Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Saiba a importância das palavras chave para otimizar o seu site

28/09/2022 às 20:35 Ajuda

Saiba a importância das palavras chave para otimizar o seu site

Imagine que você é um profissional da área de compras de uma indústria que precisa encontrar um novo fornecedor de servomotor, uma peça usada em sistemas e maquinários industriais diversos, qual seria o seu meio de pesquisa?

É muito possível que a alternativa seja abrir uma página do Google e digitar o nome da peça para ver quais as empresas que fornecem o dispositivo.

Esse é um dos motivos que fazem do uso de palavras-chave altamente importante para a otimização do site. Quer entender melhor como funciona e as vantagens de investir na estratégia? Então venha conosco.

Afinal, o que são palavras-chave e por que elas são importantes?

De forma simples e objetiva, as palavras-chave são termos que ajudam o usuário a encontrar o que precisa, portanto, remetem a serviços, como “manutenção de computadores”, ou de produtos, como “impressora fiscal”.

Ao digitar a palavra no campo de busca do Google, a plataforma expõe diversos conteúdos que contêm o termo digitado pelo usuário, logo a utilização de palavras-chaves em conteúdos do site, é uma maneira de elevar as possibilidades de obter um melhor posicionamento, ou seja, aparecer nas primeiras páginas.

Portanto, as palavras-chaves são importantes para aumentar o tráfego para o site, que pode gerar resultados, como:

  • Aumento das vendas;

  • Ampliação da visibilidade;

  • Aumento da confiabilidade.

Tipos de palavras-chave

Há diferentes tipos de palavras-chaves, entre os mais utilizados estão:

  • De cabeçalho: são as que possuem no máximo duas palavras, como "smartphone barato”

  • De cauda longa: são termos compostos por ter palavras ou mais, como “Hidrojateamento de alta pressão”.

  • De informação: esse tipo de palavra-chave é utilizado para que o usuário encontre um conteúdo que contenha informações sobre um assunto específico ou que ensine algo, como, por exemplo, “5 formas de guardar dinheiro”.

Como identificar as melhores palavras-chave?

Para escolher as melhores palavras-chave é fundamental que elas remetam ao nicho de negócio da empresa, se atua com móveis de madeira, foque em palavras e termos que se associam com os produtos oferecidos.

Além disso, é essencial analisar outros pontos, como o volume de busca, quanto mais pesquisa pelo termo, mais evidente é o interesse do usuário. No entanto, palavras de alto volume de busca também fazem com que a concorrência aumente, fator que dificulta o ranqueamento.

Por isso, é estratégico mesclar palavras de alta busca com termos que de média e baixa procura, para assim elevar as chances de ter melhores resultados no que se refere ao posicionamento da página no Google.

Outra questão primordial para obter êxito com a técnica é introduzir as palavras-chave em conteúdos de qualidade, pois os mecanismos do buscador também avalia se o texto traz informações relevantes.

Para facilitar o processo de escolha, existem plataformas que ajudam na pesquisa, como o Keyword Tool, UberSuggest, Google Trends, entre outras, que permite analisar a quantidade de buscas e encontrar os melhores termos para o nicho do negócio.

Chegamos ao fim do nosso artigo sobre a importância das palavras-chaves, que como pode constatar são de elevada relevância. Se gostou do conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais e nos siga para mais artigos sobre marketing.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Gostou de nosso post? Compartilhe: