Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Principais tendências tecnológicas que vão dominar em 2018

27/03/2018 às 10:30 Hospedagem de Sites

Principais tendências tecnológicas que vão dominar em 2018

Não existem dúvidas de que estamos na era do progresso e da inovação exponencial. Em um ritmo acelerado, esse processo de evolução continuará e certamente dominará todo o mundo.

As expectativas são altas a respeito e com toda a razão. As modernas tecnologias criadas nos últimos anos são uma fusão de séculos de trabalho, ciência e progresso humano.

Para esse ano de 2018, existem algumas tendências tecnológicas que prometem dominar o mercado. Leia esse artigo até o final e conheça quais modernidades que chegaram para ficar.

Drones

Para se ter uma pequena ideia da importância desse tipo de tendência tecnológica, somente nos Estados Unidos, há mais de 3 milhões de drones voando regularmente.

Os drones tem diversas funções que podem variar desde a entrega de produtos e mapeamento de territórios até fotografar o mundo. Não existem dúvidas de que essa moderna tecnologia está literalmente decolando.

Prova disso, é a empresa Amazon, que está oferecendo o serviço aéreo premium, que é um moderno sistema de delivery que entrega mercadorias diversas em 30 minutos, no máximo. Leia nosso post sobre hospedagem ilimitada existe

Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV)

De acordo com o site de tecnologias TechCrunch, o mercado de RA e RV vai movimentar cerca de 108 bilhões de dólares até o ano de 2021.

As famosas representações virtuais representam um alto valor para áreas diversas.  Elas permitem a imersão em games e filmes, várias simulações de qualquer tipo de treinamento e hologramas em geral.

O famoso Pokémon GO, que é um jogo de Realidade Aumentada da Nintendo, foi um dos aplicativos mais baixados no ano passado e acabou se tornando uma febre mundial.

Internet das coisas

Já pensou sua cidade com melhores sistemas de saneamento de água, um consciente uso da energia elétrica, modernos semáforos e uma melhor qualidade de vida para todos?

A Internet das coisas promete transformar todas as cidades em Smart Cities. Esse tendência tecnológica fará algo surpreendente e de uma dimensão imensurável.

Ela vai integrar todos os equipamentos tecnológicos que existem para as pessoas terem uma vida melhor e com menos estresse diário. É uma tendência promissora, sem dúvidas. Aprimore mais seus conhecimentos em Hospedagem de site gratuito

Segurança cibernética

Outra tendência tecnológica que chegou para ficar, de uma vez por todas. Com o avanço da tecnologia, nasce a guerra cibernética. Os países desenvolvidos não tem mais colisão direta como antigamente.

Os ataques cibernéticos, espionagem e sabotagem são as modernas armas de guerra agora. Os EUA criaram o Stuxnet, que é um worm criado que causou severos danos ao programa nuclear do Irã, o que impossibilitou o país de construir sua primeira bomba.

Outro exemplo disso, é um ataque cibernético Wannacry, que ocorreu há poucos meses atrás e atingiu diversas empresas em mais de 150 países.

É por isso e por muitos outros casos, que a busca por profissionais dessa área está crescendo exponencialmente em todo o mundo. Principalmente agora com o desenvolvimento de novas tecnologias integradas como a internet das coisas.

Segundo pesquisas recentes, 1,8 milhões de cargos de segurança cibernética serão criados no mundo, até 2022.

Big Data

Todos os dias, 2,5 exabytes de dados são produzidos no mundo. E é nesse momento que o Big Data entra em cena, ou seja, o uso de grandes ou complexos volume de dados.

O mercado de Big Data está movimentando bilhões de dólares e as técnicas de coletas de dados são diversas.

A data pode ser obtida através das marcas que estudam os clientes, registros públicos, registro de logins de serviços ou produtos, pesquisas de campo diversas e até de empresas especializadas em Big Data.

Sites, aplicativos, smartphones, maquinas e até os carros, estão coletando data praticamente o tempo inteiro. Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site

Automação

Outra tendência tecnológica que já domina o mercado e ainda vai ficar mais forte nos próximos anos. Desde a edição de artigos na Wikipédia até a fabricação de carros na indústrias automotivas, a automação controla vários processos de diversas áreas pelo mundo afora.

Alguns estudos fazem um alerta sobre o acelerado ritmo de crescimento da automação. Segundo um importante jornal americano, 60% dos jovens ocuparão empregos que terão um índice de automação de 2/3 nas próximas décadas.

Provavelmente você também já deve ter ouvido falar sobre os bots, certo? Eles podem nos ajudar a indexar páginas na web, comprar roupas, pedir comida e diversas outras coisas.

É bem possível que daqui alguns anos, os bots chegarão a ser um complemento dos aplicativos. Para se ter uma ideia, 30% das interações com aparelhos já são através de conversas.

Inteligência Artificial

A espera por um assistente pessoal está como dias contados. Os assistentes pessoais Echo e Google Assistant oferecem uma informativa e eficiente forma de interação.

Para exemplificar a importância dessa tendência tecnológica, o Echo, que é o assistente da Amazon, fechou o ano de 2017 como o item mais vendido na Amazon.com.

Segundo uma recente pesquisa americana, mais de 11 milhões de pessoas já contam com esse assistente e mais de 25 milhões de assistentes pessoais foram vendidos até o final de 2017.

O Watson, que é um moderno sistema da IBM voltado para empresas, já conta com a inteligência artificial mais avançada que já criada no mundo.

Singularidade

Se tudo isso está difícil de assimilar, é melhor se preparar para o que vem vindo por aí. Existem outras tendências tecnológicas prestes a sair do forno.

Internet 5G, impressoras 3D e nanotecnologia são alguns exemplos da evolução desse mercado. Alguns estudiosos da área acreditam que estamos perto de atingir a singularidade, ou seja, um estágio de avanço tecnológico em um curto espaço de tempo.

Isso vai acontecer quando a inteligência artificial superar a inteligência do homem, alterando drasticamente a civilização e a natureza humana. Quem viver, verá!

Ainda tem dúvidas sobre as principais tendências tecnológicas que vão dominar em 2018?  Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Conte com nossa com o que precisar.

Gostou de nosso post? Compartilhe: