Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Redes sociais e a influência no posicionamento do seu site no Google: Veja como funciona!

19/05/2022 às 15:08 Ajuda

Redes sociais e a influência no posicionamento do seu site no Google: Veja como funciona!

As redes sociais são plataformas que fazem parte das estratégias de marketing de todo tipo de empresa, afinal, elas fazem parte do cotidiano das pessoas.

Esses sites foram criados com a intenção de promover a interação entre os usuários, mas rapidamente as empresas perceberam o potencial que elas têm para divulgar produtos e serviços.

A partir disso, foram surgindo estratégias para fortalecer a marca nas redes sociais e melhorar o relacionamento com o cliente.

Todo profissional de marketing sabe que é importante construir uma presença forte nas redes sociais e ter um bom planejamento de SEO (Search Engine Optimization).

Embora essas estratégias se apresentem muito distintas, uma tem efeito sobre a outra, mesmo assim, não existem muitas explicações sobre este fato.

Isso faz com que alguns gestores duvidem da influência, o que acaba dificultando a integração entre essas plataformas e as estratégias de otimização de página.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar a importância das redes sociais para a comunicação das empresas, como elas ajudam nas estratégias de vendas e como geram impactos no ranqueamento do site.

Importância das redes sociais para a comunicação

As redes sociais são plataformas extremamente importantes para as estratégias de comunicação e marketing dos negócios. Tanto é que muitas marcas usam essas plataformas para melhorar o atendimento ao cliente.

Um exemplo disso é o Facebook, onde a companhia pode usar o Messenger para atender seus clientes e potenciais clientes. 

É necessário fortalecer a comunicação para ter acesso a outros benefícios, como:

  • Aumento da visibilidade;

  • Melhora no relacionamento com o cliente;

  • Melhora no posicionamento da marca;

  • Mais engajamento;

  • Conquistar clientes fiéis;

  • Aumentar o tráfego em outros canais.

Com essas plataformas, um estúdio de retrato profissional feminino consegue levar a sua marca para uma quantidade maior de pessoas, o que favorece o branding.

Esses canais possuem um enorme potencial de aumentar a visibilidade da corporação, por meio de anúncios que vão impactar um público extenso.

As redes também são ótimos canais de relacionamento, ajudando a conhecer a opinião da audiência e assim construir uma relação mais próxima.

Hoje em dia, o consumidor pode usar outras plataformas para promover a interação, mas as redes sociais ajudam a ter mais controle sobre o que é falado e com quem a empresa está se comunicando.

A corporação consegue aumentar sua relevância no mercado se souber se posicionar nas redes sociais, pois isso influencia a maneira como as pessoas enxergam o negócio e sua performance.

Um fabricante de pallet de plástico reforçado deve trabalhar para melhorar continuamente o engajamento nas redes sociais, pois isso ajuda a conquistar clientes.

Mais do que isso, também é uma forma de fazer com que clientes que já compraram com você, comprem novamente e indiquem a empresa para outras pessoas.

Embora o engajamento seja importante, essas plataformas vão um pouco mais além, visto que seu monitoramento traz informações importantes sobre a marca, o que ajuda a criar estratégias direcionadas para o público, construindo uma base de clientes fiéis.

Por fim, as redes sociais também ajudam a gerar tráfego para outros canais, como o site institucional e o blog. Mas, isso só acontece quando são usadas do jeito certo, e consequentemente, beneficiam as vendas.

Importância das redes sociais para as vendas

No tópico anterior, vimos a importância das redes sociais para a comunicação e todos os benefícios que elas podem trazer. Mas, esses sites não favorecem apenas as estratégias de comunicação, mas também as vendas.

As redes funcionam como um espaço de exposição muito democrático, e todos têm a chance de mostrar seus produtos e serviços, e com isso encontrar boas oportunidades de vendas.

Por meio das redes sociais, uma empresa de hidrojateamento e pintura pode impulsionar suas estratégias de marketing de conteúdo, ao compartilhar artigos direcionados ao público-alvo.

O departamento de vendas pode usar o Messenger para atender os seguidores, esclarecer suas dúvidas e vender para eles.

De acordo com uma pesquisa realizada, cerca de 94,4% das empresas no Brasil possuem, pelo menos, um perfil nas redes sociais, o que chama a atenção para o potencial dessas plataformas.

Outros levantamentos também mostram as razões para marcar presença nesses sites, e cerca de 77,4% responderam que estão divulgando a marca; 63,2% querem engajar a audiência; 50,3% querem aumentar o tráfego e 48,5% querem aumentar as vendas.

As redes sociais podem ser usadas para aumentar o tráfego do site institucional da empresa, mas nem todo empreendedor e gestor sabem como isso funciona.

Como as redes sociais influenciam o ranqueamento do site?

A dúvida em relação a isso é porque o Google não considera os sinais sociais como algo importante, ou seja, ele não vai considerar quantas curtidas, comentários e compartilhamentos, um fabricante de janela de vidro para cozinha recebe.

Mas, mesmo diante desse fato, esses canais continuam influenciando o ranqueamento do site e do blog da organização. O Google não considera os fatores sociais, mas ele também não é o único buscador que existe.

O segundo site mais usado é o Bing, e ele considera os sinais sociais na hora de ranquear os resultados de pesquisa. Também não podemos nos esquecer de que a autoridade social da marca ajuda nos posicionamentos, mas não é o único fator.

Perfis sociais também podem ser indexados nas buscas, ou seja, quando o usuário pesquisa diretamente pelo nome da marca, pode encontrar entre os resultados seu perfil no Facebook, Instagram, LinkedIn e outras plataformas.

Isso é muito positivo para uma fábrica de perfil de alumínio porque quando o usuário quer pesquisar sobre uma empresa que não conhece muito bem, pesquisa no Google.

Só que, atualmente, as redes sociais não são apenas canais de interação, mas também locais onde as pessoas podem compartilhar suas experiências com as empresas.

Consequentemente, o negócio pode conseguir tráfego orgânico, uma vez que causou uma boa impressão, por meio de seus perfis.

As buscas locais são recursos que podem ser usados para atrair mais clientes e elas não são úteis apenas para as pequenas empresas.

Em várias cidades existem restaurantes famosos, lojas de grifes conhecidas, entre outros, e ao digitar o nome dessas marcas junto com o nome da cidade, é possível descobrir a localização de cada uma delas.

O usuário consegue visualizar um perfil social da unidade, com informações sobre o horário de funcionamento, endereço e outros dados relevantes.

As redes sociais também podem gerar tráfego para o site de um fabricante de corrimão de inox quadrado porque ajuda no link Building.

Link Building é uma das estratégias de marketing digital mais importantes para melhorar o desempenho do site institucional nos resultados de pesquisa, principalmente se as fontes dos links forem confiáveis e respeitadas.

O Google enxerga o Facebook e outras redes sociais como um site comum, portanto, também considera os links compartilhados dentro deles.

Quanto mais links o conteúdo de uma marca tiver, mais indicativos o Google terá de que seu site institucional é confiável e deve ser indexado nos resultados de pesquisa.

As redes sociais também podem aumentar o interesse pela marca, por exemplo, por meio do uso de uma hashtag que atrai a atenção de muitas pessoas e leva visitantes para o site.

Se um fabricante de placa de sinalização vertical de regulamentação quiser trabalhar com esse tipo de estratégia, precisa fazer um bom planejamento de marketing, saber executar o processo e dispor de um bom investimento.

Quanto mais menções a empresa tiver nas redes sociais, maior será o volume de buscas direcionado para ela.

Por fim, não podemos deixar de dizer que as redes sociais são ferramentas de branding poderosíssimas, e que por meio delas é possível estreitar as relações com o público, aumentar o engajamento e conquistar a confiança das pessoas.

Isso tem tudo a ver com SEO porque quanto mais forte a empresa se torna, mais pessoas vão querer saber sobre ela.

Se um usuário quiser saber um pouco mais sobre registro antt consulta, vai procurar direto no Google, assim sendo, a força da marca proveniente de uma presença ativa nas redes sociais acaba fortalecendo indiretamente as estratégias de SEO.

Considerações finais

Sendo assim, quanto mais presente uma marca for nas redes sociais, melhor será o ranqueamento dela nos resultados de pesquisa, isso acontece porque os buscadores priorizam a experiência do usuário.

O próprio Google já afirmou que sua prioridade é garantir que o usuário tenha a melhor experiência ao utilizá-lo, e se as redes sociais oferecem um bom resultado, então elas serão consideradas.

Procure fortalecer o perfil do seu negócio nessas plataformas, pois elas vão valorizar suas estratégias de SEO e melhorar o ranqueamento do site.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: