relevantes, a produção também precisa: 

  • Ter um título atrativo; 
  • Ser estruturada com subtítulos; 
  • Apresentar uma meta -description; 
  • Contar com linkagens internas e externas; 
  • Possui recursos de legibilidade (ex: voz ativa e passiva, palavras de transição, variedade de frases consecutivas, etc). 

SEO off page 

Donos e gestores que desejam saber como captar clientes pela internet devem sempre ter em mente que isso não é possível só vinculando estratégias de marketing digital dentro das suas próprias páginas. É para provar isso que existe o SEO off page, que refere-se às ações externas para obter resultados orgânicos. 

Pense nas linkagens externas que você utiliza para otimizar o SEO on page. Por que ao invés de divulgar qualquer site ou blog que você não tem nenhum conhecimento sobre a forma de atuação, você não investe em uma parceria para trocar links? Sem dúvidas, essa é a técnica de off page mais popular, mas não a única. 

Seguindo na mesma linha de troca, é válido pensar em parcerias de guest posts, que permitem que você divulgue seus serviços nas páginas de outras pessoas e vice-versa. Ademais, um outro recurso de SEO dessa categoria é a construção do nome da marca, que permite gerar mais autoridade em um segmento. 

Outras dicas que também podem contribuir para isso é o investimento em marketing de conteúdo, possibilitando a criação de vídeos, webinários, podcasts, lives, etc, que levem a pessoa até a sua página, a presença ativa em fóruns, eventos e redes sociais, o marketing de afiliados, etc. 

Gostou do nosso post sobre SEO on page e off page: O que são e quais as suas principais características? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Marketing para Indústria.

Gostou de nosso post? Compartilhe: