Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Porque usar PWA para fazer aplicativos

05/08/2020 às 19:59 Novidades Ajuda

Porque usar PWA para fazer aplicativos

Podemos dizer que o PWA (Progressive Web Apps) é considerado o futuro da web móvel. Isso porque é uma ferramenta que oferece uma melhor experiência de navegação para os usuários.

E ao perceber que o PWA é uma ferramenta inovadora, grandes empresas estão apostando e incentivando no uso da técnica.

Entenda neste texto os detalhes sobre a ferramenta, bem como vantagens e possibilidades de uso do PWA.

Grandes empresas apostam no PWA

Uma das gigantes que utiliza PWA para fazer aplicativos é o Google. Ao perceber que atualmente grande parte dos acessos aos sites vêm dos Smartphones, a empresa apostou no uso do PWA.

Além do Google, a Microsoft também incentiva o uso da técnica que oferece uma maior rapidez no acesso dos usuários. E sendo esta uma característica muito importante atualmente, esta se torna uma ferramenta em destaque.

Dessa forma, o termo PWA é conhecido no mundo da tecnologia hoje por proporcionar o desenvolvimento de aplicativos mais rápidos e acessíveis. Ou seja, a tecnologia está sempre em busca de uma melhor experiência de navegação para os usuários da web.

E considerando que muitas pessoas usam dispositivos móveis todos os dias, o tempo todo, a navegação deve ser sempre o mais veloz e acessível possível.

Mas qual a vantagem de usar a técnica Progressive Web Apps

De uma maneira prática, usar a técnica Progressive Web Apps vai fazer com que qualquer dispositivo móvel possa acessar o conteúdo do seu site. Isso porque a técnica de PWA permite que os websites possam ser instalados na home screen dos dispositivos móveis.

Para entender ainda melhor, vamos supor que um usuário não tenha condições de instalar seu Aplicativo no celular. Mas mesmo assim ele quer muito acessar o conteúdo do app.

Caso você faça uso das técnicas de PWA, ele vai conseguir acessar clicando em um ícone “Web App”. E isso além de facilitar a vida dele, vai trazer uma experiência melhor para a sua marca na internet.

Outro exemplo importante, é que aplicativos desenvolvidos com PWA podem ser acessados offline. Sendo mais um motivo para o reconhecimento e importância dessa técnica.

Portanto, essa se torna outra grande vantagem das empresas que fazem uso do PWA, além é claro da confiança que trazem aos usuários.

Aplicativos que usam PWA geram confiança nos usuários

Além da velocidade que faz com que os aplicativos sejam mais atrativos, os apps que usam a técnica PWA trazem uma maior confiança aos usuários.

Um exemplo de um App que faz uso da técnica é o Aplicativo Preço do Gás, principalmente pelo gás ser um item fundamental na vida das pessoas. Ou seja, o usuário pode acessar o aplicativo do gás ou fazer uso do conteúdo pela web trazendo assim uma melhor experiência ao usuário.

Podemos dizer que o desenvolvedor do aplicativo do gás pensou na experiência positiva que o usuário terá ao precisar do seu serviço. Além de saber da necessidade de ser um item de necessidade básica nas residências das pessoas. Portanto, quando precisamos dele, temos acesso a um aplicativo eficaz.

Outras aplicações além do gás de cozinha

A técnica PWA não se limita em ser usada em aplicativos de necessidades básica como o gás de cozinha ou alimentos.

Por isso caso sua empresa possua aplicativos que precisem ser instalados em um dispositivo móvel para funcionar, é interessante que você faça uso da técnica de PWA.

Afinal, conforme falamos acima, o usuário vai poder acessar o conteúdo do seu aplicativo mesmo que não possa instalá-lo naquele momento.

Isso é essencial hoje que o uso da internet em celulares é tão comum. E nesse contexto, grande parte das empresas tem a maioria dos acessos em site, redes sociais e aplicativos através dos celulares.

Com o objetivo de trazer uma melhor experiência ao usuário do aplicativo e futuro cliente, podemos analisar mais três conceitos relacionados aos dispositivos móveis.

Qual é o melhor? Web App, App Nativo ou App Híbrido?

Antes de mais nada, vamos entender como funciona cada tipo de aplicativo sendo ele Nativo, Mobile ou Híbrido.

App Nativo

Um App Nativo é aquele que você precisa instalar para poder usá-lo em seu dispositivo móvel. Este tipo de aplicativo possui uma linguagem própria para seu funcionamento.

Estes aplicativos funcionam apenas nos sistemas Android ou iOS, sendo que as linguagens usadas em seus desenvolvimentos são exclusivas dos sistemas mencionados.

Os aplicativos nativos possuem um excelente desenvolvimento e trazem ótima experiência ao usuário, mas precisam ser instalados para funcionarem.

Alguns exemplos de Aplicativos Nativos conhecidos são o Uber, o Facebook e o WhatsApp.

Web App

Os chamados Web Apps, a ideia é que não sejam instalados, e sim acessados através da internet nos dispositivos móveis.

São mais fáceis de se desenvolver, mas por outro lado o usuário não faz uso de tudo que está disponível em Apps Nativos.

Mas é uma excelente opção para que todos tenham acesso à navegação, que é o principal objetivo dos desenvolvedores.

App Híbrido

Um App Híbrido tem a vantagem de ser desenvolvido para uso tanto em sistemas Android ou IOS, e nas mesmas linguagens.

Possui um valor de desenvolvimento inferior a um App Nativo e pode ser usado em Smartphone ou Tablet, desde que se utilize um framework para funcionar.

Um exemplo bastante conhecido de App Híbrido é a Netflix, que possui a mesma interface para todos os dispositivos onde o usuário faça login.

Conclusão

Agora que você entendeu como funcionam os Aplicativos Web e Nativos, já consegue compreender porque a técnica PWA é uma revolução na internet. Isso porque o PWA pode acessar recursos de App Nativos e funcionar com rapidez na Web sem fazer uso de Downloads.

A tecnologia se espelha em uma experiência que busca trazer ao usuário confiança, rapidez e atratividade no uso. Por esses motivos, grandes empresas que buscam soluções para melhorar a navegação de seu público utilizam a tecnologia PWA. Ao mesmo tempo, é possível que pequenas empresas se beneficiem da técnica, encontrando soluções para seus negócios.

Por fim, é importante lembrar que a busca incansável por melhorias por parte das empresas transformou a técnica Progressive Web Apps em um dos assuntos mais comentados pelos desenvolvedores atualmente.

Gostou de nosso post? Compartilhe: