Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

React: saiba mais sobre essa ferramenta

04/07/2019 às 09:10 Ajuda

React: saiba mais sobre essa ferramenta

Diversas profissões que envolvem o meio digital passam por mudanças consideráveis todos os dias. É o caso de programadores e desenvolvedores que precisam se atualizar o tempo todo para se manterem ativos no mercado.

Nesse sentido, é possível afirmar que o trabalho de um desenvolvedor, de certa forma, também é estudar novas ferramentas e entender quais são as exigências do mercado.

Por esse motivo, vamos explicar hoje o que é o React e mostrar mais detalhes sobre essa ferramenta. Quer conhecer? Então leia o texto até o fim!

O que é React?

React, também chamado de ReactJS é basicamente uma biblioteca JavaScript de código aberto que é usada para construir principalmente aplicativos de página única, aqueles aplicativos feitos para que o usuário tenha uma experiência parecida com a de desktops, como os de redes sociais, por exemplo.

Essa biblioteca foi idealizada originalmente na década passada por Jordan Walke, um engenheiro de software e funcionário do Facebook. O React foi implantado no Facebook em 2011 e no Instagram já no ano seguinte.

O principal objetivo do React é ser rápido, escalável e simples, já que ele funciona apenas em interfaces de usuário no aplicativo.

Para desenvolver aplicativos com o React, em um grande resumo, é necessário escrevermos os códigos que correspondem a vários elementos de interface e, em seguida, organizarmos esses componentes dentro de outros de nível superior que definem toda a estrutura de nosso aplicativo.

Já conhece o nosso serviço de Hospedagem de Site? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, com preços a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Como o React funciona?

Se você não conseguiu entender muito bem a nossa explicação, não se assuste. Fazer certas confusões até se familiarizar com os termos é bastante comum e pode levar tempo.

Iremos pegar um exemplo para ilustrar e deixar mais fácil de você entender como funciona o React. Um formulário pode consistir em muitos elementos de interface, como campos para inserir informações, os rótulos e os botões.

Cada um dos elementos dentro do formulário pode ser escrito como um componente diferente de React. Em seguida, escreveríamos um código para um componente de nível superior, o próprio componente de formulário.

O componente de formulário especificaria a estrutura dos chamados “subcomponentes” e incluiria cada um desses elementos de interface dentro dele.

É importante ressaltar que cada componente em um aplicativo desenvolvido por React obedece a princípios rígidos de gerenciamento de dados.

Interfaces de usuário complexas e interativas geralmente envolvem dados e outros elementos que podem ser bastante complexos de entender.

A ferramenta React em si fornece as ferramentas para podermos antecipar a aparência de nossa aplicação com um determinado conjunto de circunstâncias, mas você só consegue definir isso de verdade com um aprofundamento nos princípios dessa ferramenta.

Como usar o React?

Entender o que é e quais são as principais funções dessa ferramenta é um primeiro passo muito importante, mas é necessário também explicarmos, ainda que brevemente, como usar o React da maneira correta.

Antes de mais nada, é necessário frisar que você precisa ter – no mínimo - alguma familiaridade com HTML e JavaScript. Também presumimos que você esteja familiarizado com conceitos básicos de programação, como funções, objetos, matrizes etc.

A partir disso, você pode começar com um simples código HTML que vai servir como base para todo o aplicativo.

Conforme você for adicionando camadas a ele, pode utilizar as ferramentas que o React disponibiliza para fazer ele tomar forma e, aí sim, os seus conhecimentos em outras linguagens podem ser exigidos de acordo com as particularidades do seu aplicativo.

É importante ressaltar também que você possui total domínio do que entra e não entra aqui, um ponto positivo de usar essa ferramenta.

Você também pode gostar: Hospedagem ilimitada existe?

Por que usar o React?

Depois de ter aprendido o que é essa ferramenta, para que ela serve e como ela funciona, a principal questão que surge à nossa frente é por que devemos usar o ReactJS, já que existem muitas outras ferramentas parecidas.

Vamos falar aqui dos principais benefícios que o React oferece, que são:

  • ·Simplicidade
  • ·Testabilidade
  • ·Fácil de aprender

Simplicidade

O ReactJS é uma ferramenta realmente simples de entender. A abordagem baseada em componentes, o ciclo de vida bem definido e o uso de um simples JavaScript fazem com que o React seja bastante acessível até para quem está começando na programação.

Além disso, ele também permite misturar HTML com JavaScript através do JSX, que faz com que você possa utilizar esse outro tipo de linguagem a ser favor para desenvolver aplicativos.

É importante ressaltar que seu uso não é obrigatório. Você pode desenvolver um aplicativo em JavaScript simples, mas o JSX torna tudo muito mais fácil de usar.

Testabilidade

Quando você cria um aplicativo através do ReactJS, é muito fácil de testar. Uma das principais vantagens é que podemos manipular o estado de programador para usuário e observar as ações e eventos acionados e de saída, funções, etc.

Isso dá um panorama geral muito mais claro dos pontos fortes e fracos do aplicativo para que ele possa ser lançado com o menor número de erros possível.

Fácil de aprender

Qualquer pessoa com um conhecimento prévio básico em programação pode entender facilmente React, ao contrário de muitas outras ferramentas semelhantes, que são voltadas para quem possui muito mais conhecimento.

Para você utilizar o React, só é necessário ter conhecimentos básicos de CSS e HTML.

Leia também: Como criar um blog?

E aí, o que você achou do React? Acha que essa pode ser a próxima ferramenta para você aprender?

Esperamos que após as nossas explicações, tenha ficado claro para você sobre como ela funciona e, principalmente, por que vale a pena investir seu tempo para obter conhecimentos com esse tipo de biblioteca de código aberto.

Principalmente se você já é um programador ou desenvolvedor com experiência, ter mais uma ferramenta tão popular como essa em seu currículo não seria nada mal, não é? Por isso não perca tempo e estude cada vez mais sobre o React!

Gostou de nosso post? Compartilhe: