Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Qual a importância da hospedagem para um site otimizado para SEO?

25/02/2021 às 17:39 SEO

Qual a importância da hospedagem para um site otimizado para SEO?

É importante pensar em uma hospedagem de sites para que seja possível oferecer um bom serviço para seu público. No entanto, essa é uma questão que vai muito além disso! Para criar site, ele pode ser considerado um diferencial relevante para o SEO. 

Já que a usabilidade e navegabilidade são quesitos que são levados em consideração no momento de ranquear um site, de acordo com o algoritmo de um site. 

Dessa forma, um site que é mais lento do que o outro do mesmo segmento, ou um site que apresenta falhas constantes, time out entre outros problemas, pode ter uma pontuação menor do que outros sites que estão em pleno funcionamento, sem falhas e com boa velocidade. 

E todos esses pontos são trabalhados na hospedagem do site! As vantagens de um servidor que comporte o volume de tráfego do seu site iniciam em uma navegação de qualidade até a segurança das informações. 

Entenda a importância da hospedagem de sites para o SEO!

No momento que decidir aprender  como criar um blog do zero, para se manter competitivo no mercado, é necessário fazer uma boa escolha em relação ao servidor que fará a hospedagem. 

Essa escolha influencia na sua pontuação, de acordo com o algoritmo de ranqueamento do Google. Além disso, ele possibilita um alcance maior do seu público-alvo. 

Se você está buscando um destaque perante os concorrentes do seu segmento, a hospedagem é um fator que você precisa dar uma atenção especial, e buscar as melhores opções de mercado, de acordo com a sua necessidade. 

Quais são os principais recursos de hospedagem para otimização de SEO para sites?

Quando o SEO for a questão na hospedagem, é necessário observar alguns pontos. Veja quais são eles abaixo! 

  1. Velocidade

A velocidade na navegação é algo muito valorizado atualmente, ninguém quer aguardar o site carregar por mais de 3 segundos. E o ideal é que o carregamento não leve mais de 2 segundos. 

No entanto, essa velocidade depende de uma série de fatores, que vai desde do desenvolvimento da loja virtual, site ou blog. Mas é importante se esforçar para o chegar o mais perto possível desse número, que a velocidade satisfatória para os usuários. 

Quanto maior for a velocidade alcançada no carregamento, melhor será o ranqueamento, de acordo com o algoritmo do Google. 

Um site que possui um carregamento lento não está listado nos resultados relevantes dos mecanismos de busca, isso acontece porque nem o Google e nem os usuários preferem esse tipo de site! Todo mundo está buscando a informação que procura cada vez mais rápida. 

  1. Tempo de atividade

O tempo de atividade de uma hospedagem é que o garante a operação em momentos de grande esforço, como em um momento de muitos acessos simultâneos, devido a uma grande promoção. Como por exemplo, as promoções da Black Friday. 

No entanto, não é possível evitar completamente que não exista um tempo de inatividade, mas é preciso tentar buscar o resultado mais próximo possível de 100%, ou seja, a hospedagem operando sem atrasos ou ineficiências. 

A explicação para o tempo de inatividade, é que quanto maior ele for, maior serão os problemas relacionados ao servidor da hospedagem. No momento em que os buscadores realizam a visita ao seu site, ao longo de um período de inatividade, eles automaticamente entendem que existe um problema, e passam para outro site, sem que o ranqueamento aconteça. 

Quando isso passa acontecer com frequência, o mesmo mecanismo entende que não é possível confiar naquele site, trazendo efeitos negativos para o seu ranqueamento. 

Por isso é muito importante considerar a hospedagem no processo de ranqueamento de SEO do site, para evitar que problemas como esse limitem seu alcance, e reduzindo seu tráfego. 

  1. Segurança do site

Com a manutenção sendo feita corretamente, e de forma regular, é possível compor uma estratégia ainda mais sólida para manter o seu site seguro, o que ocasiona um efeito positivo para o seu ranqueamento. 

Porém, se isso não for feito corretamente, o seu site pode sofrer com hackers, envio de malwares, entre outros! Que normalmente estão relacionados com diversos tipos de conteúdo. 

E assim, com sites com a segurança comprometida, os mecanismos responsáveis pelo ranqueamento entendem que seu site não é seguro, e penalizam a sua pontuação, reduzindo seu alcance. 

Contudo, o Google impôs um padrão mais rígido de segurança, exigindo o protocolo HTTPS, e algumas penalidades para conteúdos mistos, para fazer com que exista uma preocupação maior com a segurança. 

Ao escolher uma hospedagem para o seu site, procure por aquela que oferece manutenção proativa, e resposta em tempo hábil sobre componentes que esteja desatualizados, e atualizações que sejam necessárias, garantindo a segurança em vários níveis. 

Como escolher uma hospedagem para site que ajude no SEO?

A decisão final da escolha de uma hospedagem confiável deve ser feita a partir de uma análise detalhada de inúmeros parâmetros, considerando os dados que falamos anteriormente. 

Mas é importante que você atente-se aos seguintes pontos: 

  • Expertise do host: É importante pesquisar o tempo que o host está prestando serviço, entendendo como é o posicionamento da empresa em questão no mercado, para entender se ela realmente presta um serviço de qualidade e está dentro do que você está procurando para sua empresa. 

  • Reputação entre clientes: Uma das principais etapas antes de escolher um host, é verificar sua reputação junto aos clientes. Veja os comentários, as indicações e reclamações. E se houver, muitas reclamações, verifique quais são as reclamações, e veja se é coerente e entenda quais foram as soluções adotadas para resolver o problema, bem como a data das reclamações, pois se for algo recente, pode ser um problema que a empresa a empresa ainda está trabalhando para resolver. 

  • Protocolo de transferência com segurança dos arquivos: Quando um host web oferece um protocolo de Secure File Transfer Protocol – SFTP, significa que ela está oferecendo segurança nas transferências de dados, garantindo que seus dados estão garantidos contra intercepções e modificações, como acontece em vírus e ataques hackers. 

  • Certificação SSL: A certificação Secure Sockets Layer – SSL, garante que os dados estão sendo criptografados na navegação entre o servidor e o navegador. Sendo um dos itens principais para uma hospedagem garantir a segurança das informações trafegadas. A certificação deve ser um item obrigatório na hora de pesquisar sobre os hosts potenciais para a escolha. 

Esse conjunto de fatores auxilia na escolha de um host confiável, e que consiga melhorar as questões relacionadas ao SEO, evitando que você seja pontuado negativamente, em alguns dos pontos levantados anteriormente. 

É uma pesquisa que pode demorar um pouco mais do que outros itens do site, no entanto, é essencial para garantir a eficácia das suas estratégias de marketing. Uma vez que mesmo com boas estratégias, sua marca pode não estar alcançando os resultados esperados, e a resposta pode não estar no marketing, mas sim na eficiência do servidor. 

Por isso, é importante garantir que a hospedagem seja adequada aos serviços que serão executados pelo site. Por exemplo, um site será apenas utilizado para posicionar a empresa no mundo digital, com informações de serviços, contatos e localização, ela necessita de uma quantidade de recursos do servidor. 

Já uma empresa que contará com uma loja virtual e blog, com vídeos e fotos carregadas diariamente, isso demanda muitos mais recursos disponíveis no servidor web! E tudo isso precisa ser analisado, no momento de escolher uma hospedagem.

Gostou de nosso post? Compartilhe: