Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

SEO de sites Joomla: saiba como fazer

28/02/2019 às 19:49 SEO

SEO de sites Joomla: saiba como fazer

SEO é um tipo de técnica que todos que possuem qualquer tipo de negócio online precisam sabre. Não se trata apenas de entender como isso funciona, mas de saber como aplicar todas essas técnicas e como fazer com que elas gerem resultados efetivos.

Existe uma infinidade de caminhos que podem ser seguidos para que isso dê certo. Existe quem aposte em metodologias mais antigas, monitorando seus resultados através do próprio Google, ou então quem utiliza diversos plug-ins de Wordpress para realizar isso.

Algo que tem se tornado muito popular ultimamente é o SEO de sites Joomla e se você ainda não sabe como fazer, o texto de hoje é feito para você. Mas antes de qualquer outra coisa, é necessário explicar o que são cada um dos elementos.

Leia e descubra: WordPress ou Joomla, qual a melhor opção?

O que é SEO?

Antes de mais nada, é sempre importante lembrarmos do que essa sigla se trata. SEO vem do inglês Search Engine Optmization, que significa, em tradução livre, otimização para os mecanismos de busca.

Trata-se basicamente da prática de aumentar a quantidade e a qualidade do tráfego para o seu site por meio de resultados de mecanismos de pesquisa orgânicos.

Para fazer isso é necessário que haja um conjunto de práticas, que vão desde coisas simples como manter as fotos do seu site com a mais alta qualidade ao mesmo tempo em que não possuem um tamanho muito grande (o que faz com que seu site fique mais rápido) até questões mais complexas como a produção de conteúdo através de palavras-chave, por exemplo.

Existem muitas formas com as quais você pode trabalhar com SEO, como já citamos anteriormente.

A produção de conteúdo tem se tornado cada vez mais importante nos últimos anos, mas ela não é o único fator que pode te ajudar a alcançar seus resultados. E é aí que começamos a falar da relação de SEO de sites Joomla e como fazer.

Leia também: As vantagens de criar um blog

O que é Joomla?

O Joomla é um dos mais populares sistemas de gerenciamento de conteúdo livre (CMS, sigla em inglês) no mundo que permite que você crie e gerencie um site dinâmico com bastante facilidade.

Ele possui uma interface de gerenciamento intuitiva para controlar todos os recursos e funcionalidades que este poderoso CMS possui. Além disso, existem centenas de extensões gratuitas feitas para o Joomla e que permitem aos usuários estender sua funcionalidade e personalizar esse sistema da forma como preferirem, fazendo com que eles possam melhora-lo em alguns pontos para atingir seus objetivos.

O Joomla Content Management System é sustentado por uma comunidade grande e amigável, onde os novatos podem realmente contar com a assistência de membros mais experientes.

Já conhece o nosso serviço de Hospedagem de Sites? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, os planos são a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Há alguns anos esse sistema que era considerado alternativo tem se tornado cada vez mais popular.

São milhões e milhões de donwloads dele todos os anos, com cada vez mais pessoas aprendendo a dominar o sistema e, consequentemente, cada vez mais sites funcionando dessa forma. Para saber se o Joomla é uma boa opção para o seu site, você deve entender profundamente como é seu funcionamento e quais são as possibilidades e liberdades que você possui come ele.

Esse sistema pode ser uma ótima opção para muitos tipos de negócios online, mas você precisa experimentar.

Quais são as melhores práticas de SEO com Joomla?

Agora que você já entendeu com mais precisão o que são esses dois termos, podemos falar diretamente como fazer SEO de sites com Joomla.

Vamos listar aqui algumas das práticas que achamos mais importantes e que permitem que você melhore significativamente o SEO do seu site com o sistema. Elas são:

Otimização de recursos

 A finalidade de um arquivo robots.txt é informar ao bot do mecanismo de pesquisa sobre os arquivos que você não deseja indexar. O Joomla gera automaticamente um arquivo robots.txt no momento da instalação.

Ele inclui uma regra de desautorização para o diretório de imagens que instrui o mecanismo de pesquisa a não indexar a pasta de imagens.

Mas você sabe, como já dissemos anteriormente, que as imagens podem gerar um grande volume de tráfego do mecanismo de pesquisa.

É por isso que você deve remover essa linha do seu arquivo robots.txt. Dessa forma, as imagens também poderão ser uma ótima arma para aumentar o seu SEO.

Utilize todos os Plug-ins de SEO que puder

Se é algo que pode te ajudar, use. O Joomla conta hoje em dia com um grande número de plug-ins que facilitam sua vida quando o assunto é SEO.

Não deixe que isso passe batido pelo seu site. Mesmo que nem todos os plug-ins de SEO sejam realmente necessários, existem alguns que podem ajudar a traçar suas estratégias com mais clareza.

Instale um bom Sitemap

O objetivo de usar um sitemap é soletrar o conteúdo do seu site e mostrar as informações para ambos os sites de busca e os usuários que eles vão encontrar as coisas desejadas. 

Existem alguns plug-ins do Joomla que podem ajudar gerar o sitemap XML e HTML para o seu site. Isso é algo realmente importante para seu SEO.

Crie conteúdo de qualidade

Essa é uma regra que vale para qualquer tipo de sistema e com o Joomla não é diferente. Não adianta ter um site com uma programação perfeita e um layout incrível se você não possui conteúdo de qualidade.

Utilize as estratégias de SEO para seus textos e não se esqueça de fazer um bom trabalho com os links internos e externos. Isso faz toda a diferença.

Leia: Hospedagem ilimitada existe?

Aprendeu a fazer SEO de sites Joomla?

Saber fazer SEO de sites com o Joomla é um passo importante para quem busca construir seu site dentro de um sistema totalmente novo e até mesmo alternativo.

Como você pôde ver, existem diversas vantagens em utilizar esse tipo de sistema, que vem conquistando cada vez mais novos usuários.

Você só vai saber se isso realmente é bom ou não para o seu tipo de negócio através de estudo, de pesquisa e por que não de experiências práticas?

Talvez o Joomla seja a peça que estava falando para que você pudesse engrenar seu negócio de vez e começar a decolar através de técnicas de SEO e outras práticas.

O importante é tentar. Portanto estude, veja o que é melhor para você e arrisque.

Gostou de nosso post? Compartilhe: