Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Preparando o calendário editorial do seu blog

31/08/2018 às 13:47 Ajuda

Preparando o calendário editorial do seu blog

Agendar suas publicações é uma função nativa do WordPress, mas porque não visualizar os agendamentos de uma maneira mais eficiente e visualmente mais agradável? Por isso falaremos do plugin Editorial Calendar.

Preparar as publicações semanais nem sempre é uma tarefa fácil, você depende de um cronograma, de assuntos específicos, de buscas, artigos prontos, e só depois pode definir uma data para que tudo seja publicado.

Fazer tudo isso sem um bom planejamento no calendário não é prático, chutar uma data e ter que alterar depois também não é tão prático com a ferramenta de edição padrão.

O agendamento de publicações é um recurso nativo na plataforma, mas ele possibilita que você apenas tenha uma visão da publicação no momento da sua edição, e o painel de posts apenas traz as datas e seus status, mas visualmente não é prático para um bom planejamento das publicações.

Editorial Calendar, um plugin simples e muito útil

Existem alguns plugins que ajudam nessa tarefa de planejamento das publicações, mas muitos são pagos ou tem as suas funções gratuitas muito limitadas, por isso falaremos do Editorial Calendar, um plugin muito simples mas extremamente útil para quem organiza todas as publicações com antecedência.

São muitas as vantagens se comparado ao planejador padrão do WordPress, algumas dessas vantagens começam pela visualização completa do mês, com todas as datas e status dos posts, já publicados e rascunho.

Escolha uma data e agende uma publicação, já como rascunho, revisão pendente ou apenas agende um post pronto, essa é mais uma das vantagens do plugin, com ele fica muito mais prático e rápido cadastrar seus artigos e já deixar preparado para os redatores, e para você, é claro.

Outra grande vantagem é quanto a alteração de datas, caso você precise mudar alguma delas, basta arrastar e soltar dentro do calendário em sua nova data, muito rápido e prático, ainda mais quando se trata de várias publicações.

Vantagens de manter um calendário editorial organizado

É claro que você já deve ter em mente que organização é ponto chave desse artigo, mas resumindo para quem ainda não se organiza dessa maneira, podemos listar:

  • Datas e títulos das publicações bem definidos.
  • Planejamento de artigos para datas importantes.
  • Facilidade de organizar um calendário por persona e dia da semana.
  • Visão geral do mês e seus artigos publicados.

Tudo isso ajuda e muito na sua estratégia de publicação e objetivos por persona, ajuda a controlar com mais facilidade o que deve ser publicado e em qual horário, com uma edição de forma fácil e rápida.

Além disso, ainda te da a possibilidade de avaliar os resultados anteriores e comparar com o mês atual, definindo quando deve postar mais ou menos, em qual horário e comparar com seus dados analíticos para buscar melhores resultados.

Conclusão

Se programar de forma prática para ter uma boa rotina de publicações é essencial para o pleno funcionamento do seu blog, além de um serviço que te ofereça qualidade e um site rápido, como nossos planos de hospedagem wordpress, com todas essas vantagens e dicas você se organizará da melhor maneira para manter seu blog atualizado sem dor de cabeça.

Gostou de nosso post? Compartilhe: