8 caminhos que estão em alta para o desenvolvedor web

05/07/2018 às 15:33 Ajuda

8 caminhos que estão em alta para o desenvolvedor web

Vivemos em um mundo em que a tecnologia ganha mais espaço a cada dia. Existe sempre algo novo sendo lançado no mercado, ganhando um número maior de adeptos.

Uma das profissões que estão mais em alta nessa promissora área é a de desenvolvedor web.

O maior problema é que o mercado ainda sofre com uma carência desses profissionais, o que torna tudo muito mais interessante para quem pretende ingressar nesse mercado.

Conheça as 8 áreas de atuação para o desenvolvedor web e faça sua carreira decolar. 

Desenvolvimento e Manutenção de Sites

Essa área de atuação para o desenvolvedor web está mais ligada à parte da programação, pois não é só o web designer quem cria e é responsabilidade do desenvolvedor dar vida a tudo o que foi pensado graficamente.

Em suma, esse também é um trabalho de criação, mas nos bastidores. Para quem gosta de organização e é mais sistemático, essa área de desenvolvimento é ideal.

Você precisa estudar várias linguagens para criar os sites de forma mais apropriada, pois o site precisa funcionar corretamente e de forma rápida para que possa ter maiores chances de concorrer com os demais. 

Negócios e Gerência de Projetos

Esse profissional também pode atuar como consultor, participando de reuniões que definiram detalhes de um site ou outro projeto na internet.

O desenvolvedor web vai dizer quais são as especificações certas para desenvolver determinado site ou software.

É uma atuação muito importante para que um projeto seja bem definido e orçado antes de ser executado. Ele também pode atuar como gerente de projetos.

Nesse caso, o desenvolvedor deve garantir que um site, um aplicativo ou um novo sistema de segurança, seja entregue da forma correta, no prazo estimado e dentro do orçamento.

Webmaster ou Administrador de Sites

Quando um site já foi desenhado pelo web designer, programado pelas mãos de um desenvolvedor e publicado na internet, quem vai fazer com que ele receba acessos e seja visitado pelos usuários? Essa é a função do webmaster.

Trata-se de um profissional que atua quando o site já está pronto, mas nem por isso é uma área menos importante do que as outras. 

É o webmaster quem vai acompanhar as estatísticas de acesso de um site, montar estratégias de melhoria do site ou do conteúdo, aplicar estratégias de SEO e tudo mais que fizer o site receber mais visitas qualificadas.

É um trabalho constante que se inicia quando o site está no ar e termina quando as metas dos clientes foram alcançadas, ou seja, pode levar algumas semanas ou até alguns meses. Aprimore seus conhecimentos em vantagens de Criar um Blog  

Desenvolvedor de aplicativos para celular

É fácil de se perceber que praticamente todas as empresas, desde as pequenas até as grandes, estão fazendo uso da tecnologia digital para otimizar os seus negócios.

Os smartphones mostraram que vieram para ficar e já são a tela preferida de praticamente todos as pessoas.

Por isso, algumas empresas se adaptaram e passaram a oferecer diversos serviços e comodidades por meio dessas telinhas. 

O desenvolvedor web também pode atuar nessa área de desenvolvimento de aplicativos para celulares, pois uma parte considerável da população utiliza os smartphones como forma primária e única para acesso à internet e, consequentemente, para consumo de conteúdo, entretenimento, comunicação e negócios.

Web Design

Uma das principais áreas de atuação para o desenvolvedor web é a de criação de sites para internet.

O web designer é o profissional responsável por desenvolver toda a interface gráfica de um site, seja para uma empresa, comércio eletrônico ou o blog de uma grande organização. 

A atuação de um profissional de sistemas em web design é de extrema importância para o sucesso de um negócio online.

Cada vez mais, os usuários da internet estão familiarizados com sites de todos os tipos e uma boa impressão é importante para a fidelização daquele usuário.

Para isso, um site com layout atrativo e intuitivo é essencial. Leia nosso post sobre Como criar um blog

Segurança de Informação na Internet

Você provavelmente já ouviu alguma história de algum site que já foi hackeado, certo?

Isso é algo que todo site que está publicado na internet está sujeito, seja uma página de empresa com acesso restrito a clientes, seja uma loja virtual com dados de cartão de crédito. 

Se existe alguma informação interessante para ser usada por um hacker, ele vai tentar invadir.

É aí que começa o trabalho do profissional responsável pela segurança de informação e é ele quem vai aplicar as normas e os sistemas que impedem que os sites fiquem vulneráveis a ataques.

Produção de Softwares

Hoje em dia, cada vez mais empresas e negócios buscam soluções novas para atrair seus usuários e clientes.

Por isso, produzir aplicativos e softwares pode ser uma dessas soluções.

Nesse caso, o trabalho de um desenvolvedor web mescla um pouco da parte de web design e de desenvolvimento, ou seja, ele deve ter muita criatividade unida à funcionalidade. Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site

Empreendedor digital

O profissional que decidir se tornar um desenvolvedor web é privilegiado, pois pode trabalhar de diversas formas dependendo das suas preferências pessoais.

Ele pode montar seu próprio negócio de prestação de serviços na área, podendo ter altos ganhos.

Mas esta empreitada envolve muito mais do que conhecimento técnico e exigirá do profissional um espirito empreendedor, muita resiliência e visão de negócios. 

Pode até parecer um sonho aliar a tecnologia ao empreendedorismo e conseguir criar sua própria aplicação, software ou produto digital e assim ter a possibilidade de maiores rendimentos devido a escalabilidade dos negócios digitais, que deve ser muito bem administrado. 

Conclusão 

São diversas opções de carreira que o desenvolvedor web pode seguir e ter um grande diferencial nessa área, se for um profissional qualificado.

Como o mercado para desenvolvedores web está em um momento excelente pelos motivos destacados acima, todas as possibilidades podem ser atingidas por quem deseja atuar nessa área. 

Ainda tem dúvidas?  Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: