Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Saiba o que é gestão e como desenvolvê-la para conduzir uma empresa

21/07/2021 às 15:08 Marketing

Saiba o que é gestão e como desenvolvê-la para conduzir uma empresa

Quem quer empreender sabe que precisa, no mínimo, ter um entendimento sobre gestão. A gestão é aperfeiçoada ao longo do tempo e desenvolvida com muito estudo e aprendizado.

Para ser um bom gestor, o empreendedor precisa entender de administração empresarial para poder conduzir na prática o seu negócio. Mas isso não é algo impossível. Vamos mostrar o porquê.

Afinal, o que é gestão?

Gestão empresarial é você saber como gerenciar uma empresa. Isso engloba tudo o que acontece internamente em um negócio, desde as pessoas/colaboradores que estão nele até as estratégias e tomadas de decisões para com o seu empreendimento.

Um bom gestor é o fator determinante para o sucesso do negócio. É ele quem define as metas e traça os melhores caminhos para a empresa alavancar. A pessoa que conduz o negócio é capaz de identificar os prós e contras dentro de uma organização.

Para esse “título”, a pessoa tem que ter um perfil de liderança, análise de indicadores e saber ser estrategista. Além, claro, de saber agregar e acolher todos os passos para que as soluções sejam sempre mais harmônicas.

Gestão e administração são iguais?

Não. Gestão é uma coisa e administração é outra, porém ambas caminham juntas. A gestão não é tão técnica quanto a administração. Ela está ligada ao trabalho de diretores, CEOs e líderes empresariais. O gestor tem de ficar atento às novidades do mercado, saber como ele está respondendo, e mais: saber ser a inspiração para os demais.

Já a administração é, como dissemos acima, mais técnica. Ela é voltada para uma etapa mais estratégica, envolve planejamentos e está sempre em busca dos melhores resultados.

Mas a junção das duas funções seria a “cereja do bolo” para aquele empreendimento.

Tipos de gestão

Existem vários segmentos da gestão. Ela pode ser definida em várias etapas na rotina de um empreendimento. Abaixo, três tipos mais comuns de gestão exercida por profissionais que atuam nas empresas:

1 - Gestão empresarial

Também chamada de gestão estratégica de empresas, a gestão empresarial está ligada à versão técnica de um negócio. Ela engloba todas as características eficazes para se fazer uma boa gestão. Dentro desta pasta, é preciso saber sobre administração, previsões, análises, coordenação (de equipe e planejamentos).

Um profissional de Administração de Empresas consegue ter a clareza dessa função, mas a prática dentro desse ramo é tão fundamental quanto a teoria.

2 - Gestão financeira

A gestão financeira incorpora toda a parte de finanças de uma empresa. Ela é responsável por gerenciar o capital daquele negócio. O bom gestor financeiro sabe do fluxo de caixa, transações financeiras, investimentos e análise de orçamentos que a empresa precisa para se manter.

O profissional de finanças pode ser associado a um bacharel de Contabilidade, Administração e até um consultor e analista financeiro.

3 - Gestão de pessoas

A gestão de pessoas funciona diretamente na organização dos colaboradores que atuam naquela empresa. Um bom gestor de pessoas precisa saber administrar os cinco pilares fundamentais para gerir pessoas: motivação, treinamento, comunicação, competências e desenvolvimento.

Alinhando esses pilares, a sua equipe irá representar a empresa à qual pertence com muito mais empenho. Geralmente, o gestor de pessoas é um profissional que reúne características de liderança, empatia e inteligência emocional.

Profissionais da área de Recursos Humanos, Psicologia e até analistas comportamentais desempenham essa função. Afinal, é na gestão de pessoas que está concentrada a operação de entregas e resultados dos serviços que a empresa faz.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre gestão, fique atento a essas dicas. Não deixe de se especializar e esteja sempre antenado a especializações que aprimorem o conhecimento de um bom gestor. No Sebrae, por exemplo, você encontra todas as informações necessárias para conseguir gerir um empreendimento. As consultorias são fundamentais para a sua evolução profissional.

Gostou de nosso post? Compartilhe: