Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Quais hobbies farão de você um profissional ainda melhor

28/09/2018 às 13:12 Novidades

Quais hobbies farão de você um profissional ainda melhor

Quando você pensa em seus hobbies favoritos, você os vê apenas como uma maneira divertida de passar o tempo entre o trabalho e suas outras obrigações.

Infelizmente, temos essa sensação de que nossos hobbies e interesses são realmente um desperdício de tempo e devem ficar para trás, fazendo-nos focar sempre num trabalho real que nos faça verdadeiramente crescer.

O que muitos não sabem, entretanto, é que os nossos hobbies, na verdade, facilitam o crescimento e a aprendizagem de várias maneiras, quer percebamos ou não.

Embora seja necessário dedicar algum tempo aprendendo e empurrando-se além da zona de conforto, o hobby pode ser tão benéfico para sua mente e seu corpo quanto para sua carreira profissional.

Escrever, por exemplo, é um dos melhores hobbies que um profissional em busca de expansão pode cultivar. A atividade é incrivelmente benéfica para o bem-estar intelectual, emocional e mental de uma pessoa por vários motivos.

Ela permite que você transforme os seus pensamentos abstratos em palavras concretas, tornando-os tangíveis e compreensíveis tanto para si quanto para os outros. Ao escrever, você tem tempo para pensar exatamente o que quer dizer e como.

Escrever também lhe dá a capacidade de ver a si mesmo crescer com o tempo, encorajando-se a compartilhar algumas de suas produções. Tornar a sua escrita pública força você a lidar com críticas construtivas (e não tão construtivas) de seu público.

Em praticamente qualquer profissão que você exerça, certamente encontrará pessoas que não concordam com você ou têm algo negativo a dizer. Escrever para um público amplo permite que você se acostume e ajuda você a aprender como usar a resposta de seu público para crescer.

Outro hobby que pode ser muito útil durante o nosso percurso profissional é a prática de atividades físicas. Exercitar-se não significa apenas fortalecer o corpo.

Muito mais que isto, é uma prática que exige disciplina, dedicação e trabalho árduo, qualidades que exigem muita força de vontade de uma pessoa. Aqueles que se mantêm em forma, geralmente se alimentam bem, evitam hábitos pouco saudáveis e doam-se 100% em tudo o que se propõem a fazer.

Essas pessoas dificilmente se debruçarão sobre um trabalho de forma desinteressada. Elas sempre têm um propósito ao tentar realizar uma tarefa.

Não apenas estabelecem objetivos, como também têm autoconfiança para saber que podem conseguir qualquer coisa se trabalharem duro por isso. Essa mentalidade faz com que pareçam mais fortes que os outros, tanto mental quanto fisicamente.

Tocar um instrumento musical é um hobby que certamente requer uma grande dose de talento, mas também requer uma quantidade incrível de dedicação.

Os músicos tendem a ser meticulosos, repetindo os mesmos movimentos por diversas vezes até que os conheçam de cor e possam tocá-los perfeitamente.

Ser capaz de persistir numa tarefa repetitiva até que seja concluída com o melhor de sua capacidade é uma habilidade que certamente tem benefícios dentro do ambiente de trabalho.

Outros hobbies que estão cada vez mais populares são o videogame e o poker. Muitas vezes menosprezado como uma mera brincadeira de criança e adolescente, o videogame esconde benefícios para qualquer profissional em busca de inovação.

Os jogos eletrônicos forçam você a resolver problemas de maneiras criativas, testando soluções diferentes caso a tentativa anterior falhe. Não é apenas isso: qualquer jogador dedicado lhe dirá que é impossível se afastar da tela depois de falhar em uma missão e que o descanso só vira quando a fase por vencida.

Essa perseverança pode beneficiar outros aspectos de sua vida como, por exemplo, a sua carreira.

Trabalhar duro para superar a adversidade mostrará ao seu empregador que você tem a dedicação de fazer o que for preciso para obter sucesso para sua empresa, assim como para si mesmo.

Já o poker figura como um dos hobbies cada vez mais difundido entre empresários, empreendedores e profissionais liberais.

Esse esporte mental exige muita habilidade e uma boa dose de estratégia, o que leva seus praticantes a saberem o exato momento em que se deve colocar na mesa todas as fichas (o all-in) ou a hora de desistir de uma aposta.

Por ser um esporte que exige extrema concentração, o poker é capaz de mudar todo o mindset de quem o pratica. O hobby, além de treinar o cérebro humano na identificação de oportunidades, também ajuda muito na tomada de decisões certeiras.

Claramente, os hobbies têm o potencial de melhorar suas habilidades relacionadas à carreira de muitas outras formas. Basta você encontrar a atividade que mais te inspire a perseverar e aprender. Com o hobby certo, a sua carreira pode ir muito mais longe.

Gostou de nosso post? Compartilhe: